O que você precisa saber sobre o porcelanato líquido; leia com ATENÇÃO antes de investir

Confira, aqui, tudo o que você precisa conhecer sobre o porcelanato líquido antes de fazer esse investimento!

O porcelanato líquido tem se destacado entre os revestimentos de piso para imóveis. No entanto, não é todo mundo que conhece essa alternativa. Este é o seu caso? Então, este artigo é ideal para você!

Aqui, respondemos o que é porcelanato líquido, quais são suas vantagens e desvantagens e damos mais informações sobre esse tipo de revestimento de pisos. Continue a leitura e descubra!

O que é porcelanato líquido?

O que você precisa saber sobre o porcelanato líquido; leia com ATENÇÃO antes de investir

Trata-se de um revestimento de base epóxi. Ele é considerado um piso frio e se caracteriza pela manutenção simples, sem ter limpeza complicada. No entanto, sua instalação demanda um cuidado extra para garantir um bom resultado.

O porcelanato líquido pode ser utilizado sobre qualquer superfície e material, seja a cerâmica, madeira, pedra ou concreto. O material não possui cheiro, seca em cerca de 12 horas e está disponível em ampla cartela de cores.

Onde aplicar porcelanato líquido?

porcelanato líquido em sala

O revestimento é versátil, tanto que pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa. Dá, por exemplo, para usar porcelanato líquido na sala, quarto, cozinha, banheiro, lavanderia e varanda, bem como no home office.

No entanto, há um detalhe que você precisa considerar: o índice de resistência a escorregamento do produto. Seu objetivo é indicar o risco de quedas e derrapagens, principalmente em áreas úmidas e molhadas.

A classificação vai de zero, que indica que escorrega muitíssimo, a um (indica que se trata de um material muito firme). Se a área for molhada ou úmida, quanto mais próximo de um, melhor.

Tipos de porcelanato líquido

sala com piso de porcelanato líquido

Existe o porcelanato líquido técnico, que é encontrado com superfície polida ou natural e possui capacidade de absorção de água menor ou igual a 0,1%. Além dele, também há o porcelanato líquido esmaltado, que tem capacidade de absorção de água menor ou igual a 0,5%.

De maneira geral, quanto menor o número, mais baixa a porosidade do material e maior sua resistência mecânica e à abrasão. Portanto, é ideal para evitar riscos no revestimento.

porcelanato líquido

No caso específico da versão técnica, o porcelanato pode ser polido (com brilho, mas mais escorregadio) semipolido (baixo brilho e menos escorregadio) ou acetinado (não possui brilho).

Quanto ao acabamento, o revestimento pode ser monocromático, marmorizado, metalizado, com efeito amadeirado, cristal, geométrico, 3D, abstrato ou fosco.

Vantagens do porcelanato líquido

Assim como qualquer revestimento para piso, o porcelanato líquido possui vantagens especiais que fazem valer a pena o investimento nessa alternativa.

Piso Porcelanato

Confira, a seguir, quais são:

  • Dispensa reformas profundas para aplicação do material, portanto, não há quebra-quebra, muita sujeira e entulho;
  • Não se faz necessário o uso de juntas, como ocorre em pisos comuns;
  • O acabamento do revestimento é mais uniforme, garantindo um visual mais agradável e bonito;
  • Em vários casos não há necessidade de nivelamento do piso, portanto, sua instalação é descomplicada;
  • Sua limpeza é simples, desde que utilize materiais específicos para o revestimento, evitando danos à superfície;
  • Possui alta resistência a impactos e não trinca ou quebra com facilidade, principalmente em caso de queda de algo no piso;
  • Torna o ambiente mais sofisticado e valoriza ambientes integrados, conferindo uma sensação de amplitude.

Desvantagens do porcelanato líquido

Embora seja repleto de vantagens, o revestimento também possui alguns pontos negativos que devem ser considerados.

porcelanato líquido 3D

Abaixo, listamos as principais desvantagens do material:

  • Deve ser aplicado por mão de obra especializada, que costuma ser um pouco mais cara. No entanto, contratar um profissional é essencial para garantir um bom resultado. Do contrário, o piso pode ficar com manchas e acabamento comprometido;
  • Risca com facilidade se não utilizar produtos aditivos, como o poliuretano. Em tonalidades claras, os riscos ficam ainda mais visíveis e são difíceis de serem retirados;
  • Seu uso costuma ser mais recomendado para áreas internas e com pouca circulação, pois há um risco menor de dano do material.

Quanto custa aplicar porcelanato líquido?

Porcelanato líquido

Não existe um preço único válido para todo mundo, pois o custo total varia de acordo com o material utilizado e o profissional responsável pela aplicação. No entanto, a estimativa é que se gaste entre R$ 200,00 a R$ 500,00 para cobrir 2 metros quadrados de piso, considerando somente o material.

O ideal é fazer mais de um orçamento junto a profissionais para ter uma média de preço de mercado e escolher o que apresentar o melhor custo-benefício.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário