Início » Plantando » Vaso autoirrigável: aprenda como fazer e por que esse tipo de vaso vale a pena

Vaso autoirrigável: aprenda como fazer e por que esse tipo de vaso vale a pena

Quer ter mais praticidade no cultivo de plantas? Então, confira aqui como fazer vaso autoirrigável e use essa alternativa!

O vaso autoirrigável é uma solução perfeita para quem gosta de plantas, mas tem pouco tempo no dia a dia para regá-las. Com ele, dá para manter a planta hidratada sem colocar água diariamente.

O melhor? É possível fazer o vaso autoirrigável em casa! Aqui, você descobre como e confere todos os detalhes sobre esse tipo de recipiente. Continue a leitura e saiba mais!

O que é vaso autoirrigável?

Vaso autoirrigável: aprenda como fazer e por que esse tipo de vaso vale a pena

Trata-se de um tipo de vaso que dispensa a realização de regas periodicamente, garantindo que a planta sempre receba água. O recipiente conta com um reservatório de água acoplado, conectado à terra por meio de cordões.

Não deixe de ler:
Como fazer compostagem em casa?

Esses cordões funcionam como uma raiz vertical da planta, possibilitando que a terra absorva a água de maneira lenta. Assim, é possível manter o solo sempre úmido, sem excesso de água, contribuindo para o crescimento e manutenção da planta.

É a alternativa perfeita para quem não tem tempo para realizar regas periódicas das plantas, bem como para quem passa longos períodos fora de casa. O único cuidado que se deve ter é fazer o reabastecimento do reservatório.

Como funciona o vaso autoirrigável?

vasos autoirrigáveis

O recipiente tem funcionamento simples e fácil de entender. Ele possui um reservatório de água que é conectado à terra em que a planta está. Normalmente, esse reservatório fica na parte inferior do vaso e a conexão é por um condutor de umidade.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Esse condutor normalmente é um cordão confeccionado com material capaz de absorver a água, levando-a até a terra. Desse modo, ela fica sempre úmida, dispensando regas regulares por um maior período.

Quais são as vantagens do vaso autoirrigável?

vasos autoirrigáveis com temperos

Esse tipo de vaso apresenta vantagens especiais em relação à versão tradicional do recipiente. A principal é não precisar regar a planta frequentemente, tendo maior praticidade no cultivo.

Outro ponto positivo é que o reservatório de água é fechado. Na prática, isso significa que não há risco de proliferação de mosquito da dengue, muito menos de molhar o chão ou móveis acidentalmente.

Esse recipiente é transparente, o que facilita visualizar quando a água do reservatório está acabando. Assim, conseguirá realizar a reposição a tempo.

Além disso, o reservatório na parte inferior do vaso dispensa o uso de pratinho, tendo maior facilidade no cultivo e menos gastos em decorações internas ou jardins.

Como fazer vaso autoirrigável e como cultivar plantas nele

garrafa pet como vaso autoirrigável

Quer usar vaso autoirrigável? Então, saiba que dá para fazê-lo em casa, economizando no cultivo de plantas. A seguir, indicamos como criá-lo usando garrafa pet. Também damos dicas para cultivar a planta usando esse recipiente:

  1. Corte a garrafa pet ao meio. A parte superior da garrafa, a do gargalo, será destinada à planta. A parte inferior servirá como reservatório;
  2. Encaixe um tecido na boca da garrafa, deixando uma ponta do material para fora. É possível usar uma manta específica para plantio ou um tecido de algodão. Esse material servirá como condutor da umidade e evitará que a terra caia no reservatório;
  3. Preencha a parte superior da garrafa com terra de plantio ou substrato orgânico;
  4. Encaixe a muda, preencha o restante do espaço com mais terra ou substrato e faça a rega inicial;
  5. Coloque água na parte inferior da garrafa (a do reservatório). O nível deve ser mais ou menos na metade do recipiente;
  6. Encaixe a parte superior da garrafa (a de plantio) na inferior (reservatório com água).

Pronto! Agora é só ficar de olho para realizar novos abastecimentos do reservatório sempre que identificar que está ficando sem água. Caso deixe o vaso em um lugar com chuva, o ideal é que faça furos na terra para evitar que fique encharcada.

Caso o vaso fique em um local que receba sol durante todo o dia, a água do reservatório aquece e evapora com maior facilidade. Neste caso, é interessante usar uma cobertura de solo.

A cobertura evita que a água evapore totalmente, além de dar conforto térmico para a planta, contribuindo para que permaneça em bom estado.

Não quer ter o trabalho de fazer seu próprio vaso autoirrigável? Então, saiba que dá para comprá-lo pronto. Há uma grande variedade de cores, sendo que alguns recipientes vêm com estampas de frases, desenhos, formas geométricas, entre outros detalhes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário