Prateleiras na decoração – Dicas de como usá-las da forma correta!

Confira, aqui, dicas para usar prateleiras na decoração de forma correta, garantindo um resultado encantador!

As prateleiras são aliadas na decoração, ajudando a tornar o ambiente mais bonito e organizado. Outro diferencial é que possuem preço acessível, o que possibilita melhorar a decoração sem estourar seu orçamento.

Para conseguir um resultado incrível na decoração é essencial saber usar as prateleiras de forma correta. A seguir, damos dicas para isso, ajudando-lhe a fazer melhor uso desse móvel. Acompanhe!

Dicas de como usar prateleiras na decoração

Prateleiras na decoração - Dicas de como usá-las da forma correta!

Existem dicas que simplificam seu trabalho e ajudam a usar prateleiras na decoração com muito mais facilidade. Confira quais são e aproveite para colocá-las em prática:

Escolha a cor perfeita para a prateleira

A cor do móvel faz toda a diferença, ajudando a ter um resultado uniforme na decoração. Você pode escolher uma prateleira na mesma cor da parede ou variar na tonalidade, dando um toque irreverente para o ambiente.

Se quiser algo mais sofisticado, é interessante investir em prateleiras metalizadas, como as prateadas, cobres e douradas. Tais alternativas dão um toque de requinte a mais para a decoração.

prateleira de madeira de canto

Mescle diferentes tamanhos de prateleira

Você não precisa usar prateleiras de um tamanho só, dá para mesclar opções com diferentes medidas, montando uma composição moderna e superbonita para o seu lar.

Além de variar no tamanho, também é possível combinar prateleiras com diferentes espessuras, conquistando um resultado encantador e criativo para o ambiente.

Varie nos modelos

Outra dica de uso de prateleiras é variar nos modelos. Existem diversas alternativas disponíveis no mercado, como a prateleira dupla e tripla, além da prateleira de cabeceira. Há, ainda, prateleiras interligadas por cordas.

Instale prateleiras em vãos e espaços verticais vazios

As prateleiras são soluções eficazes e econômicas para se ter em vãos e espaços vazios do imóvel, sendo possível montar uma espécie de estante.

É possível seguir essa dica, por exemplo, em salas, quartos e home office, bem como em cantinhos de leitura, passando a ter um espaço completo, melhor decorado e organizado.

prateleira rústica

Use as prateleiras para melhorar a organização

Seu imóvel não tem espaço suficiente para guardar objetos usados no dia a dia? Uma solução é usar a prateleira para lhe ajudar nessa tarefa. O móvel oferece um espaço extra para manter itens, conseguindo encontrá-los facilmente sempre que precisar, além de evitar bagunças.

Ao colocar itens na prateleira, tente dispô-los de maneira organizada e visualmente agradável. Caso sejam muitos, considere comprar caixas organizadoras diferenciadas ou potes com design moderno, colocando seus itens dentro deles.

O diferencial de usar essas caixas e potes é que eles também funcionam como um objeto de decoração, complementando o ambiente, de modo a deixá-lo muito mais bonito, além de organizado.

Coloque objetos de decoração nas prateleiras

Se não precisar de espaço extra para organizar itens, dá para usar a prateleira para colocar objetos de decoração, como vasos, esculturas, apoiar pequenos quadros, artesanato, porta-retratos, entre outros.

Trata-se de uma forma simples, porém altamente eficaz, de dar um charme para a decoração, personalizando-a com muito mais estilo e criatividade.

Prateleira de escada

Exponha sua coleção na prateleira

Você coleciona algo e quer utilizar sua coleção como parte da decoração? As prateleiras são perfeitas para isso! Escolha os itens que mais gosta e exponha no móvel. Assim, conseguirá uma decoração que foge do óbvio e encanta pela originalidade.

Instale um sistema de iluminação especial no móvel

Há prateleiras com luzes embutidas, o que ajuda a dar mais sofisticação para a decoração. Inclusive, essas versões são perfeitas para quarto (especificamente em cima da cama), cantos de leitura e home office, tornando o ambiente mais iluminado e aconchegante.

Se não conseguir comprar prateleiras com luzes embutidas, uma alternativa é apostar em cordões de luz, instalando-os nos móveis livremente. O resultado é bonito, criativo e perfeito para ambientes como quarto e sala.

Como cuidar das prateleiras

Além de saber usar as prateleiras, também é importante cuidar desses móveis. E como isso é possível? A limpeza é essencial e deve ser feita semanalmente, no mínimo. Recomenda-se que passe um pano macio e seco sobre o móvel para remover o pó.

Se possível, passe um produto específico para o tipo de material da prateleira. Caso seja uma de madeira, passe um lustra móveis, por exemplo, o que contribuirá para a preservação do móvel.

Não coloque copos ou qualquer outro recipiente molhado sobre o móvel, o que ajudará a evitar manchas. Além disso, não faça a instalação em paredes com marcas de umidade, pois há o risco de danificar a prateleira.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário