Início » Jardinagem » Como plantar hortelã: aprenda essas dicas CRUCIAIS de cultivo para ter essa planta medicinal em casa

Como plantar hortelã: aprenda essas dicas CRUCIAIS de cultivo para ter essa planta medicinal em casa

Veja como plantar hortelã, com passo a passo para te ajudar a garantir o crescimento saudável da erva medicinal!

A hortelã é uma das ervas aromáticas mais populares e há um motivo para isso: além de deliciosa, ela possui propriedades medicinais, ajudando a combater problemas gastrointestinais, palpitações, vômitos e catarros brônquicos.

O melhor? Dá para plantar hortelã em casa, tendo essa erva sempre que precisar. Aqui, você descobre como cultivá-la e quais são os principais cuidados para adotar com essa planta. Acompanhe!

Como plantar hortelã

Como plantar hortelã: aprenda essas dicas CRUCIAIS de cultivo para ter essa planta medicinal em casa

Existem duas maneiras de plantar hortelã: por semente ou muda. Além disso, é possível fazer o cultivo diretamente no solo de seu jardim ou vaso.

Não deixe de conferir esse post:
Como plantar lavanda?

A seguir, você confere um passo a passo para te ajudar no plantio:

  1. Defina o local de cultivo, se no solo ou no vaso. Para plantio, a terra deve estar bem arejada e fofa. Se for cultivar no vaso, é possível usar um substrato. Vale citar que o recipiente precisa ter furos em sua parte inferior, para facilitar o escoamento da água da rega. Além disso, sua altura deve ser de 20 centímetros e com um bom diâmetro, pois a hortelã é uma planta que se espalha com facilidade;
  2. Prepare a terra deixando-a arejada e fofa. No plantio no vaso, cubra o fundo dele com juta, depois coloque pedrinhas e mais uma juta. Dessa fora, evita-se o acúmulo de água. Complete o vaso com terra ou substrato;
  3. Abra um buraco de um centímetro na terra e plante a muda ou semente. Cubra o local com um pouco de terra e faça a primeira rega.

Pronto! Ao longo da primeira semana, o ideal é que faça a rega duas vezes ao dia, sempre tomando o cuidado de não deixar a terra encharcada, mas sim úmida.

Luminosidade perfeita para plantio da hortelã

A hortelã é uma planta adaptável, por isso ela consegue se desenvolver bem em lugares ensolarados ou com sombra parcial. Só evite deixá-la em locais escuros, pois isso pode comprometer seu desenvolvimento e crescimento.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como devem ser as regas da hortelã?

hortelã plantada em vaso

O solo da planta deve estar sempre úmido, portanto, recomenda-se que a rega seja semanal após a primeira semana de plantio. Nunca deixe a terra seca, principalmente no ciclo de crescimento da planta, porque isso aumenta o risco de que morra.

Ao fazer a rega, evite o excesso de água, pois ele pode apodrecer as raízes da planta. Além disso, água demais aumenta a possibilidade de que a hortelã tenha pragas e doenças.

Se quiser ter maior facilidade na rega da erva, evitando fazê-la com recorrência, uma boa dica é usar um vaso autoirrigável no plantio. A hortelã se adapta bem a esse tipo de recipiente.

Devo plantar somente hortelã no local ou vaso?

Sim, é muito importante que plante somente hortelã no local ou vaso! Isso se deve ao fato de a erva se espalhar rápido e com muita facilidade, podendo invadir o espaço de outras plantas, roubar seus nutrientes e água.

Portanto, reserve somente um canto de sua horta para a planta ou faça o cultivo diretamente em um vaso só para a hortelã, para facilitar o controle.

Como devem ser as podas?

hortelã em vaso

Recomenda-se que faça podas de maneira frequente, para remover folhas e galhos danificados. Além disso, é possível realizá-la como método de controle, cortando a parte da planta que está tentando invadir outras áreas.

Devo adubar a hortelã?

Indica-se que faça a adubagem mensal, principalmente se tiver o costume de usar bastante hortelã. Desse modo, garantirá que a planta sempre cresça rapidamente e com saúde, tendo todos os nutrientes necessários para isso.

Mas qual o melhor adubo para hortelã? Um dos mais indicados é o húmus de minhoca, que é uma versão orgânica e segura para a planta. Outra opção é o adubo químico NPK 10-10-10.

Colheita da hortelã

pé de hortelã

A colheita deve ser feita quando a planta estiver bem desenvolvida. É possível identificar isso quando a hortelã está florescendo e seu aroma é mais intenso.

Para colher, use uma tesoura e corte as hastes que estão acima do primeiro ou segundo par de folhas. Se preferir, colha apenas as folhas que pretende usar ou toda a haste.

Em boas condições de cultivo, a hortelã cresce e repõe suas folhas por quatro a seis anos, sem necessidade de fazer replantio ou troca de vaso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário