Início » Organizando » Como refrescar ambientes de sua casa; dicas essenciais para fugir do calor gastando pouco

Como refrescar ambientes de sua casa; dicas essenciais para fugir do calor gastando pouco

Quando os dias quentes chegam, você fica na dúvida sobre o que fazer para refrescar os ambientes da sua casa, não é?

Inclusive, parece que a cada ano que passa, o calor parece ficar ainda mais impiedoso, por isso você precisa tomar algumas atitudes para combatê-lo.

Para deixar o lar mais agradável, é possível refrescar os ambientes com algumas dicas simples e que não fazem mal nem para o meio ambiente e nem para o seu bolso. Confira abaixo!

Use plantas dentro de casa

plantas na janela

As plantas podem não ser apenas um ponto de sua decoração! Elas têm a capacidade de baixar a temperatura dos cômodos!

Você pode usar tanto vários vasos distribuídos pela casa quanto concentrados em apenas um espaço. Só lembre que dependendo da espécie, a planta pode gostar de maior incidência solar ou menos. 

Para montar uma área verde perto das janelas da sala ou dos quartos, escolha plantas como orquídeas, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio-da-paz, dracena, entre outros.

Sempre tenha em mente que plantas muito grandes em locais pequenos não é uma boa ideia, pois pode deixar o lugar mais abafado!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Use lâmpadas frias

trocar lâmpada

As lâmpadas também produzem calor, portanto interferem diretamente na temperatura de um espaço.

Logo, a melhor solução é substituir as lâmpadas incandescentes (quentes) pelas fluorescentes (brancas). Tais opções são mais econômicas e esquentam bem menos.

Caso queira ser ainda mais sustentável, pode apostar por lâmpadas LED, que além de frias e econômicas, são recicláveis!

Além de tudo isso, procure deixar as luzes apagadas durante o dia, aproveitar a iluminação natural e a entrada de ar pelas janelas abertas.

Opte por cores claras e tecidos mais finos

sala em tons claros

Entenda: quanto mais escura a cor, mais energia ela absorve. Por conta disso, a dica é investir em cores claras, como branco, bege, marfim e tons pastéis, pois eles refletem a incidência de luz.

Ou seja, para refrescar os ambientes, escolha cores claras, especialmente nas paredes.

Também, troque mantas, tapetes, roupas de cama, cortinas, entre outros itens, por tecidos claros e leves. Algodão e linho são dois exemplos interessantes, já que secam rapidamente e absorvem o suor.

Feche as cortinas e persianas

cortinas

Além de usar tecidos leves em cortinas e persianas, a ideia é que você as deixe fechadas. Isso porque elas ajudam a evitar o aquecimento excessivo do lar, afinal elas bloqueiam a entrada direta da luz do sol.

Um truque é usar blecautes onde a parte virada para fora seja branca. Dessa forma, a luz não será absorvida na forma de calor!

Outra alternativa seria para os vidros: cole películas reflexivas, o que significa que o sol irá bater e voltar.

Se a sua casa não tem insolação direta, você pode refrescar os ambientes deixando o vento entrar. Para potencializar isso, que tal prender um lençol claro e úmido nas suas janelas abertas!

Utilize o ventilador de forma funcional

mulher em frente ao ventilador

Claro, o ventilador não é capaz de amenizar a temperatura alta, porém ele melhora a circulação do ar, deixando-o mais confortável.

Para usar esse aparelho em dias quentes e refrescar os ambientes, há dois truques interessantes!

O primeiro é apontar o ventilador para fora do ambiente para evitar que o ar externo invada a casa. O outro truque é deixá-lo em sua direção, mas colocar uma garrafa plástica com água gelada ou congelada na frente dele – você pode ainda usar uma bacia de água fria com pedras de gelo.

Umedeça o ar

umidificador de ar

Para refrescar os ambientes, mas sem gastar muito em energia com umidificadores e climatizadores, há uma sugestão muito bacana e simples.

Espalhe recipientes cheios de água fresca pela casa para que a água evapore e alivie um pouco da sensação térmica – sem contar que isso também melhora a umidade do ar!

No entanto, procure ficar de olho nos focos de dengue, que tendem a se proliferar em águas paradas. Troque a água diariamente e higienize o interior das bacias com sabão.

Use óleos essenciais

óleo essencial

Certos aromas ajudam na sensação de frescor nos ambientes, então a recomendação é usar óleos ou essências de eucalipto, menta e limão.

Acrescente algumas gotas de seu óleo ou essência favorita à água e passe um pano úmido no chão.

Você ainda pode misturar à água e colocar em um spray/borrifador e passar no ar pelos cômodos algumas vezes por dia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário