Início » Organizando » Sinais de que é hora de repintar suas paredes

Sinais de que é hora de repintar suas paredes

Como saber quando é a hora de repintar suas paredes? Muitas vezes, deixamos as latas de tinta escondidas num canto da casa até que queiramos decorar o espaço de novo.

No entanto, a parede pode apresentar alguns sinais de que é o momento de receber uma nova camada de tinta, mesmo que seja uma rápida “atualização”.

Para a grande maioria, pintar uma parede é uma tarefa tediosa, só que faz toda a diferença para o visual de um ambiente. Por isso, conheça os indicadores de que é hora de repintar suas paredes!

A tinta perdeu o “brilho”

pintura de parede

Um dos principais sinais de que é hora de repintar suas paredes é justamente a falta de vitalidade da cor.

Ao longo do tempo, as paredes são vítimas dos raios solares, bem como da própria umidade. Isso faz com que a tinta perca seu brilho.

Nesse caso, é sugerido que você passe uma nova camada de tinta para atualizar a cor existente ou aproveitar esse momento para brincar com uma nova tonalidade.

A cor é a mesma há muitos anos

Vários especialistas recomendam reavaliar a tinta da parede entre cinco a dez anos para verificar se há sinais de desgaste, porém, você também deve se perguntar se ainda gosta da cor presente.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Ou seja, além da vida útil da sua tinta, as tendências, gosto pessoal e o uso de diferentes espaços podem mudar. Tais fatores podem indicar que é hora de repintar suas paredes.

A tinta descoloriu

parede com descoloração

Perder o brilho é uma coisa, a descoloração é outra, mas a sugestão é a mesma: é hora de repintar as paredes (e, às vezes, até repará-las).

As manchas podem ser causadas por inúmeras razões, como, por exemplo, bebidas derramadas, água, canetas, nicotina, etc. E se elas não saem com a limpeza, será preciso consertar a área e repintar.

Procure descobrir a causa, pois antes de repintar sobre marcas d’água, tenha certeza de que não há um vazamento que pode ser uma grande dor de cabeça depois.

A tinta está descascando

Se você estiver limpando a parede e perceber que a tinta está lascando ou rachando, convém repintá-la. 

O mesmo vale se você notar que a tinta tem bolhas – isso sugere um problema com a superfície da parede subjacente, como algum vazamento ou cano estourado, presença de mofo ou rachaduras.

Logo, conserte a pintura descascada depois que resolver o problema da superfície dela. Você pode repintar suas paredes em seguida.

Há buracos na parede que você precisa remendar

buraco na parede

Se você precisa consertar um buraco ou rachadura na parede, geralmente é mais seguro repintar toda a parede do que tentar combinar a tinta que já está nela.

Essa ação ajuda a evitar marcas feias, pegajosas e óbvias de onde você remendou a parede.

A tinta está “fora de moda”

Claro, é sempre bom ser cauteloso na hora de seguir religiosamente as tendências de tintas de parede, afinal, as cores devem estar de acordo com suas preferências.

Contudo, para muitas pessoas, tais tendências podem influenciar a hora de repintar ou não suas paredes.

Há casos em que a mudança pode ser bastante leve, como de um cinza para um branco mais quente, por exemplo. Tenha em mente que a cor ao nosso redor pode ditar o humor e impacta diretamente o nosso bem-estar – garante que a nova cor esteja em sintonia com suas intenções.

Veja também:
Cores de tinta e signos: as mais indicadas na decoração

Você quer vender sua casa/apartamento

pintura de parede com rolo

Esse é um detalhe importante que ajuda a vender com mais facilidade sua casa ou apartamento, embora pareça contra-intuitivo, já que você estará deixando o lar em breve.

Paredes recém-pintadas atraem compradores e aumentam a atratividade geral da propriedade.

A recomendação é repintar com uma cor neutra para fazer com que o novo morador imagine seus próprios móveis nos espaços.

Posso pintar sobre a tinta antiga?

É possível, desde que você limpe bem a parede primeiro e aplique um primer se estiver adicionando uma cor diferente à atual (e isso é muito crucial se a cor for mais clara do que a que está nas paredes).

Após a limpeza e preparação das paredes, você deve passar duas demãos de tinta fresca. Permita que a primeira demão seque antes de passar a próxima.

É possível pintar uma parede sem lixar?

O processo de lixar as paredes é algo bem comum na repintura, mas não é exatamente necessário a menos que você tenha reparado algumas imperfeições.

Portanto, nessas situações é ideal que você lixe a parede antes da pintura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.