Início » Organizando » Lista de compras de supermercado: entenda como organizar a sua rotina e ainda economizar

Lista de compras de supermercado: entenda como organizar a sua rotina e ainda economizar

Descubra, aqui, como organizar sua rotina para economizar na lista de compras de supermercado!

Em época de alta de inflação e nos preços dos alimentos, saber organizar sua rotina e montar uma lista de compras de supermercado perfeita pode te ajudar a economizar.

Aqui, você descobre como se organizar no que se refere à alimentação, bem como dicas para montar a lista de compras de supermercado ideal para economizar. Acompanhe e coloque nossas dicas em prática!

Defina em quais dias da semana comerá em casa

Lista de compras de supermercado: entenda como organizar a sua rotina e ainda economizar

Às vezes a gente sai de casa para trabalhar ou realizar alguma atividade obrigatória e acaba comendo na rua. Em semanas assim, você não precisa comprar a quantidade regular de alimentos, é possível reduzir.

Aproveite para ler:
Como economizar no supermercado?

Dessa forma, conseguirá adquirir somente o necessário, economizará e evitará que alimentos, principalmente os perecíveis, sejam desperdiçados.

Faça um cardápio da semana antes de ir ao supermercado

Ao fazer um cardápio da semana, você sabe exatamente o que precisará comprar para preparar os pratos, evitando levar para a casa alimentos que nem ao menos serão consumidos.

Assim, sua lista de compras de supermercado fica mais curta e dá para economizar nas aquisições. Além disso, você ganha mais praticidade, sem perder muito tempo na cozinha pensando no que fará para as refeições.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Veja o que tem na despensa

Outro passo muito importante para te ajudar a economizar na compra no supermercado é verificar o que você tem na despensa antes de sair de casa.

O ideal é que prepare tudo aquilo que já possui, evitando que alimentos passem da data de validade. Além disso, não fará novas compras ou reduzirá a quantidade, o que contribui para gastar menos.

despensa com potes

Estabeleça uma rotina de compras

Outra dica que funciona muito bem para economizar é estabelecer uma rotina de compras. O ideal é que escolha um dia fixo para ir ao supermercado, dando preferência para datas em que o estabelecimento faz promoções.

Por exemplo, é comum que hortifrutis façam promoções em dias da semana, podendo aproveitá-las para comprar legumes, verduras, frutas e demais alimentos frescos por preços especiais.

Isso também é comum na parte de açougue dos supermercados, numa tentativa de atrair mais clientes durante a semana e acabar com o estoque de produtos que estão próximos da data de validade.

O ideal é que confira nos supermercados que costuma frequentar quais são os dias de promoção. Então, programe-se para fazer compras exatamente nessas datas.

Priorize alimentos de época

Os alimentos de época são perfeitos para economizar, porque normalmente têm preços mais baixos. No verão, por exemplo, frutas como o abacaxi, mamão e melancia têm preços mais atrativos, bem como a abobrinha, pimentão, pepino, entre outros.

Ao seguir essa dica, você consegue variar no cardápio, evitando comer sempre a mesma coisa, além de economizar na compra dos itens de supermercado.

Deixe supérfluos em segundo plano

É comum se encantar por biscoitos, refrigerantes, salgadinhos, congelados e tudo o que é mais processado, mas segure a vontade de comprá-los. Lembre-se que são itens supérfluos e você deve dar prioridade para alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal que mais utiliza ao longo dos dias.

Dessa forma, é possível garantir a compra de tudo o que precisa para realizar atividades básicas. Depois que garantir esses produtos dá para inserir alguns doces, refrigerantes, salgados e congelados, sempre respeitando seu orçamento.

lista de compras

Use aplicativos de lista de supermercado

Os aplicativos são aliados porque facilitam o acompanhamento de preços, além de evitar que se esqueça de algo importante. Além disso, eles normalmente têm recursos que ajudam a economizar.

O app Listonic, por exemplo, dá sugestões de produtos concorrentes com base em suas compras frequentes. Assim, você consegue ver no supermercado quais são alternativas mais baratas para o mesmo produto.

Já ao app Lista de Compras – SoftList permite adicionar preços, quantidades, fotos e observações sobre produtos e categorias. Outro recurso é o de histórico de compras, que possibilita a análise de despesas em gráficos e relatórios.

Participe de programas de descontos do supermercado

A maioria dos supermercados têm programas de desconto que dão abatimentos em determinados produtos. De maneira geral, é possível conferir os programas do estabelecimento em seu site oficial. Nele, também dá para realizar seu cadastro.

carrinho de supermercado

Evite levar crianças ao supermercado

Nem sempre é possível, mas sempre que puder evite levar crianças ao supermercado. Sua compra pode se tornar mais cara, porque elas sempre se encantam por algo nas prateleiras e querem levar os itens.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário