Início » Decoração » Como usar materiais naturais na decoração? 8 sugestões cheias de inspiração

Como usar materiais naturais na decoração? 8 sugestões cheias de inspiração

O uso de materiais naturais vem sendo cada vez mais difundido entre arquitetos e designers, principalmente após a pandemia de Covid-19, em que se notou a importância de estar em contato com a natureza, e como podemos inseri-la dentro do nosso lar.

Chamamos de design biofílico o estilo de decoração que busca gerar conexão com a natureza dentro do nosso lar. A inserção de plantas é primeira coisa que pensamos quando queremos trazer a natureza para dentro – e claro, esta é uma excelente forma de fazer isso – pois além de nos proporcionarem beleza, também são incríveis para trazer bem-estar.

Mas inserir a natureza em ambientes internos pode ser feito também com a inserção de materiais e elementos naturais. Veja quais materiais pode utilizar, e como inseri-los na sua decoração.

Madeira

A madeira é um dos materiais naturais mais versáteis e amplamente utilizados na decoração. Você pode usá-la para móveis, revestimentos de parede, prateleiras, molduras de espelhos, e muito mais.

A escolha de diferentes tons de madeira pode criar diferentes atmosferas em seu ambiente, então busque entender qual se adequa mais ao seu estilo de decoração.

teto ripado

Bambu

O bambu é uma escolha sustentável e versátil. Pode ser usado para móveis, revestimentos de parede, forros, luminárias e até mesmo acessórios de decoração, como cortinas ou divisórias.

pergolado bambu

Argila

Vasos, pratos, azulejos e esculturas feitas de cerâmica são ótimas opções para adicionar toques de cor e textura a um espaço.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

vaso ceramica

Tecidos naturais

Escolha tecidos feitos de fibras naturais, como algodão, linho, cânhamo ou seda, para estofamento de móveis, cortinas, almofadas e tapetes. Esses materiais adicionam conforto e suavidade à decoração.

tecido natural decoraçao

Fibras naturais

Tapetes de juta, sisal ou algodão, além de cestos de vime ou rattan, podem adicionar textura e calor a um espaço. Pendentes de palha ou sisal também são uma ótima opção.

pendente fibra

Pedras

Existe uma infinidade de pedras que podem ser utilizadas na decoração, e dependendo da escolha da rocha e tipo de corte elas podem moldar o estilo da sua decoração, desde o elegante até o rústico.

Podem ser usadas em bancadas de cozinha, banheiro, tampos de mesa e revestimentos de parede e piso. As mais conhecidas são o mármore e o granito, mas temos diversas outras, como o quartzito, por exemplo.

mesa organica pedra

Veja como uma parede revestida em pedra é capaz de adicionar elegância e aconchego a um ambiente interno:

parede pedra moledo

Também podemos utilizar pedras como ametistas, quartzo ou ágatas, como elementos decorativos em prateleiras e adicionar adornos feitos com esses materiais.

 

Pedras de rio, seixos e cascalho podem ser usadas para criar efeito decorativo, como painéis de parede, revestimento de piso e de jardim.

piso de pedrinhas

Cores da natureza

Use cores inspiradas na natureza, como tons de verde, azul e tons terrosos para as paredes, móveis e acessórios, como mantas, almofadas, tapetes e adornos.

espaço gourmet design biofilico

Artesanato local

Procure artesãos locais que trabalhem com materiais naturais, como cerâmica, cestaria ou tecelagem, e incorpore peças únicas e artesanais em sua decoração.

cesto decoraçao

Equilibre os elementos naturais com outros materiais e objetos para criar um ambiente harmonioso e confortável.

A chave está em escolher materiais que se complementem e reflitam seu estilo pessoal enquanto trazem a beleza e a serenidade da natureza para dentro de sua casa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar. "Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.