Siga essas dicas IMPERDÍVEIS para escolher o melhor tipo de piso de madeira para sua casa
Quer investir em um piso de madeira, mas não sabe qual escolher? Veja, aqui, dicas que vão te ajudar na compra!
O piso de madeira é uma excelente alternativa para revestimento de salas e quartos. Trata-se de uma alternativa versátil, que combina com quaisquer estilos decorativos.
Quer investir no piso de madeira, mas não qual a melhor opção para seu lar? Então, confira as dicas que separamos para lhe ajudar na escolha, garantindo a melhor alternativa!
Dicas para escolher o melhor piso de madeira

Existem dicas especiais que ajudam a escolher o melhor piso de madeira! A seguir, listamos as principais e indicamos o que considerar. Acompanhe:
Umidade
Um dos principais pontos para escolha do piso de madeira é a umidade do material. A madeira precisa ser seca de forma correta, senão ela não durará muito tempo.
Recomenda-se que a madeira tenha entre 5 e 15% de umidade, para que possua uma longa vida útil. Tal informação é simples de ser verificada, basta conferir os dados fornecidos pelo fabricante do revestimento.
Outro detalhe importante é que o local de instalação do piso não deve ser úmido. A madeira pode absorver essa água e isso compromete seu estado natural e qualidade.
É por isso que se recomenda o uso desse tipo de revestimento somente em áreas secas, como a sala e o quarto.
Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.
Dureza
Os pisos de madeira são medidos conforme sua dureza e índice de massa. De maneira geral, quanto maior essas características, melhor. Isso significa que se trata de um revestimento durável e mais resistente a danos.
E quais são as madeiras que possuem maior índice de massa e de dureza? Há algumas que normalmente são utilizadas na fabricação de revestimentos, como o ipê, jatobá e cumaru.
Tratamentos
A madeira é um material suscetível ao ataque de animais xilófagos, como cupins. Eles danificam a madeira, comprometendo sua qualidade e vida útil.
Para reduzir o risco de infestação por cupins, recomenda-se que invista em pisos de madeira que têm tratamento contra insetos. Dessa forma, garante-se a longa durabilidade do material.
Cor
É importante considerar, também, a cor da madeira. Há desde alternativas claras até as escuras. A diferença entre ambas é que a madeira clara contribui para que se tenha um espaço mais iluminado.
Já a madeira escura dá um toque mais sóbrio para o espaço, sem deixar a elegância de lado. Para escolher qual a melhor opção, basta considerar seu gosto pessoal.
Um detalhe importante: a madeira é um material natural, o que significa que pode ter variações de cor no mesmo lote. Isso não é um problema, afinal, garantirá um resultado único. Mas considere esse ponto para não frustrar suas expectativas.
Principais tipos de piso de madeira
Agora que você já sabe como escolher piso de madeira, chegou a hora de conhecer quais são os principais tipos disponíveis para uso em seu lar:
Piso de madeira parquet

Alternativa que se caracteriza por ter pequenas peças de madeira agrupadas, de modo a formar desenhos geométricos. O resultado é incrível, mas dá mais trabalho para instalação, demorando um tempo considerável.
A instalação é feita no contrapiso, com peças coladas lado a lado, tendo uma junta mínima de dilatação. Aplica-se uma camada de pó de serragem para eliminar pequenas falhas, bem como resina à base de água.
Piso de taco de madeira

É uma opção semelhante ao piso parquet, com o diferencial de possibilitar formar outros tipos de desenho, como o ziguezague, escama de peixe e espinha.
Possui boa durabilidade, desde que seja instalado de forma correta. Seu processo de instalação pode ser demorado, dependendo do tipo de desenho que se faça no piso.
A manutenção consiste em lixar e envernizar o piso, de modo a garantir uma aparência renovada ao material e remover produtos aplicados na superfície.
Piso de madeira de demolição

Alternativa ideal para quem prefere revestimentos sustentáveis. Ele é feito com madeira nobre, que possui excelente durabilidade.
A madeira de demolição é tratada, recuperada e reutilizada. Marcas naturais do material, inclusive as de desgastes e pregos, são valorizadas e tornam a madeira, bem como o piso, único.
Assoalho de madeira

O assoalho é feito com matéria-prima pura, que sofreu pouquíssimas alterações na sua estrutura. Normalmente, essas modificações se referem ao trabalho para moldar o material.
Trata-se de um revestimento com preço alto, porém que entrega um resultado bonito na decoração. No entanto, tende a riscar com facilidade e emite barulhos ao andar sobre ele.
Deixe seu comentário