Início » Decorando » 4 tons de madeira para você usar na decoração: aprenda como combiná-los e enaltecer o seu lar

4 tons de madeira para você usar na decoração: aprenda como combiná-los e enaltecer o seu lar

Nós bem sabemos que os tons de madeira em um ambiente podem ser o ponto alto da decoração, afinal este material é extremamente versátil.

Entre os mais diversos tipos de madeira, é claro, você nota que cada um tem suas próprias características e diferenças.

Nesse caso, a maior delas é a cor. Você pode reconhecer com facilidade um tipo de madeira pela tonalidade, como é o caso do mogno que tem um avermelhado bem distinto ou ainda o pinus que se destaca por seu tom claro.

De toda forma, hoje você vai conhecer os 4 principais tons de madeira para você utilizar na decoração do seu lar, com dicas especiais para acertar na combinação!

4 tons de madeira para sua decoração

tons de madeira em sala de estar

É fundamental conhecer os tons e cores da madeira para que a decoração dos ambientes de sua casa estejam harmonizados e aconchegantes.

Relacionado ao assunto, veja:
Como escolher piso de madeira? Confira essas dicas!

O uso da madeira não fica apenas restrito aos revestimentos, pisos e forros, mas também na construção de móveis e de objetos decorativos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Tudo depende do estilo do cômodo e de suas preferências! Então, veja só os 4 tons de madeira para entender onde você pode inseri-los com mais sucesso.

Tons de madeira clara

As madeiras claras são perfeitas para ambientes com decoração clean e minimalista, como é o caso das espécies de árvores: cerejeiras, eucalipto, pinus e itaúba.

sala de estar com madeira clara

A ideia dessas tonalidades cai bem em móveis, objetos decorativos e revestimentos, associados com cores escuras e neutras, como o cinza, preto e azul petróleo.

cozinha com móveis escuros e madeira clara

Para decorações mais suaves, em quarto de casal ou quarto infantil, os tons de madeira clara podem harmonizar bem com um azul claro, lilás ou rosa.

quarto infantil com madeira clara

Para uma decoração mais ousada, caso queira na sala, por exemplo, use um tom de madeira clara com vermelho.

Cores de madeira média

Esse tipo de tonalidade é o mais popular e tradicional nos dias atuais por causa da facilidade de harmonização com inúmeros estilos decorativos.

berço com tom de madeira média

Dessa forma, você pode investir nas cores de madeira média com decorações clássicas e até modernas. 

As espécies de árvores mais conhecidas desse tom são o cedro e a imbuia.

cor de madeira média em cozinha

Algumas cores que combinam com essa tonalidade são o verde e o marrom, pois remetem à natureza, mas essa cor de madeira aparece muito com o azul e cinza também.

Cores de madeira escura

Cores de madeira em tom escuro são indicadas para quem deseja ter mais elegância à decoração.

madeira escura em cozinha banheiro preto com madeira escura

Das espécies que possuem essa tonalidade, podemos destacar o ipê e o carvalho americano.

É preciso cuidado com a composição geral do ambiente para que ele não fique sobrecarregado. Assim, procure usar esses tons de madeira com decorações claras e neutras.

quarto com madeira escura e decoração clara

Uma ideia de cor interessante para a madeira escura é o amarelo. 

Cores de madeira avermelhada

Para quem busca um destaque no lar, o tom avermelhado de algumas espécies de árvores (como peroba, mogno e pau de ferro) é a melhor sugestão.

ambiente com piso de madeira avermelhada

Tais cores promovem elegância quando presentes em móveis e revestimentos e isso fica ainda mais em evidência se combinar com tons ainda mais escuros.

banheiro com madeira em tom avermelhado

O laranja é uma cor que valoriza muito o ambiente se combinado com os tons avermelhados da madeira.

Dicas para combinar os tons de madeira com a decoração

sala de estar com tons de madeira

Uma das melhores recomendações para você que deseja incluir os tons de madeira na decoração da casa é escolher um tom de madeira dominante.

Ou seja, se o piso do seu cômodo for de madeira, estabeleça ele como a prevalente. Caso não for, determine a partir da maior mobília do ambiente.

Com isso em mente, você pode utilizar tons de madeira semelhantes. Uma dica é nunca usar mais do que três tons de madeira em um mesmo espaço – lembrando que eles devem compartilhar uma forma ou estilo parecido, está bem?

Se for do seu interesse não misturar tons de madeira similares, que tal apostar no contraste? A decoração fica com um visual incrível quando você usa peças que se complementam.

sala de jantar com tons de madeira

Imagine um ambiente com móveis da mesma tonalidade do piso? Visualmente, a decoração fica muito apagada. Por isso, o contraste é uma boa pedida – invista em móveis claros, por exemplo, com um assoalho de madeira escura.

Além disso tudo, harmonize com os detalhes da decoração: coloque cor no cômodo através dos objetos ou outros itens, como abajures ou luminárias, almofadas, quadros, tapetes, etc.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário