Início » Decoração » O revestimento brick é o que FALTA na sua decoração e você vai AMAR

O revestimento brick é o que FALTA na sua decoração e você vai AMAR

Confira, aqui, o que é o revestimento brick e como utilizá-lo na decoração de seu lar, deixando-a ainda mais bonita

Está buscando formas de dar um toque rústico e mais personalidade para a decoração de seu lar? Então, saiba que há uma solução perfeita: o revestimento brick!

A seguir, você descobre o que é o revestimento brick e como utilizá-lo com dicas de um especialista. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber!

O que é o revestimento brick?

O revestimento brick é o que FALTA na sua decoração e você vai AMAR

Trata-se de um revestimento de parede que simula o clássico tijolinho aparente! Ele confere uma estética imperfeita, dando um toque mais rústico para a área.

O revestimento brick é muito versátil, tanto que pode ser utilizado em imóveis residenciais e comerciais, em salas, varandas, quartos, home office, entre outros espaços.

Ele está disponível em ampla cartela de cores, o que possibilita encontrar uma alternativa que seja adequada ao seu projeto e resultado visual que deseja ter no cômodo.

Quando usar o revestimento?

revestimento brick em home office

O revestimento é perfeito para quem deseja ter uma decoração com toque rústico, inspirada em ares campestres. Também combina perfeitamente com um décor industrial, sobretudo se você mora em uma grande cidade.

Segundo o arquiteto Gabriel Mazorra, responsável pelo Mazorra Studio, o revestimento é uma excelente alternativa quando se quer ter o tijolinho aparente, mas detalhes estruturais da edificação não permitem isso.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Para resolver esse impasse, o brick entra em ação, surgindo como protagonista, seja revestindo todas as paredes ou somente uma de destaque no cômodo.

Segundo Mazorra, “os bricks são versáteis e se encaixam basicamente em qualquer estilo de projeto. Por fazer referência a um material tão basilar de quase todas as culturas civilizadas do globo há milênios, ele pode estar presente desde uma leitura clássica, romana com colunas, capitéis e afrescos e em projeto industrial no estilo inglês com molduras”.

Como usar o revestimento brick?

sala com revestimento brick

Ainda de acordo com Mazorra, a regra é não ter regra! O revestimento brick pode funcionar como ponto de destaque no cômodo, aparecendo em somente um detalhe, como em uma parede de TV, bancada da cozinha, churrasqueira, entre outros.

Falando em revestimento, confira:
As melhores opções para banheiro!

Nesse caso, você define uma única face do ambiente que deseja ter o revestimento, destacando-o no espaço. Inclusive, essa é uma excelente alternativa para quem tem medo de errar ao usar o material em todo o cômodo.

Você também pode escolher usar os bricks em todo o projeto, desde que faça sentido para a área e seu visual. Essa alternativa dá um toque mais ousado para o ambiente.

Em ambos os casos, o ideal é que busque ter um equilíbrio entre revestimento e o restante do espaço.

“De uma maneira geral, busco equilibrar o uso de revestimentos nos ambientes encaixando desenhos de piso com desenhos de forro, além de pontos ou linhas de iluminação. Uma composição de materiais bem dosados, combinados com uma geometria regulada e uma volumetria bem resolvida é fundamental até antes de apontar este ou aquele revestimento nesta ou naquela parede”, diz Gabriel.

Combinações com revestimento brick

quarto com parede com revestimento brick

Os bricks estão disponíveis em uma vasta gama de cores e texturas, desde os que se assemelham aos tijolinhos rústicos até alternativas com acabamentos planos, mais modernos.

Um dos principais pontos que geram mais dúvidas é como combinar o revestimento com o restante do acabamento da área. Na realidade, existem várias opções!

Para reduzir a possibilidade de erro, o ideal é considerar o brick como o foco do ambiente, escolhendo a cor e o modelo do revestimento antes de definir a pintura e o restante da composição do ambiente.

Existe a possibilidade de combinar o brick com a madeira (uma das alternativas queridinhas de muitos), bem como com réguas de porcelanato. Mármore, granito e quartzito também funcionam bem com o revestimento.

E as pedras brutas? Neste caso, é importante ter um cuidado maior, pois elas tendem a entrar em conflito com a estética dos bricks, uma vez que têm uma textura mais marcante. É “quase uma incompatibilidade de gênios”, conta Mazorra.

Revestimento brick: instalação e manutenção

revestimento brick rosa em cozinha

Quando se fala em revestimentos, é importante considerar, também, dois pontos essenciais: a instalação e a manutenção. Geralmente, os bricks são instalados em paredes rebocadas.

No entanto, também existe a possibilidade de aplicá-los em uma parede pintada, como quando ocorre reformas. A fixação é com argamassa, sendo que em alguns casos se faz necessário usar rejunte e em outros a aplicação com junta seca é possível. Tudo depende do projeto e características da área.

Sobre a manutenção, os bricks oferecem uma vantagem: dependendo do material utilizado na confecção do revestimento, somente água é suficiente para a limpeza. Sempre verifique as instruções do fornecedor para realizar a manutenção corretamente, evitando dano ao revestimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.