Início » Decoração » Cinza na decoração é TUDO! Aposte na cor com dicas de PROFISSIONAL

Cinza na decoração é TUDO! Aposte na cor com dicas de PROFISSIONAL

O cinza na decoração está ganhando seu espaço, pois hoje as pessoas finalmente estão notando os diferentes tons que podem ser explorados.

É muito comum que o cinza seja considerado uma cor sem graça e apagada, mas basta usar a criatividade para ter ambientes incríveis e muito bonitos.

O arquiteto Bruno Moraes, proprietário do BMA Studio, fornece dicas muito úteis para apostar no cinza na decoração e mudar sua opinião sobre essa cor!

Reputação da cor cinza

Atemporal e versátil: é assim que o cinza precisa ser visto. Você pode usá-lo nas paredes, no chão, em móveis, objetos decorativos, onde quiser.

sala de jantar com paredes em tom de cinza

Com o passar do tempo, essa cor deixou de ser associada a sensações negativas para algo sofisticado e elegante.

Afinal, como cor neutra, o cinza pode ser uma solução ótima para quem quer espaços leves e modernos.

O cinza na decoração traz uma ideia clean, fácil de combinar com outras tonalidades. Além disso, a cor tem vantagem em não mostrar muita sujeira quando colocada no piso; e pode ser uma boa alternativa para casas com animais de estimação, pois disfarça os pelos perdidos pelo chão ou móveis.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Uso do cinza na decoração

O cinza é um intermediário entre o branco e o preto. Segundo Bruno, o cinza pode contribuir de várias formas para um ambiente, tanto positivas quanto negativas.

quarto com paredes em tom de cinza

“O cinza pode trazer sensações aconchegantes quando utilizado em lugares claros. Por outro lado, quando usado demasiadamente em tons mais escuros, pode transformar o ambiente em um espaço mais recluso”, explica Bruno.

Ainda para o arquiteto, o cinza representa uma dualidade (como o branco, que expressa paz no ocidente e morte no oriente), por isso, é crucial ter atenção para usar a cor da melhor forma.

Melhores combinações com cinza

O cinza na decoração pode estar presente em várias combinações e é prático para muitas composições.

Já falamos sobre as cores que combinam com cinza, porém Bruno diz que possui suas preferências: cinza com preto e com tons amadeirados.

sala com sofá preto e decoração em cinza e branco

Também, o uso com o branco favorece um efeito interessante quando o cinza é claro. “Gosto muito de utilizar o cinza bem clarinho em paredes com forro de gesso e rodapés brancos”, explica Bruno.

Já em questão de estilos de decoração, o cinza é bem-vindo em todos! Atualmente, ele é muito popular no estilo industrial.

O arquiteto comenta que “nesse estilo, ele aparece com mais presença, principalmente nas lajes aparentes, cimento queimado, vigas e pilares em concreto armado”.

Veja também:
Decoração com cimento queimado

Cinza como destaque na decoração

Por ser neutra e fácil de combinar com inúmeras outras cores e elementos, o cinza pode ser o equilíbrio do seu ambiente.

sala de estar com cinza na parede e sofá

A ideia de ela ser uma cor “apagada” não poderia estar mais errada. Isso porque o cinza pode ser um destaque incrível se você combiná-lo com tons mais neutros que ele.

“Por exemplo: se você pintar uma parede da sala de cinza e as outras de branco, o cinza com certeza ganhará um destaque especial”, afirma Bruno.

Para o arquiteto, o uso do cinza em seus projetos é uma aposta de cor secundária, para valorizar outros tons e objetos decorativos.

Porém, isso varia muito pela cor protagonista e a quantidade em que ela irá aparecer na decoração do cômodo.

Dicas de uso do cinza na decoração

Pela diversidade de tonalidades, você pode agrupar referências de composições que lhe agradam e deixar o décor super personalizável.

paredes em tom de cinza-escuro em ambiente

Bruno comenta que “uma dica interessante é que alguns aplicativos de fabricantes de tintas fazem simulações utilizando fotos tiradas do celular, de como a parede ficará se pintar com uma determinada cor. Para quem está inseguro, a simulação pode ajudar bastante”.

Para tanto, a sugestão é usar tonalidades mais claras para deixar o ambiente leve. Já os tons mais escuros devem ser usados com cautela, combinando com tons claros para haver harmonia.

banheiro com piso de porcelanato cinza e revestimentos cerâmicos com vários tons de cinza

Bruno comenta que no seu Studio eles costumam usar muito a técnica de combinar várias tonalidades de cinza.

“Gosto de usar a técnica de ter tonalidades próximas, como um ‘tom sobre tom’, gerando contraste entre tons claros e escuros. Dependendo da proposta, quando queremos criar ambientes mais sóbrios, predominamos a cor. Em contrapartida, em ambientes mais vivos, preciso entrar com outra cor como destaque e deixar o cinza como um ‘plano de fundo’”, o arquiteto explana.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.