Como Organizar Brinquedos? Dicas simples e eficazes!

Bagunça e crianças geralmente são sinônimos, principalmente quando os brinquedos não estão corretamente organizados e sim espalhados por todos os cantos possíveis.

Claro que, embora isso mostre o quanto a criança se diverte, é fundamental organizar os brinquedos para ensinar para a própria criança esse conceito que ela carregará para toda a vida!

Tem dúvidas sobre como organizar brinquedos? Normal. Siga essas dicas e orientações abaixo.

[VEJA TAMBÉM: COMO LIMPAR VIDROS?]

Desapego na organização de brinquedos

criança sobre um tapete em quarto infantil

A regra de desapego não vale somente para outros âmbitos de sua vida: na hora de organizar os brinquedos, essa atitude é bastante interessante.

Separe os brinquedos que você acredita que possam ser doados, jogue fora tudo o que acredita que possa ser descartado, tome cuidado em eliminar peças quebradas ou perdidas.

A idade da criança pode interferir nesse processo: se ela já é madura o suficiente, permita que ela lhe ajude a definir o que poderá não mais ser usado e que pode ser dado para outra criança menos favorecida.

[VEJA TAMBÉM: COMO LIMPAR SOFÁ?]

Como organizar brinquedos?

A organização de brinquedos varia muito conforme a decoração do quarto da criança. Em geral, a transformação de um quarto de bagunça para um quarto organizado irá depender de certos móveis.

Os brinquedos podem ser guardados em diversos locais desde que combinem com a ideia do quarto e estejam em um adequado nível de alcance para a criança.

Veja exemplos:

  • Caixas e cestas organizadoras: podem inclusive ajudar na decoração do ambiente.

estante com caixas organizadoras

  • Nichos e cestos: os nichos instalados nas paredes são ótimos para organizar bonecas, por exemplo, assim como bichos de pelúcia ou outros itens de decoração.

cestos organizadores

Os cestos vazados podem ser usados para a organização de itens de tamanho maior.

  • Estantes horizontais: são alternativas para organizar livros infantis.

canto de leitura infantil

  • Estante de nichos: para guardar toda a coleção de brinquedos.
  • Baús: são móveis que podem estar em outros cômodos da casa com o intuito de “esconder” os brinquedos da criança para deixar tudo bagunçado.

baú cheio de brinquedos

É claro que existem certos acessórios que devem ser organizados longe do alcance das crianças – em especial quando não há a supervisão de um adulto.

No caso, materiais de pintura (tintas, massa de modelar, glitter e cola colorida, por exemplo) podem virar “armas” de bagunça na mão dos pequenos.

[VEJA TAMBÉM: ORGANIZAÇÃO PARA DESORGANIZADOS – 5 DICAS PARA ELIMINAR A BAGUNÇA!]

Se você for usar muitas caixas, potes ou nichos, preze pelas etiquetas: você consegue identificar onde cada brinquedo está e isso facilita muito as brincadeiras da criança.

Além disso, para as crianças que já sabem ler, essa é uma ótima forma de ensinar outra parte da organização, não é mesmo? Se a criança está em processo de alfabetização, as etiquetas servem de estímulo à leitura!

Criando o hábito de organização na criança

Você pode ficar muito cansado (a) se tiver que organizar os brinquedos das crianças toda hora, por isso uma ideia é ensinar a própria criança a guardar seus brinquedos depois de brincar.

quarto infantil organizado

É importante observar qual é a o estilo de organização da criança e criar as rotinas a partir disso.

Converse com a criança, de modo que ela entenda, a razão de organizar os brinquedos quando terminar de brincar. Um dos motivos que você pode utilizar é que ela pode encontrar os brinquedos mais facilmente! Sendo assim, dê à criança o seu exemplo e mostre para ela que essa rotina deve ser estabelecida não somente em relação aos seus brinquedos, mas na sua vida futura também.

Leve em conta a idade da criança para criar regras de organização de brinquedos, mas procure organizar seus pertences quando ela estiver presente para gerar esse hábito.

Você faz uso dessas dicas de organização de brinquedos? Se tem mais alguma ideia bacana, comente aqui conosco!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply