Início » Organizando » Como usar divã na decoração? Prepare-se para mudar a forma como você vê esse móvel!

Como usar divã na decoração? Prepare-se para mudar a forma como você vê esse móvel!

O divã é um móvel muito conhecido pelo seu uso em consultórios, tendo uma importante função em sessões de terapia.

Mas esse móvel também pode ser muito bem utilizado em ambientes residenciais, trazendo conforto e elegância para o seu lar.

O que é divã?

Primeiramente precisamos entender como esse móvel é composto, e quais são os modelos que podemos encontrá-lo.

O divã é um sofá sem encosto, criado com a intenção de unir conforto e leveza, por se tratar de uma espécie de sofá compacto. Assim pode ser encaixado com maior facilidade em seu ambiente, por ter menores dimensões em relação a um sofá.

Pode ser encontrado em dois formatos:

Recamier

O recamier não possui encosto algum, e apesar de ser mais comumente utilizado nos pés da cama, também podemos utilizar em áreas de estar. Pode apresentar braços laterais ou, almofada de encosto ou apenas assento.

Divã Recamier quarto Recamier na sala

Chaise longue

Também conhecida como namoradeira, a chaise longue (cadeira longa) normalmente possui encosto e braço em um dos lados, mas também pode ser encontrada com apenas um dos elementos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Chaise longue verde

Como usar?

Primeiramente, pense na função que este móvel irá desempenhar em seu lar. É importante que você reflita sobre isso, entendendo se este móvel é a melhor opção para sua necessidade.

Descanso na sala de estar Chaise bege leitura

Assento de estar e contemplação na varandaDivã azul varanda

Assento para LeituraChaise cinza leitura

Espaço de descontração no escritório

Assento de estar no quarto

Apoio nos pés da cama

Atenção ao estilo

Opte por um modelo que se encaixe no estilo geral do seu ambiente. Existem modelos de diversos estilos como clássico, retrô, rústico, contemporâneo, etc.

Cores e tecidos

Geralmente este móvel acaba tendo um caráter estético com grande notoriedade na decoração, o que significa que é importante se atentar na dinâmica do divã com o restante da decoração.

Você pode escolher um modelo mais neutro, em harmonia com o restante da decoração e com design leve.

Ou então com um design diferenciado, trazendo o olhar dos ocupantes para este móvel.

Também pode escolher um modelo colorido, dando ainda mais destaque para este móvel e adicionando personalidade ao seu ambiente.

Almofadas e mantas

Adicione almofadas e mantas para adicionar cor, textura e aconchego ao seu divã. Estes detalhes tornam o seu ambiente mais acolhedor.

Iluminação

É interessante pensar em um ponto de iluminação próximo ao divã, podendo ser um abajur de mesa, uma luminária de piso ou então uma arandela.

O importante é que esta iluminação seja aconchegante – use sempre luz amarela – e de preferência direcionável para que o usuário possa movimentá-la conforme sua necessidade, seja ela descanso ou leitura, por exemplo.

Mesa lateral

Caso seu espaço comporte, adicione uma mesa lateral na composição, pois será muito útil como apoio para bebidas, livros ou eletrônicos que possa estar utilizando enquanto esteja ocupando o seu divã.

Lembre-se de que o objetivo é criar um espaço funcional e convidativo, tornando-o um elemento de conexão com os demais objetos do ambiente.

Entenda a principal função que ele ocupará no seu espaço e utilize as orientações para criar um local de descanso e aconchego no seu lar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar. "Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.