Início » Decoração » Bancada de Cozinha: Guia completo para escolher a ideal e repaginar a sua casa

Bancada de Cozinha: Guia completo para escolher a ideal e repaginar a sua casa

Conheça, aqui, os seis principais tipos de bancadas para cozinha e invista no seu preferido para transformar essa área!

concretoCompreender a importância de escolher a bancada de cozinha perfeita é fundamental para qualquer mulher que deseja transformar sua casa em um lar. A bancada da cozinha é super prática na hora de preparar alimentos e fazer pequenas refeições, mas não só isso, ela serve como elemento central de decoração que pode definir a atmosfera de todo o ambiente.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de bancadas de cozinha, suas vantagens e desvantagens, e como escolher a melhor opção para a sua casa.

Por que ter uma bancada na cozinha?

Os 6 principais tipos de bancadas para repaginar a sua cozinha; estou apaixonado pela 3ª opção

A bancada oferece espaço suficiente para cozinhar com maior praticidade. Dependendo do local de instalação, também pode ser utilizada para fazer lanches e refeições rápidas, sem necessariamente se sentar à mesa.

Além disso, a bancada pode funcionar como divisória de ambientes em cozinhas integradas com a sala. Se precisar de um local para deixar eletrodomésticos, ela também é perfeita, mantendo-os sempre ao alcance das mãos.

Principais tipos de bancadas de cozinha

Há uma grande variedade de bancadas de cozinha, mas existem alguns tipos que se destacam. Abaixo, listamos os principais, aqueles que são recorrentes em cozinhas e à prova de erros:

1. Bancada americana

Em primeiro lugar, uma ótima opção de bancada de madeira é a bancada gourmet americana. Em geral, esse tipo pode ser fabricado com mármore, granito e silestone. Possui formato de ilha, com altura superior às de mesas de jantar. Por isso, costuma ser combinada com cadeiras altas ou banquetas.

bancada de cozinha americana

Esse tipo de bancada também se destaca por ter um compartimento interno com gabinetes e gavetas com amplo espaço interno. Sua finalidade é oferecer mais espaço para organização de utensílios domésticos, garantindo um ambiente livre de bagunças.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2. Bancada com pia

É o melhor tipo se quiser uma bancada para preparar alimentos. Ela conta com uma área molhada (pia) e outra seca (extensão da bancada), possibilitando lavar alimentos e prepará-los em um espaço adequado e prático.

bancada com pia

Trata-se de uma alternativa mais longa, portanto, sua área seca pode ser utilizada para refeições. Há alternativas com cuba dupla, bem como versões compactas, que ocupam menos espaço e são ideais para cozinhas menores.

3. Bancada de porcelanato

O porcelanato dá requinte e elegância para o ambiente. No caso da bancada feita com esse material não é diferente! Essa alternativa é refinada e dá um toque de luxo para a decoração. O melhor? De maneira econômica, pois há alternativas do material com preço atrativo.

bancada de porcelanato

O porcelanato está disponível em ampla cartela de cores, o que possibilita brincar com diferentes tonalidades na decoração da cozinha. Ele é muito resistente a danos e umidade, sem ficar com manchas facilmente.

A bancada de porcelanato pode ser combinada com a pia, que pode ter cuba de inox ou feita com o próprio porcelanato, garantindo um resultado bonito e refinado.

4. Bancada de granito

A bancada de granito se destaca por ter um excelente custo-benefício. Não é para menos, afinal, o material utilizado em sua confecção possui preço acessível, o que barateia a construção da bancada.

bancada de cozinha de granito claro

O granito também chama a atenção por sua versatilidade, combinando com diferentes decorações. Possui longa durabilidade e se adapta bem a ambiente úmidos, sem apresentar danos com facilidade. Além das bancadas da cozinha, também é uma alternativa para áreas gourmet e churrasqueiras.

No entanto, possui alguns pontos negativos que precisam ser considerados, como sua capacidade de absorver ácido de alimentos e água, com possibilidade de manchá-lo. Para evitar esses problemas, recomenda-se o polimento periódico do granito.

5. Bancada de madeira

Para quem gosta de decorações contemporâneas ou rústicas, a bancada de madeira é uma aliada! Trata-se de um tipo versátil e elegante, que dá sensação de acolhimento ao ambiente.

bancada de madeira

No entanto, esse tipo de bancada exige cuidados especiais para manter seu visual sempre intacto. Um deles é investir em versões com madeira tratada e impermeabilizada. Assim, evitará infestação por cupim e manchas provocadas por alimentos e água.

bancada de madeira 2020

Se quiser reduzir ainda mais esse risco, a dica é usar a bancada de madeira somente em área seca, em que não há a possibilidade de contato com a líquidos.

6. Silestone

O silestone é uma pedra tecnológica popularmente conhecida como mármore composto. Em outras palavras, ele é feito com resina de poliéster e quartzo, possui aparência lisa e está disponível em vasta cartela de cores.

bancada de silestone

Acima de tudo, quando comparado com o mármore e granito, é um material menos vulnerável, especialmente quando falamos de riscos e manchas.

7. Bancada de Alvenaria

Agora, se o seu desejo é uma bancada versátil e personalizável para a sua cozinha, pode apostar na alvenaria. Em geral, ela é feita de tijolos e revestida com materiais como cerâmica, pedra ou até mesmo madeira, ela permite uma grande variedade de estilos e acabamentos.

Certamente, uma grande vantagem desse tipo de bancada é sua resistência e o fato de ser durável, sendo uma opção econômica para quem busca um design único sem gastar muito. No entanto, é importante lembrar que esse tipo de bancada requer uma manutenção cuidadosa para evitar infiltrações e desgastes ao longo do tempo.

8. Concreto

A bancada de concreto é uma alternativa moderna e industrial para a sua cozinha. Quem busca um estilo contemporâneo encontra a perfeição em seu visual robusto e minimalista.

concreto

É importante ressaltar que o concreto é resistente a altas temperaturas e a impactos, sendo uma opção durável e de longa vida útil. No entanto, assim como outros modelos de bancadas, ela também requer uma manutenção cuidadosa para evitar manchas e fissuras.

Como decorar uma Bancada de Cozinha

Por fim, após montar a sua bancada, você pode decorá-la! A decoração é algo que  exige criatividade e bom gosto. Existem diferentes tipos de decoração. Você pode optar por um estilo mais clean, com utensílios de cozinha em cores neutras e plantas para dar um toque de frescor.

A fim de ter uma decoração mais rústica, utilize tábuas de madeira, potes de vidro com alimentos à vista e utensílios de cobre ou bronze.

Já para o estilo moderno, aposte em eletrodomésticos de design arrojado e objetos decorativos em cores vibrantes. Lembre-se, o importante é que a bancada reflita a sua personalidade e funcione de acordo com as suas necessidades.

Vantagens e desvantagens da Bancada de Cozinha

Vantagens Desvantagens
Oferece espaço extra para preparo de alimentos Portanto, requer manutenção regular
Você pode usar a bancada como divisória de ambientes Com isso, alguns materiais podem manchar ou riscar facilmente
Mantém eletrodomésticos ao alcance das mãos Dependendo do material, pode ser cara para instalar
Por fim, contribui para a decoração do ambiente Pode ocupar muito espaço em cozinhas pequenas

Gostou desse conteúdo? Você também pode gostar de:

Divisória de Parede – Guia completo para TRANSFORMAR o seu espaço

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Deixe seu comentário