Início » Organizando » 6 plantas para chá: entenda quais as melhores opções para você ter em sua casa e aproveitar seus benefícios

6 plantas para chá: entenda quais as melhores opções para você ter em sua casa e aproveitar seus benefícios

Muitas pessoas têm em casa algumas plantas para chá, afinal tais ervas são super fáceis de cuidar, possuem propriedades medicinais e terapêuticas e, dependendo de qual, pode servir como temperinho no preparo das refeições.

Cultivar esses tipos de plantinhas vem sendo uma tendência interessante para quem é fã de chá e quer aproveitar seus benefícios para a saúde.

Por isso, separamos essas plantas que ficarão incríveis em sua hortinha caseira, com cuidados e dicas importantes.

Hortelã

chá de hortelã

Vamos começar com um clássico: a hortelã! Essa é uma das mais populares plantas para chá e seu cultivo é bem simples: ela exige vasos pequenos, desde que tenham pelo menos 15 centímetros de profundidade.

Veja:
Como plantar hortelã?

A hortelã é rica em vitaminas, assim como possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antifúngicas. 

Seus benefícios não param por aí: a planta é capaz de relaxar os músculos do estômago e também melhorar o fluxo de bile.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Além do uso em chá, você pode incluir a hortelã em saladas e sucos!

Alecrim

chá de alecrim

Das plantas para chá, o alecrim merece um lugarzinho na lista. Isso porque ele não apenas traz propriedades benéficas: essa planta é perfeita como tempero para pratos, como carnes, sopas e massas!

De modo geral, o alecrim é conhecido por seu sabor único na hora de preparar algo na cozinha, mas ele é bem mais do que isso. Por exemplo, ele é rico em minerais, fibras e vitaminas.

Você pode tomá-lo em infusão, sem ferver o alecrim, ou mesmo deixar um ramo fresco dentro de uma jarra de água e ir tomando durante o dia.

Para ter essa plantinha bem saudável, garanta um solo bem drenado, com muita luz e um vasinho com profundidade mínima de 20 centímetros. Sua terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada, ok?

Erva-cidreira

chá de erva-cidreira

De pequeno porte, a erva-cidreira é outra planta para chá popular e que pode ser cultivada em vasos pequenos. Com um cheiro característico, essa plantinha é excelente para problemas digestivos.

Aliás, além desse benefício, ao ingerir um chá de erva-cidreira, você pode se sentir mais tranquilo e com maior bem-estar. 

Isso acontece porque a planta tem propriedades calmantes, o que ajuda a controlar a ansiedade também.

De fácil crescimento, a erva-cidreira gosta de bastante sol, regas constantes e solo úmido. 

Para fazer o chá, use apenas as folhas, que podem ser secas ou frescas.

Camomila

chá de camomila

O chá de camomila é o famosinho na hora de acalmar e relaxar a mente, né? A planta tem, portanto, propriedades calmantes. 

Por causa disso, destacam-se de benefícios da camomila:

  • Alívio do estresse, 
  • Auxilia a acalmar e relaxar, 
  • Trata problemas no estômago, como úlceras e má digestão, 
  • Melhora a ansiedade, 
  • Reduz a hiperatividade, 
  • Trata feridas, dores e inflamações em geral.

Você pode cultivar a camomila com facilidade em casa. Para a infusão, use as flores secas da planta. Se preferir, pode ainda encontrar os sachês nos supermercados.

Sálvia

chá de sálvia

A sálvia não é só aquele temperinho delicioso nas refeições (na carne, por exemplo): ela é uma das plantas para chá mais benéficas.

Você pode usar o chá como expectorante para gripes e resfriados, além de lavar feridas que estão infeccionadas e até para inalação. Incrível, não é?

A sálvia ainda pode tratar a ansiedade, cólicas menstruais, sintomas da menopausa e até insônia. Pesquisas apontam que a planta pode auxiliar na depressão e Alzheimer!

Procure usar sálvia fresca e folhas secas para a infusão.

Hibisco

chá de hibisco

Embora seja muito conhecido por ajudar no emagrecimento, o chá de hibisco pode ainda oferecer mais vantagens para a saúde: ele reduz os sintomas da ansiedade e depressão por causa de vitaminas e minerais presentes.

Alguns estudos mostram que o chá de hibisco ainda reduz a pressão alta, o colesterol e os níveis de triglicérides.

Para fazer a infusão, use as folhas e flores – e pode ser ingerida tanto quente quanto fria.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário