Início » Decoração » 5 dicas INSPIRADORAS para usar estampas na decoração; ideias instigantes para você testar

5 dicas INSPIRADORAS para usar estampas na decoração; ideias instigantes para você testar

As estampas são responsáveis por trazer alegria aos ambientes e são um ponto-chave na criatividade da decoração. As tendências atuais incluem as estampas e o objetivo delas é justamente trazer descontração para a casa.

E adivinha: isso pode ser feito de forma fácil, com bom gosto e de maneira acessível para todo mundo. 

Se tem dúvidas sobre combinar e usar as estampas na decoração de ambientes, veja abaixo as 5 dicas valiosas que separamos e deixe seu lar cheio de personalidade!

1. Decida por uma cor de partida

sala com almofadas estampadas

Ao começar a decorar um ambiente, como a sala, por exemplo, você provavelmente já encontrará objetos com estampas e outras cores do sofá, quadros, tapetes e objetos em geral.

Para ter uma boa harmonia, a recomendação é que você escolha uma cor que mais gosta de trabalhar dentro dessas cores que já existem no ambiente.

No caso, se essa cor estiver na parede, você pode escolher as estampas e texturas para almofadas ou outros elementos do ambiente.

Se você já tem estampas no cômodo, escolha um tom dentro dela para combinar com os outros elementos, ok? 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Seguindo essas regrinhas, você conseguirá um ambiente muito mais equilibrado e bonito.

2. Tom sobre tom é muito interessante

Pela presença cada vez mais frequente das estampas na decoração, uma sugestão é que você as associe com as cores dos objetos.

O tom sobre tom é uma alternativa, principalmente se você não encontrar a mesma cor da estampa, está bem? Aproveite justamente para usar um subtom que combine, brincando com as cores e nunca optando por algo aleatório. 

3. Combine estampas com objetos

Que tal acompanhar justamente a temática dos objetos? Isso dará mais destaque ao ambiente.

Por exemplo, veja um vaso decorativo ou mesmo a estampa das cortinas e combine com uma poltrona, ou mesmo o papel de parede com as almofadas.

Basta escolher uma cor predominante e investir na ideia.

4. Coloque estampas em lugares inusitados

Você não precisa se manter preso às ideias comuns de aplicação de estampas, como é o caso de tapetes, almofadas, quadros e cortinas.

Os detalhes podem fazer uma diferença nos ambientes, principalmente porque as estampas chamam muito a atenção, ainda mais se a decoração for sóbria.

Assim, a sugestão é que você ouse, use a sua criatividade com as cores e possibilidades. Permita estampas em revestimentos de móveis, poltronas, colchas, paredes, objetos decorativos e outros lugares que achar relevante para a decoração do seu espaço!

5. Alie estampas com cores neutras

Em decorações neutras, as estampas vão fazer ainda mais sucesso. Esse é o tipo de equilíbrio que nunca tem erro e garante uma imensa gama de possibilidades para você tentar.

O contraste entre as estampas coloridas com tons neutros é uma maneira inteligente de deixar o espaço elegante.

Por exemplo, se você tem um quarto com móveis de cores neutras, um papel de parede estampado será perfeito. Outra ideia é uma sala com sofás de tons neutros com almofadas com estampas de cores bem vivas.

Vale lembrar que você precisa ter bom senso e avaliar a quantidade de cores, ainda mais se o cômodo for pequeno. Em lugares maiores, é possível aproveitar e abusar mais das estampas, é claro.

Tipos de estampas para se inspirar

Para explorar o potencial das estampas e quebrar a monotonia, aqui vão alguns exemplos de algumas delas para ajudar a dar vida aos espaços de sua casa:

Listras

Democráticas, as listras combinam com tudo e se você optar pela forma vertical, verá que elas dão sensação de amplitude!

Nesse caso, é possível apostar nelas em capas de almofadas, nos tapetes e papéis de parede.

Xadrez

Uma das estampas mais populares e marcantes, o xadrez vem para dar aquele destaque em um ponto específico do seu cômodo. 

Você pode encontrar o xadrez em inúmeros estilos, tamanhos e cores e caminha lado a lado com a decoração rústica, mas nada lhe impede de usar essa estampa em outros estilos.

Boho

O boho é um queridinho das estampas e está sempre nas tendências, em especial quando ele tem tons bem coloridos misturados a padrões étnicos ou inspirados em outras culturas.

Como ele foge do tradicional, você pode estimular sua criatividade e ousar muito na decoração com esse tipo de estampa.

Poá

As famosas bolinhas são estampas delicadas e atemporais. 

Com pegada vintage, hoje você as encontra nas mais variadas cores, podendo trazer um estímulo totalmente diferente ao ambiente.

Claro: bolinhas pequeninhas são mais discretas, enquanto que as maiores podem dar um destaque para itens específicos.

Floral

Queridinha por ser delicada, a estampa floral pode trazer suavidade à decoração de um espaço. 

Então, use-a em cortinas, almofadas, roupas de cama, toalhas de mesa e onde preferir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário