Dicas para não passar raiva com fios pendurados nos ambientes

Estamos cercados de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos em casa, não é? E justamente, cada um deles possui seus próprios fios e cabos para que ocorra o funcionamento correto. 

Se você considera seu ambiente caótico com tantos fios visíveis e soltos, está na hora de encontrar alternativas para não passar tanta raiva e deixar o espaço esteticamente bonito.

Confira dicas para esconder os fios e até ideias criativas para deixar o ambiente mais harmonioso!

Como esconder os fios pendurados?

fios em parede

É importante entender a disposição dos equipamentos, pois em alguns casos é mais fácil esconder os fios por causa da localização de cada aparelho. Em outras situações, você precisará se esforçar um pouco mais.

Então, a sugestão é analisar bem o espaço antes de começar o trabalho, pois às vezes só mudando alguma coisa de lugar os fios já diminuem de vista.

Lembre-se também da separação dos fios – locais onde há uma série de equipamentos, como na sala (com TV, abajur, luminárias, videogame, etc.), é fundamental separá-los, nomeá-los e armazená-los cuidadosamente. 

Não esqueça que há corrente elétrica passando de maneira constante nos fios. Se há algum danificado, pode existir risco de acidentes.

Dicas para não passar raiva com fios pendurados

Veja algumas recomendações para esconder os fios e não se estressar mais com esses detalhes!

Painéis

Uma maneira muito clássica de esconder fios de televisão em sua sala ou quarto é usando os painéis. 

A estrutura pode ser de MDF, madeira, gesso ou outro material, conforme for sua preferência e decoração. Por meio do painel, os fios ficam escondidos e organizados através do móvel, deixando o espaço com ar mais minimalista e sofisticado. 

painel para tv

Fios presos ao móvel

Se você prefere algo mais prático, pode esconder os fios prendendo-os ao móvel, como um aparador, estante, escrivaninha ou mesa de cabeceira.

Só procure mantê-los organizados e presos atrás ou embaixo do móvel com fitas ou pequenos ganchos adesivos.

prendendo fios contra móvel

Gavetas

Para não afetar a decoração do seu ambiente com os fios expostos, que tal usar uma gaveta? O fundo da gaveta pode servir como apoio do filtro de linha ou extensão para plugar todos os aparelhos.

Esse tipo de dica é simples, barata e funciona bem, ainda mais se a gaveta possui um furo atrás, o que permite que os fios entrem pelo fundo.

ideias de gavetas para esconder fios

Canaletas

As canaletas são alternativas incríveis para esconder os fios e vale principalmente para quem não tem casa própria, onde não é permitido reformar a estrutura.

Esse item nada mais é do que um pequeno cano oco que conduz e abriga os fios e cabos sem que eles fiquem expostos e de forma desordenada. 

Caso queira integrar as canaletas para a decoração do ambiente, você pode pintá-las. Se preferir, pode acoplá-las atrás dos móveis para não prejudicar a estética.

canaletas para esconder fios

Rodapé

Existem rodapés com passador de fios, sabia? Essa é uma solução inovadora onde por trás da placa do rodapé – que pode ser feita do material que preferir –, há uma estrutura parecida com as canaletas. 

O objetivo é o mesmo: armazenar e conduzir os cabos ordenadamente.

rodapé criativo para esconder fios

Caixas

Simples e barata, essa dica com a caixa organizadora permite o armazenamento dos fios e ainda pode ser usada para a decoração.

As caixas são bem úteis quando o aparelho está em cima em alguma superfície, como cômodas ou estantes, assim você utiliza a caixa como item decorativo e que secretamente esconde os fios.

caixa para esconder fios

Móveis planejados

Não é a opção mais barata, mas se a sua intenção já era adquirir móveis planejados, saiba que eles são excelentes para esconder os fios pendurados, principalmente se você pedir para o designer ou arquiteto pensar em maneiras eficientes para esse fim.

Assim, você terá os fios embutidos dentro ou atrás dos móveis sem afetar a estética do seu espaço.

móvel planejado para esconder fios

Fios na decoração

Se você quer tentar não esconder os fios, mas disfarçá-los na decoração, aposte na criatividade. Basta integrá-los à decoração do ambiente.

Quando bem aproveitados, os fios podem ser elementos decorativos importantes. Uma possibilidade é adesivar os fios para deixá-los bonitos, assim como deixá-los em formato de trança para criar um visual bonito.

Ainda, é possível prendê-los com ganchos à parede e criar um desenho. 

fios presos com ganchos

Um estilo de decoração que faz uso criativo dos fios é o industrial, onde se cobre os fios com canos bonitos.

Seja qual for a forma que decidir – esconder ou disfarçar os fios –, faça isso levando em conta o seu espaço e decoração em geral. 

Trabalha com Revisões e Traduções. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal e k-pop. Ama tornados, muay thai, chuva e tatuagens.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário