Início » Jardinagem » 5 ideias INCRÍVEIS para VOCÊ MESMO fazer um jardim simples em casa – sem ajuda de especialistas

5 ideias INCRÍVEIS para VOCÊ MESMO fazer um jardim simples em casa – sem ajuda de especialistas

Pensando em montar um jardim simples em casa? Então, confira aqui cinco ideias para você se inspirar e fazer o seu

Montar um jardim simples em casa pode transformar a decoração do espaço, seja em áreas internas ou externas. As plantas darão colorido e vida para o ambiente, deixando-o personalizado.

Quer ter um jardim simples em casa, mas não sabe como montá-lo? A seguir, você confere cinco ideias que vão te ajudar nessa tarefa, garantindo um resultado incrível. Continue a leitura e veja!

1. Faça um jardim de canto

5 ideias INCRÍVES para VOCÊ MESMO fazer um jardim simples em casa - sem ajuda de especialistas

Sabe aquele canto vazio de sua sala ou de seu quintal? Saiba que dá para montar um jardim simples nele! A dica é que escolha plantas próprias para cultivo em espaços fechados (se for em dentro de casa) ou em locais iluminados (no quintal).

Procure misturar espécies de diferentes tamanhos, para garantir um visual mais bonito. No fundo, coloque as plantas de grande porte. Na frente, distribua as de médio e pequeno porte.

Você também pode colocar vasos de plantas em suportes, como os confeccionados com madeira e ferro. Assim, garantirá um visual moderno e diferenciado para seu jardim, o que faz toda a diferença principalmente em ambientes internos.

Dá para usar somente plantas de folhagens, conquistando um resultado muito bonito. Se gostar de flores, considere mesclar espécies de folhagens com plantas que florescem, como a begônia, lírio da paz, orquídea, entre outras.

2. Monte um jardim de plantas em vasos

canto da casa com vasos de plantas

Cultivar plantas em vasos é prático, pois dá para mudá-los de lugar sempre que quiser. Além disso, eles funcionam como um complemento da decoração, tornando-a ainda mais bonita.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Essa é uma dica que funciona muito bem para jardins em áreas internas e externas. Para adotá-la e ter um visual harmônico, a dica é escolher vasos que tenham algo em comum.

Pode ser, por exemplo, usar vasos confeccionados com somente um material, como a cerâmica, a terracota ou o cimento. Outra opção é apostar em vasos da mesma cor ou com tonalidades semelhantes, ou seja, com o mesmo matiz.

Em caso de dúvida sobre a cor, a dica é que invista em tonalidades que aparecem em outros detalhes da decoração do espaço. Dessa forma, terá unidade visual no ambiente.

Você também pode escolher vasos que tenham outros detalhes decorativos interessantes, como suportes, texturas ou um design criativo. Ao ter esse cuidado dá para modernizar o espaço sem ter muito trabalho.

3. Instale um jardim suspenso

jardim suspenso dentro de casa

Outra dica perfeita para inserir plantas na decoração é montar um jardim suspenso. O segredo é que usar estruturas de madeira (floreiras) na parede, nas quais você deve instalar vasos.

Se não tiver grana para investir em floreiras, você pode montar uma usando pedaços de madeira, caixotes, paletes, entre outros materiais de reaproveitamento. Outra opção é deixar os vasos em prateleiras e nichos.

Há, ainda, a possibilidade de pendurar os vasos de planta em hangers, como os que são confeccionados manualmente com barbantes e cordas. O resultado é uma decoração com um toque rústico muito bonito.

Listamos 5 textos com dicas exclusivas sobre jardinagem em casa para você conhecer mais sobre isso:
•  Dicas de jardinagem para iniciantes
•  Benefícios físicos e mentais da jardinagem
Como escolher as plantas certas para o jardim?
•  Como fazer a poda certa das plantas?
•  Rega de plantas: você está dando demais ou de menos?

4. Aposte em um painel verde

painel verde na varanda

Que tal tirar a decoração do óbvio, seja em ambientes internos ou externos? O segredo para isso é apostar em um painel verde. Inclusive, essa é uma dica perfeita para quem mora em apartamento e não tem espaço para cultivar plantas.

Trata-se de um painel coberto de plantas utilizado para revestir toda uma parede ou somente parte dela. Ele é perfeito para decoração da sala, hall de entrada, corredor e varanda, por exemplo.

Existem diferentes formas de fazer o painel verde, sendo a mais comum o uso de vários vasinhos instalados em placas de fibra de coco. Também é possível usar estruturas com treliças de ferro ou madeira.

Você pode usar plantas trepadeiras, como a hera, e direcionar seu crescimento pela estrutura. No entanto, ao seguir essa técnica demora-se um pouco mais para ter um resultado mais cheio.

5. Use o peitoril de janelas

vaso em peitoril da janela

O peitoril de janelas é o local perfeito para montar um pequeno jardim em casa! Ele é iluminado, o que favorece o cultivo de plantas. Nele, dá para colocar vasos pequenos de diferentes espécies.

Entre as principais, destaque para as suculentas, cactos e violetas. Outra dica é apostar em plantas um pouco maiores, como a flor de maio. É uma alternativa que floresce e ajuda a complementar a decoração com mais cor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário