Início » Plantando » Como acabar com pulgão? Conheça essas 6 formas eficazes e seguras para salvar seu jardim

Como acabar com pulgão? Conheça essas 6 formas eficazes e seguras para salvar seu jardim

Veja, aqui, formas eficazes de acabar com pulgão, conseguindo manter as plantas de seu jardim em perfeito estado

O pulgão está entre as principais pragas que podem surgir nas plantas e comprometer sua saúde e crescimento. No entanto, existem formas simples e eficazes de se livrar dele de uma vez por todas.

Aqui, você descobre seis maneiras de acabar com pulgão. Continue a leitura, confira quais são e aproveite para adotar nossas dicas em seu jardim ou vasos!

O que é pulgão?

Como acabar com pulgão? Conheça essas 6 formas eficazes e seguras para salvar seu jardim

A princípio, é importante esclarecer o que é pulgão. Trata-se de um pequeno inseto que surge na planta e se alimenta de sua seiva. Ele se multiplica com rapidez e pode levar à morte da planta.

Veja também:
Como acabar com a cochonilha em suas plantas?

Além disso, o pulgão produz uma substância açucarada que pode atrair formigas, bem como favorecer o desenvolvimento de fungos. Essa substância cobre a planta, impedindo que consiga fazer o processo de fotossíntese corretamente.

É simples identificar que a planta está com pulgões: ela começa a apresentar sintomas como descoloração, folhas e galhos amarelados, enrolamento ou enrugamento de folhas.

Outro problema comum é que pulgões podem transmitir doenças à planta, inclusive favorecer o surgimento de fungos. Esses insetos podem aparecer em qualquer período do ano, mas são mais comuns na primavera, verão e começo do outono.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Se controlados assim que identificados, é possível preservar a planta, evitando que se multipliquem com rapidez. Há várias espécies do inseto, como os marrons, verdes, amarelos, vermelhos, pretos e cinzas.

Como acabar com pulgão de forma definitiva?

pulgões em planta

Existem seis métodos principais para controlar e eliminar o pulgão das plantas de jardins e vasos. A seguir, indicamos quais são e como funcionam cada um deles:

1. Controle biológico

Trata-se de uma alternativa que utiliza outros animais que não são nocivos à planta para eliminar os pulgões. Um ótimo exemplo de inseto que pode ser utilizado para controle biológico do pulgão é a joaninha.

Para ter um bom resultado, basta cultivar, na mesma área, plantas que são atrativas de joaninhas. Bons exemplos são as da família apiácea, como salsa, coentro e cenoura.

Neste caso, você fará um controle natural dos pulgões, sem utilizar produtos químicos que podem comprometer sua saúde e da planta.

2. Caldas orgânicas

As caldas orgânicas são perfeitas para controlar e eliminar os pulgões de seu jardim, garantindo plantas saudáveis. O melhor? São simples de fazer em casa. Uma das mais eficazes é a calda com fumo, álcool e sabão. Para prepará-la, você precisará de:

  • 100 gramas de fumo em corda;
  • 100 gramas de sabão caseiro (ou sabão de cinzas);
  • 1 litro de álcool;
  • 15 litros de água.

O preparo é simples! Seu passo inicial deve ser triturar o fumo em corda em pequenos pedaços. Então, adicione o álcool, o sabão picado ou ralado. Deixe essa mistura descansando por dois dias.

Depois, dilua 200ml da solução na água e aplique no jardim. Se não for utilizar a calda em toda a área de cultivo, dá para fazer uma porção menor.

3. Controle mecânico

Trata-se de uma técnica que tira e mata pulgões manualmente. Neste caso, faça a retirada dos insetos da planta com o auxílio de um chumaço de algodão, que deve ser embebido em uma mistura especial.

Recomenda-se o uso de uma mistura de água e álcool em partes iguais ou água e vinagre. Esse processo deve ser feito semanalmente na planta.

folha com pulgões

4. Preparo homeopático

Existem preparos homeopáticos que são eficazes no controle e eliminação de pulgões das plantas. Para usá-los é simples, basta diluí-los em água e fazer a aplicação nas plantas conforme orientação do fabricante. Dá para encontrar esse produto em lojas especializadas em itens de homeopatia e de cultivo de plantas.

5. Controle químico

É feito por inseticidas, que se caracterizam por ter ação rápida, preço baixo e aplicação fácil. No entanto, dependendo de sua composição tende a ser mais agressivo ao meio ambiente e pode fazer uma seleção natural de pragas, tornando algumas mais resistentes.

Por isso, o uso de inseticidas deve ser feito apenas quando outras soluções não surtirem o efeito esperado. Você pode encontrá-los em lojas especializadas em produtos para plantio.

6. MIP

MIP significa Manejo Integrado de Pragas, que é um conjunto de boas práticas agrícolas que envolve o monitoramento de insetos e combinação de estratégias de controle.

Pode incluir o uso de produtos orgânicos e cultivo de plantas que atraem joaninhas, para controlar as pragas usando mais de um método.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário