Início » Plantando » Como cultivar e cuidar da rosa de pedra: saiba como ter essa suculenta exuberante em seu jardim

Como cultivar e cuidar da rosa de pedra: saiba como ter essa suculenta exuberante em seu jardim

Descubra, aqui, como cultivar e cuidar da rosa de pedra, garantindo uma planta bonita e diferente no jardim ou decoração interna

A rosa de pedra é uma espécie de suculenta encantadora, perfeita para dar mais charme para seu jardim ou decoração interna. Ela tem esse nome porque pode ser cultivada entre pedras, além de ter formato que lembra uma rosa.

Quer plantar rosa de pedra? Então, confira aqui tudo o que você precisa saber para cultivá-la, bem como para cuidar dessa planta de forma correta, garantindo que viva e cresça saudavelmente.

Principais características da rosa de pedra

Como cultivar e cuidar da rosa de pedra: saiba como ter essa suculenta exuberante em seu jardim

Trata-se de um tipo de suculenta baixo, com altura de 10 a 15 centímetros. Seu grande diferencial está no seu formato e nas suas cores. A planta tem formato semelhante ao de uma rosa e suas pétalas têm um degradê de verde claro ao escuro. Também possuem degradê de roxo para lilás.

Você vai gostar de ler:
Como cuidar de suculenta colar de pérola?

Curiosamente, a rosa de pedra floresce em meses mais quentes do ano, entre as estações de primavera e verão. No entanto, isso só acontece se a planta receber os cuidados corretos.

Qual a temperatura ideal para cultivar rosa de pedra?

jardim com várias suculentas rosa de pedra

A rosa de pedra, que também é conhecida como echeveria, é uma planta versátil, que consegue se adaptar a diferentes temperaturas, inclusive a picos baixos de até -5ºC até altos de 40ºC.

Por isso, não é preciso se preocupar com a temperatura ao cultivar essa planta! O cuidado deve ser maior com outros detalhes, como a rega, a luminosidade e o solo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Conheça a iluminação perfeita para plantar rosa de pedra

suculentas rosa de pedra

A rosa de pedra precisa ser cultivada sob o sol, pois ele é fundamental para que a planta cresça com saúde. Portanto, faça o plantio em um local de seu jardim que receba sol durante todo o dia.

Caso queira cultivar a planta em um vaso, o ideal é deixar o recipiente em um lugar que bata sol ao longo do dia, como próximo da janela ou porta, varanda ou área gourmet.

Como deve ser o solo para plantar a suculenta?

suculentas rosa de pedra no solo

Recomenda-se que o solo seja rico em matéria orgânica, para que a planta tenha nutrientes essenciais para se desenvolver e crescer. Além disso, deve ter boa capacidade de drenagem da água.

Se a terra de seu jardim não tiver essa característica, indica-se que a afofe e acrescente areia e brita. Assim, terá um local com mais condições de sucesso no plantio.

Vai plantar a rosa de pedra no vaso? Então, saiba que há uma dica infalível: use pedrinhas na base do recipiente e misture areia na terra. Se for usar um substrato, dê preferência para um drenável. Ah, o vaso precisa ter furos na sua parte inferior, para não acumular a água da rega.

Como plantar rosa de pedra

plantio da suculenta rosa de pedra

O plantio deve ser feito por meio de mudas, para aumentar a chance de a suculenta pegar e se desenvolver de forma correta. A seguir, apresentamos um passo a passo de cultivo para te guiar nessa tarefa:

  1. Prepare a terra para plantio. Se for no solo do jardim, afofe a terra e acrescente areia e brita. Caso seja em vaso, use um substrato adequado para suculentas e coloque pedrinhas na base do recipiente;
  2. Faça um pequeno buraco na terra e coloque a muda da planta, sem afundá-la muito;
  3. Feche o buraco com terra, apertando suavemente para dar suporte à muda da planta;
  4. Faça a primeira rega e coloque a rosa de pedra em um local bem iluminado, que receba sol por, no mínimo, cinco horas por dia (se o cultivo for em vaso).

Quando e como regar a rosa de pedra

terrário com rosa de pedra

A rosa de pedra, assim como qualquer outro tipo de suculenta, é uma planta que consegue armazenar uma maior quantidade de água em seus tecidos. Por isso, não é preciso regá-la todos os dias.

De maneira geral, as regas devem acontecer a cada 15 dias, tendo o cuidado de evitar molhar as folhas. O segredo está em colocar a água diretamente na terra ou no substrato. Desse modo, evita-se danos às folhas da planta.

Se cultivar a rosa de pedra em vaso, não deixe o pratinho embaixo dele. Isso ajuda a evitar o excesso de água, que pode levar ao apodrecimento das raízes da planta. O ideal é que a terra permaneça úmida e não encharcada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário