Início » Decorando » Exterior » Paisagismo na fachada: dicas profissionais para criar um espaço convidativo e acolhedor

Paisagismo na fachada: dicas profissionais para criar um espaço convidativo e acolhedor

A fachada é a primeira impressão que os visitantes têm ao chegar, além de ser também uma importante conexão com sua personalidade e estilo de vida.

Para dar vida a esse espaço, buscamos sempre trabalhar o paisagismo com cuidado, trazendo diferentes desenhos de piso, uma boa iluminação e plantas adequadas para o local.

Se você deseja que seus convidados se sintam bem em sua casa, é interessante que trabalhe isso já desde a chegada. Neste artigo traremos algumas orientações para que você possa se inspirar.

Planejamento

Antes qualquer coisa, é importante que você se planeje. É necessário analisar o estilo arquitetônico da sua casa para que o paisagismo tenha conexão com ele.

Avalie se deseja ter algum uso neste espaço, ou se o paisagismo será apenas direcionador e decorativo.

É importante avaliar a exposição solar, direção do vento e topografia do terreno para escolher as espécies adequadas para a sua realidade.

Trajetos e usabilidade

Quando estamos trabalhando em um ambiente externo, precisamos compreender quais as necessidades de trajetos nesse espaço.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O trajeto até a porta de entrada da residência deve ter destaque, para não haver dúvidas em relação ao caminho que o visitante deve percorrer para acessar a área interna.

entrada casa com escada de concreto

Também podemos ter trajetos secundários, que direcionem a uma área de estar, por exemplo.

Os usos no quintal da fachada variam de acordo com o desejo do morador, sendo na grande maioria dos casos uma área de estar para relaxar e apreciar o entorno.

casa com trajetos em deck

O revestimento de piso utilizado para a criação dos trajetos deve ter conexão com a estética da residência. Existem diversas possibilidades, mas as mais utilizadas são madeira, porcelanato, cimento queimado, tijolinho ou pedra.

piso tijolinho fachada

Também é possível delimitar estes caminhos com pedras e placas de concreto ou dormentes.

acesso casa com placas de concreto e brita

A inserção de trajetos curvos é muito interessante do ponto de vista estético e funcional, pois desta forma criamos caminhos mais fluídos e conectados com nosso modo de andar.

paisagismo em curva banco area externa

Escolha de plantas

Ao selecionar plantas para o seu quintal da fachada, leve em consideração as condições climáticas locais, a incidência do vento e a exposição solar.

Escolha variedades que se adaptem bem ao seu clima e que prosperem nas condições específicas do seu quintal. Além disso, certifique-se de que as plantas escolhidas complementem a estética da sua casa e do paisagismo geral.

Geralmente, plantas mais folhosas tendem a se adequar melhor a ambientes mais sombreados.

fachada com plantas

Enquanto plantas com flores costumam necessitar de incidência solar direta.

entrada casa flores

Mas isso não é uma regra; por isso, é preciso estudar cada caso. Avalie o seu desejo estético, a quantidade de insolação do seu quintal e as opções disponíveis de plantas para uso.

Iluminação

A iluminação adequada pode transformar completamente a aparência do seu quintal, além de aumentar a segurança e a funcionalidade do espaço durante a noite.

É importante inserir iluminação nos trajetos, para melhor direcionamento. Nestes casos, costumamos utilizar iluminação de piso ou balizadores.spots piso area externa

Também leve em consideração o destaque de algumas plantas, mas jamais utilize luz verde. Siga utilizando luz amarela, assim você trará destaque para a cor das vegetações.

plantas com spots

Sua casa também merece destaque, então visualize em quais pontos seria interessante adicionar iluminação. Iluminar a porta de entrada é essencial para boa visão noturna.

fachada branca com arandelas pretas

Personalidade

Por fim, não se esqueça de adicionar toques pessoais ao seu quintal para realmente torná-lo seu.

Isso pode incluir elementos decorativos que reflitam seus interesses, como peças de arte, vasos de plantas, mobiliários, iluminação ou até mesmo cores que reflitam sua personalidade.

Esses toques finais ajudarão a criar um espaço que é verdadeiramente único para você e sua família.

fachada rosa com plantas

O paisagismo da fachada é o cartão de visitas para sua casa, o que significa que será a primeira impressão que as pessoas terão ao lhe visitar.

É uma ótima oportunidade para expressar sua criatividade e criar um espaço que não apenas encanta os visitantes, mas também convida a explorar e desfrutar. Dê importância à sua fachada e você irá se surpreender com o resultado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

    Deixe seu comentário