Início » Organizando » 8 dicas para organizar os armários da cozinha; práticas para otimizar espaço e economizar tempo

8 dicas para organizar os armários da cozinha; práticas para otimizar espaço e economizar tempo

Organizar os armários da cozinha não precisa ser algo estressante, sabia? Aliás, não adianta considerar “organização” apenas fechar as portas dos móveis e achar que a bagunça vai sumir.

Quem está diariamente na cozinha sabe o quão importante é que esse espaço fique sempre ajeitado, por isso esse tipo de planejamento não pode ser ignorado.

Assim, para otimizar o espaço e tempo, além de deixar tudo mais bonito, veja conosco 8 dicas certeiras para você organizar os armários da cozinha sem muito estresse!

Realize uma limpeza geral

mulher olhando armário de cozinha

Claro, vamos começar pelo óbvio: não adianta querer organização se não há limpeza, certo? Tire todos os itens de dentro e faça uma higienização completa!

Limpe prateleiras e objetos, jogue fora ingredientes vencidos ou que você sabe que não irá utilizar, potes quebrados, tampas antigas, enfim, o que for necessário.

Inclusive, alguns itens são reutilizáveis na decoração, ainda mais se você tem talento para artesanato – é o caso de decoração com garrafas de vidro, arranjos de flores nesses objetos, entre outras ideias.

Para a limpeza dos armários, faça uma solução de detergente neutro e água ou ainda use álcool.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Utilize divisórias nas gavetas

divisórias para gaveta de cozinha

Para uma organização adequada dos armários da cozinha, as gavetas também precisam de atenção.

Isso porque se elas estão desarrumadas, você terá mais dificuldade de encontrar os itens na hora do preparo de suas refeições. Nesse caso, a sugestão é apostar nas divisórias específicas para gavetas.

Aliás, tais divisórias podem até aumentar o espaço das gavetas! Escolha um modelo que combine com a decoração do móvel – há versões de plástico, metal, madeira, assim como estampadas ou lisas.

A primeira gaveta, que geralmente é a mais acessível, pode armazenar os talheres de uso diário, enquanto que as outras podem guardar os utensílios diversos e panos de pratos e jogos americanos.

Use organizadores de pratos

organizador de pratos

Para as louças, a ideia é ter um espaço bem planejado para seu armazenamento, em especial para otimizar o tempo nesse ambiente.

Os pratos podem ser fontes de fungos e bactérias quando não estão guardados corretamente, então a sugestão é investir em organizadores de louças.

Assim como as divisórias de gavetas, tais organizadores são capazes de ampliar o espaço no armário da cozinha e deixar mais prático quando tudo está em seu devido lugar.

Opte por um modelo que combine com a decoração – são várias opções, como é o caso dos suportes aramados, prateleiras de encaixe e cestos organizadores.

Separe os itens por categorias

Levando em consideração as ideias anteriores, você não pode deixar de separar os itens por categorias. Um exemplo é armazenar junto as farinhas, sementes e grãos em uma prateleira de sua despensa, enquanto que potes plásticos e panelas (e suas tampas, obviamente) ficam em outro espaço.

Entendeu? Isso facilita muito o preparo dos alimentos e evita que você desperdice tempo procurando os ingredientes e objetos necessários.

Uma sugestão é também separar os itens conforme a frequência de uso deles.

Use ganchos

ganchos para armário de cozinha

O uso dos armários da cozinha pode ganhar ainda mais melhorias com ganchos para pendurar aqueles itens que você usa todos os dias, como é o caso de xícaras, frigideiras, espátulas, entre outros.

Assim, será muito mais fácil começar seu café da manhã com mais rapidez e sem dificuldades, bastando pegar sua xícara e frigideira (junto da espátula) para preparar algo nutritivo.

Com toda essa funcionalidade, o ambiente da cozinha fica bem mais aconchegante e receptivo. Sem contar que a decoração sofre impactos positivos por tudo estar bem organizado visualmente.

Armazene os alimentos em potes

alimentos em potes no armário da cozinha

Para não deixar os armários da cozinha bagunçados com a quantidade de alimentos, o truque mais simples é usar em potes transparentes.

Tire os alimentos das embalagens originais e ajeite cada elemento em seu pote. Dessa forma, você consegue identificar facilmente onde estão o arroz, feijão, açúcar, macarrão e outros itens para você usar no dia a dia.

Se preferir, coloque etiquetas nos potes para identificar o que está sendo armazenado, independentemente se ele for transparente – e não esqueça da data de validade!

Dependendo do espaço de sua despensa, uma boa ideia é usar cestas e suportes aramados para colocar os potes.

Aposte em prateleiras extras

armário de cozinha organizado

Pelas tendências de ambientes cada vez menores, precisamos pensar em alternativas práticas para ter, de alguma forma, mais espaço. Na cozinha, isso não é diferente: é preciso aproveitar dicas que ampliem o cômodo sem afetar a disposição de móveis e eletrodomésticos.

Nos armários de cozinha, a instalação de novas prateleiras internas é a recomendação perfeita. Use, de preferência, as prateleiras de madeira MDF, já que elas são mais leves, resistentes e duráveis.

Com essas prateleiras extras, você consegue usar aquele espaço vazio entre uma prateleira e outra, incluindo objetos menos pesados, como pratos, xícaras, bules, etc.

Tenha hábitos de organização

mulher arrumando armário da cozinha

Por último, é imprescindível criar hábitos de organização – cada vez que retirar um objeto do armário, trate de guardá-lo após o seu uso.

Esse tipo de atitude irá prevenir que os itens do armário voltem a ficar bagunçados sobre a bancada e também garantirá que eles serão devolvidos ao lugar certinho dentro do armário, sem causar misturas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário