Início » Infantil » Organizar brinquedos será uma tarefa SUPER FÁCIL seguindo essas dicas; dê adeus à bagunça

Organizar brinquedos será uma tarefa SUPER FÁCIL seguindo essas dicas; dê adeus à bagunça

Confira dicas para organizar brinquedos com muito mais facilidade, mantendo ambientes de seu lar livres de bagunças!

Organizar brinquedos nem sempre é tarefa simples: é comum ter muitos, que várias vezes ficam espalhados por mais de um cômodo.

Quer se livrar da bagunça de uma vez por todas? Então, confira aqui dicas para organizar brinquedos de maneira fácil e econômica!

Livre-se de excessos de brinquedos

Organizar brinquedos será uma tarefa SUPER FÁCIL seguindo essas dicas; dê adeus à bagunça

É comum que a criança ganhe muitos brinquedos e use somente alguns. Os que não são utilizados acabam ocupando um espaço maior do que o esperado, dificultando a organização.

Por isso, a primeira dica para organizar brinquedos e deixar o quarto infantil livre de bagunças é se livrar de excessos. Basta verificar tudo o que a criança possui e separar em brinquedos mais utilizados e os que não são mais usados.

Dessa lista dos que não são mais usados, procure identificar quais estão em bom estado. Você pode aproveitar para doá-los ou vendê-los. Brinquedos em péssimo estado devem ir para o lixo.

Use o espaço vertical para organização

Use o espaço vertical para organização
Use o espaço vertical para organização

Uma das formas de ampliar a área para organizar brinquedos é usar o espaço vertical, ou seja, a parede. Para isso, basta instalar prateleiras, nichos e estantes no quarto infantil.

Móveis abertos são interessantes porque permitem que os brinquedos fiquem visíveis e façam parte da decoração, ajudando a personalizar o espaço.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Além disso, possibilitam que a criança tenha mais autonomia, conseguindo pegar os itens para brincar sem precisar chamar um adulto para isso.

As prateleiras e os nichos se caracterizam por ter preço baixo, sendo uma alternativa para quem tem orçamento reduzido para soluções de organização. Outra vantagem é que são simples de instalar, sem precisar contratar um profissional.

Aposte em móveis multifuncionais

Sempre que for comprar móveis para quarto infantil, aposte nos modelos multifuncionais. Trata-se de peças que possuem mais de uma função.

É o caso da cama box baú, que disponibiliza um espaço a mais para organização, possibilitando manter brinquedos pouco usados. Também há alternativas como o banco ou pufe baú, que tem funcionamento parecido com o da cama box baú.

Um dos diferenciais dos móveis multifuncionais é que eles contribuem para a otimização do espaço, tendo mais área para organização e para que seu filho brinque no quarto.

Use cestos para brinquedos

 

Use cestos para brinquedos
Use cestos para brinquedos

Os brinquedos que a criança usa mais podem ser armazenados em cestos. É mais prático, porque basta recolhê-los e mantê-los nesses organizadores num canto do quarto.

O mais legal dos cestos é que eles podem fazer parte da decoração do quarto infantil ou da sala, caso a criança brinque nesse espaço. Vários possuem estampas e mescla de cores, o que os transforma em objetos de decoração.

Dê preferência para os cestos que são confeccionados em tecido, seja natural ou sintético, pois são mais seguros para o pequeno. Os de plástico também são uma boa escolha. Alguns de sisal podem soltar fiapos e machucar as mãos da criança.

Armazene em caixas

Armazene em caixas
Armazene em caixas

Assim como os cestos, as caixas são aliadas na organização. Nelas, dá para guardar brinquedos que são menos usados pela criança, livrando a área de bagunças.

Dê preferência para caixas transparentes, pois possibilitam visualizar o conteúdo de cada uma delas, sem precisar fazer bagunça para encontrar algo.

Caso prefira caixas não transparentes, a dica é etiquetá-las, mencionando do lado de fora dos recipientes qual seu conteúdo. As caixas podem ser armazenadas em prateleiras, estantes, nichos, armários, entre outros móveis.

Reutilize embalagens

Uma das formas de organizar brinquedos de maneira econômica é reutilizar embalagens, como caixotes. Inclusive, dá para personalizá-los, principalmente se forem de madeira. É só lixá-los e pintá-los, garantindo peças coloridas para o quarto da criança.

Dá para manter esses caixotes no piso ou em móveis como armários. Além disso, existe a possibilidade de instalá-los na parede, montando uma decoração diferenciada e criativa.

Para reaproveitar embalagens, certifique-se de que estão em bom estado. Dessa forma, conseguirá guardar brinquedos com maior segurança. Faça uma limpeza da peça para eliminar eventuais sujeiras.

Estimule a organização pela criança

Estimule a organização pela criança
Estimule a organização pela criança

Uma das maneiras de se livrar da bagunça de brinquedos de uma vez por todas é estimular que a criança seja organizada. Se tirou um brinquedo de um lugar, deverá retorná-lo ao local onde o encontrou.

Além de contribuir para que tenha um ambiente mais organizado, isso dá autonomia para a criança e senso de responsabilidade. Paralelamente, reduz a carga de trabalho dos pais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário