Início » Organizando » Compostagem em casa: veja como é fácil começar a produzir o seu próprio adubo caseiro

Compostagem em casa: veja como é fácil começar a produzir o seu próprio adubo caseiro

A compostagem é uma forma de você criar o seu próprio adubo caseiro e fazer uma grande diferença no tratamento do lixo e, como consequência, ajudar na preservação do meio ambiente. 

Conhecida também como reciclagem do lixo orgânico, a compostagem é a transformação desses resíduos em um adubo natural e riquíssimo para suas plantinhas.

Quer saber como fazer a compostagem em casa de forma correta? Entenda mais sobre esse processo aqui e tire suas dúvidas.

Como ocorre a compostagem?

compostagem

Falar de compostagem ainda não é algo muito comum entre as pessoas, mas é um assunto que começou a crescer recentemente, ainda mais durante a pandemia.

Você vai se interessar pela leitura:
Como eliminar cochonilha de suas plantas?

Grande parte do resíduo de sua casa pode virar um adubo incrível para suas plantas. E ele pode ser usado no jardim, na pequena horta que você tem dentro na cozinha, nos pomares ou até em vasos.

A vantagem é que esse adubo caseiro substitui o uso de produtos químicos, além de garantir todas as necessidades nutricionais das plantas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A compostagem é simples: sua ação acontece de forma natural graças aos microrganismos, como os fungos e bactérias, além de, em alguns casos, as minhocas, que fazem a degradação da matéria orgânica.

Dessa decomposição vem o húmus, um adubo natural extremamente fértil.

Assim, ao decidir fazer a compostagem em casa, você não somente garante uma saúde melhor para suas plantinhas como também contribui para uma redução da quantidade de lixo encaminhado para os aterros sanitários.

Como fazer a compostagem?

pessoa colocando resíduo orgânico em composteira

No entanto, a compostagem não é apenas colocar resíduos orgânicos em uma composteira doméstica.

Existem alguns fatores que você precisa levar em conta e controlar no ambiente interno das caixas para que tudo dê certo e as minhoquinhas fiquem bem, como é o caso da temperatura, pH e umidade.

Por isso, em primeiro lugar, você precisa de uma composteira!

Esse recipiente, que será usado para receber e guardar o resíduo orgânico que será transformado posteriormente em húmus, pode ser encontrado em lojas de produtos para jardinagem ou você mesmo pode criar um.

Composteira  

Para fazer sua própria composteira, você precisará de duas caixas plásticas de cor escura com furos na base e uma caixa plástica também de cor escura com tampa para a superfície.

Tenha em mente que o tamanho de sua composteira dependerá do espaço onde você a colocará para produzir a compostagem em sua casa, é claro.

Enfim, as três caixinhas devem ficar empilhadas, onde as duas superiores devem ter furos na base para que exista comunicação entre elas. Já a caixa com a tampa precisa ficar por cima para evitar que insetos e outros animais entrem.

Para você entender:

  • A caixa que fica por último embaixo irá armazenar o resíduo líquido orgânico que será gerado pelo processo de decomposição.
  • As caixas do meio e a de cima precisam de forração com folhas secas e serragem para que haja uma espécie de dreno para os resíduos.

Se quiser,  você pode usar também pedras de argila que servem para a mesma função.

Depois disso, você coloca uma cama de um pouco de terra com as minhoquinhas. E, por fim, por cima, o lixo orgânico que quer descartar!

Uma sugestão é incluir mais uma camada de folhas secas ou serragem sobre o lixo orgânico para que você não sinta mal odor.

compostagem doméstica

Alguns detalhes importantes

A composteira precisa ser instalada em um local arejado, preferencialmente que não fique exposta ao vento, sol e chuva.

Não há necessidade de dar alimentos frescos para as minhocas. O descarte do lixo orgânico já será uma alimentação excelente para os animais.

Outro ponto de atenção é que cobrir os resíduos orgânicos com serragem, grama, folhas e palha, como dito anteriormente, não somente evita odores desagradáveis pelo espaço como também pode equilibrar a relação carbono/nitrogênio, o que acelera o processo de compostagem.

Só tome cuidado para não colocar folhas muito grossas, pois elas podem impedir a passagem de ar, causando a falta de oxigenação do espaço e a morte das minhocas.

pessoa segurando terra com minhocas

Coleta do húmus

Para coletar o produto final da compostagem – o húmus –, será necessário colocar a caixa cheia da composteira à luz do dia, assim as minhocas irão se esconder (elas são fotossensíveis).

Procure fazer a retirada do húmus até deixar uns dois ou três dedos de terra para que as minhocas ainda tenham uma “cama” de novo.

O composto que você retirou pode agora ser usado como adubo orgânico e ainda é capaz de recuperar solos degradados.

Já para a retirada do chorume líquido que fica na última caixa, a recomendação é que você abra a torneira para a água cair em um recipiente que você usará de armazenamento.

Quando dissolvido em uma parte de água, você pode borrifar nas folhas das plantinhas para repelir insetos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário