Início » Plantando » 7 problemas comuns no cultivo de suculentas e como resolvê-los

7 problemas comuns no cultivo de suculentas e como resolvê-los

Quem é amante da jardinagem sabe que, às vezes, surgem alguns problemas comuns no cultivo de suculentas que podem deixar a pessoa coçando a cabeça sem saber o que fazer de verdade para resolver.

De fato, essas plantinhas charmosas conquistam os corações de todo mundo, tanto pela beleza como pela resistência, mas nem sempre elas prosperam como deveriam.

Por isso, entenda aqui quais são os problemas comuns no cultivo de suculentas e como resolver cada um!

Problema 1: Regar em excesso

rega de suculentas em vasos

Você sabia que o afogamento é uma das principais causas de morte entre as suculentas?

Nesse sentido, saiba que regar demais pode fazer com que elas desenvolvam podridão nas raízes, o que resultará na morte da planta.

Como corrigir: deixe a terra secar completamente entre as regas. Você pode fazer o teste da umidade com o dedo, com um medidor de umidade ou ainda com um palito (se ele sair seco, é hora de regar).

Além disso, outra sugestão importante é escolher vasos com furos de drenagem para garantir que a água em excesso tenha um lugar para escapar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Problema 2: Pouca luz solar

Entre um dos problemas comuns no cultivo de suculentas, não podemos deixar de citar a iluminação inadequada. Isso porque muita gente acaba deixando essas plantinhas na sombra.

Na verdade, as suculentas adoram luz solar e não prosperam em espaços com pouca iluminação. Caso note que os caules da suculenta estão esticando em direção à luz, isso é um sinal de que ela está precisando de mais claridade.

Como corrigir: simplesmente colocando as suculentas em um local ensolarado, de preferência próximo a uma janela. É possível ainda considerar o uso de luzes de crescimento para suplementar a iluminação natural.

Problema 3: Solo inadequado

pessoa trocando suculenta de vaso de terracota

Um solo inadequado pode levar ao desastre. Suculentas precisam de solo bem drenado para evitar que as raízes fiquem encharcadas. 

Se você usar solo comum de jardim, suas suculentas podem sofrer.

Como corrigir: prepare uma mistura especial para suculentas, composta de terra para cactos ou suculentas e areia grossa, pois irá proporcionar a drenagem ideal para as plantas.

E repetindo: não esqueça dos vasos com furos de drenagem, ok? Isso é crucial.

Problema 4: Pragas indesejadas

As suculentas não são imunes a pragas. Cochonilhas, pulgões e ácaros, por exemplo, podem se tornar visitantes indesejados em suas plantas.

Essas criaturas minúsculas acabam sugando a seiva das suculentas e causando danos sérios, incluindo a morte delas.

Como corrigir: inspeção regular é a chave! Portanto, se você notar qualquer sinal de infestação, remova as pragas com um pano úmido ou cotonete embebido em álcool.

Caso a infestação seja grave, considere o uso de um inseticida natural, como o óleo de neem. 

Ademais, mantenha suas suculentas limpas e saudáveis para evitar o aparecimento de tais pragas.

Problema 5: Fungos e doenças

echeverias em vaso

Além das pragas, as doenças fúngicas também entram como problemas comuns no cultivo de suculentas. Um exemplo é o oídio.

Procure ficar de olho na presença de manchas esbranquiçadas ou acinzentadas nas folhas para agir!

Como corrigir: comece removendo as folhas afetadas imediatamente para evitar que a doença se espalhe. Mantenha um ambiente bem ventilado para reduzir a umidade. 

Se necessário, use um fungicida adequado para suculentas, seguindo as instruções do fabricante.

Problema 6: Escolher o vaso errado

Sem dúvida, não apenas a necessidade de furos de drenagem é fundamental para um bom cultivo de suculentas como o próprio tamanho do vaso.

Vasos muito grandes podem levar ao acúmulo de água, enquanto vasos muito pequenos podem sufocar o crescimento.

Como corrigir: escolha vasos adequados ao tamanho da suculenta, ou seja, eles precisam ser proporcionais ao tamanho da planta para garantir um ambiente saudável para o seu crescimento.

Veja também:
Como trocar suculentas de vaso?

Problema 7: Propagação sem conhecimento

folhas de suculenta gerando mudas

A propagação é uma parte emocionante do cultivo de suculentas, mas também pode ser um problema se não for feita corretamente.

Na maior parte das vezes, as pessoas cortam as folhas sem entender como fazer isso do jeito apropriado.

Como corrigir: antes de sair fazendo de qualquer jeito, faça uma pesquisa e aprenda as técnicas corretas, afinal, suas tentativas podem resultar em folhas que não enraízam ou em plantas doentes.

Por fim, como cada planta é única, fique atento às necessidades específicas de suas suculentas para acertar no cultivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.