Início » Decorando » Mármore ou granito? Conheça as diferenças e entenda seus usos para não se confundir mais

Mármore ou granito? Conheça as diferenças e entenda seus usos para não se confundir mais

Está em dúvida entre usar mármore ou granito? Então, conheça as diferenças entre ambos e entenda quando o uso é mais indicado

Quando se pensa em investir em revestimentos de pedras naturais, uma dúvida costuma ser comum: devo usar mármore ou granito? Conhecer a diferença entre esses produtos pode ajudar a escolher a melhor opção.

Aqui, você confere quais são as diferenças e quando usar mármore ou granito. Continue a leitura e saiba detalhes sobre esses revestimentos amplamente utilizados em imóveis!

Qual a diferença entre mármore e granito?

mármore ou granito

O mármore e o granito se diferenciam em alguns pontos específicos. A seguir, apresentamos quais são os principais! Confira e conheça detalhes sobre os dois revestimentos:

Falando sobre o assunto, entenda mais:
Piso vinílico, laminado ou porcelanato: prós e contras

Composição

Ambos os materiais se diferenciam por sua composição! O mármore é uma rocha natural que é derivada da dolomita e do calcário. Ele é composto por minerais de calcita que foram expostos à alta temperatura.

Por isso, normalmente é encontrado próximo de vulcões e de regiões que já sofreram alguma atividade vulcânica. O material é um resultado do processo de pressão e aquecimento da rocha debaixo da terra por milhares de anos.

O granito, por sua vez, é uma rocha composta por minerais como o quartzo, mica e feldspato. Ele é produzido por meio da ação do fogo, a partir do esfriamento do magma.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

bancada de cozinha de granito

Características físicas

O mármore possui coloração uniforme, com menos brilho. Além disso, é mais poroso e tem veios definidos. Como é poroso, pode absorver líquidos e ficar manchado com maior facilidade.

Além disso, o mármore apresenta dureza nível 3 na Escala de Mohs, que vai de 1 (menos resistente) a 10 (mais resistente). Portanto, é um material mais suscetível a danos.

Já o granito possui baixa porosidade, por isso tem menor chance de ficar manchado. Além disso, sua dureza na Escala de Mohs varia entre 6 e 7, sendo mais resistente a impactos do que o mármore. Outra característica do granito é que ele possui visual menos uniforme do que o mármore.

Durabilidade e resistência

De maneira geral, o mármore é menos durável e menos resistente do que o granito. Na prática, isso significa que o granito não se quebra com tanta facilidade, muito menos risca ou trinca. Isso é mais comum com o mármore.

mármore carrara em cozinha

Preço

O mármore costuma ter um visual mais elegante e refinado do que o granito e esse é um dos fatores que influenciam diretamente no seu preço, que é alto. A pedra também custa mais por ser considerada nobre e mais escassa na natureza.

Em contraposição, o granito tem preço mais acessível, pois é encontrado facilmente na natureza. Além disso, seu visual não uniforme contribui para que seu valor seja mais baixo.

Vale lembrar que o Brasil é um dos maiores produtores de granito no mundo, enquanto o mármore utilizado em solo natural é proveniente, em sua maioria, de importação. Isso ajuda a encarecer ainda mais o revestimento.

Mármore ou granito: quando utilizar?

Mármore ou granito? Conheça as diferenças e entenda seus usos para não se confundir mais

Uma regra ajuda a definir qual material utilizar como revestimento: o uso da área. Tenha em mente que o mármore é menos resistente do que o granito.

Portanto, se sua ideia for revestir um piso com mármore ou granito, considere se o tráfego pelo local é leve ou intenso. Quanto mais intenso for, mais o granito é apropriado. O mármore só é indicado para áreas com tráfego leve, como salas, quartos e banheiros.

Se sua ideia for usar mármore ou granito para bancadas de pia da cozinha, aposte neste último revestimento. O granito é menos poroso do que o mármore, portanto, não fica com manchas facilmente ao entrar em contato com a água, bebidas, alimentos, entre outros.

Faz questão de usar o mármore como revestimento principal do imóvel? Então, considere investir na versão com acabamento resinado. Neste caso, o material ganha uma camada de proteção que aumenta sua resistência a danos.

Como resultado, o mármore com acabamento resinado pode ser utilizado em áreas úmidas, bem como com tráfego intenso, sem apresentar danos facilmente.

Principais tipos de mármore e granito

Enriqueça a decoração do seu lar com o granito verde Ubatuba e surpreenda-se com o resultado

Existem diferentes tipos de mármore e granito e você pode escolher aquele que mais combina com seu projeto decorativo. Entre os principais, destaque para o mármore carrara, que é branco, de origem italiana e de alta qualidade.

Especificamente sobre o granito, há o São Gabriel, que é preto. Também existem opções o granito verde Ubatuba e o granito branco Itaúnas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário