Início » Jardinagem » Como plantar suculenta colar de pérola? Entenda os cuidados CRUCIAIS para seu cultivo

Como plantar suculenta colar de pérola? Entenda os cuidados CRUCIAIS para seu cultivo

Descubra, aqui, dicas sobre como plantar suculenta colar de pérola e faça o cultivo corretamente, garantindo um bom resultado!

A suculenta colar de pérola é uma planta pendente que dá muito mais beleza e charme para seu jardim ou decoração interna. Trata-se de uma espécie que tem bolinhas em seus ramos, daí o nome “colar de pérola”.

A planta tem crescimento direcionado ao solo e, se for bem cuidada, pode atingir um metro de comprimento. Quer tê-la em casa? Então, descubra aqui como plantar suculenta colar de pérola e quais cuidados você deve ter durante o cultivo!

Dicas de como plantar suculenta colar de pérola

Como plantar suculenta colar de pérola? Entenda os cuidados CRUCIAIS para seu cultivo

Plantar o colar de pérola é mais fácil do que muitos pensam. Como a planta tem efeito pendente, recomenda-se que faça o cultivo em vasos, que devem ser colocados em lugares altos.

Você vai se interessar pela leitura:
Melhores vasos para suculentas

Dá, por exemplo, para colocar os recipientes em suportes, estantes, prateleiras, ganchos na parede ou teto, entre outros. Assim, conseguirá aproveite o visual diferenciado da planta na decoração do jardim ou áreas internas.

Para realizar o cultivo, basta seguir este passo a passo que preparamos para te auxiliar nessa tarefa, realizando-a corretamente:

  1. Escolha um vaso com furos na parte inferior, para garantir o bom escoamento da água da rega;
  2. Use um substrato que tenha ótima capacidade de drenagem, com terra airada. É possível conseguir essa versão ao misturar uma porção de vermiculita ou areia no substrato, tornando-o mais leve. Assim, favorecerá o crescimento das raízes, além de evitar que a água fique acumulada no vaso;
  3. Faça um buraco e coloque a muda da suculenta colar de pérola. Finalize cobrindo o local com terra, para prender a planta e garantir o suporte adequado para seu crescimento e desenvolvimento;
  4. Regue a planta colar de pérola. Para garantir o melhor resultado nessa fase inicial, recomenda-se que faça a rega sempre que identificar que a terra está ficando seca. Use água suficiente para mantê-la úmida, mas não encharcada.

Preciso adubar a suculenta colar de pérola?

suculenta colar de pérola em vaso suspenso

Recomenda-se que faça a adubação da planta a cada quatro meses. Dessa forma, evita-se o excesso de adubo, o que pode comprometer o crescimento da suculenta.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

De maneira geral, indica-se o uso de adubos orgânicos que sejam ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Caso queira usar adubos sintéticos, dê preferência para o NPK na combinação 10-10-10.

Sol ou sombra: onde deixar a planta?

suculenta colar de pérola em vaso

A suculenta colar de pérola é uma planta que consegue se adaptar a ambientes variados, seja se exposta diretamente ao sol, à meia-sombra ou sombra. Portanto, dá para manter seu vaso em qualquer canto da casa, seja em áreas internas ou externas.

No entanto, atenção a um detalhe: a exposição ao sol pode modificar a coloração da planta. Se a mantiver na sombra, ela crescerá com um verde mais intenso.

Caso deixe a suculenta no sol, o tom da pérola será um verde claro e pode ser que a planta dê pequenas flores brancas, que têm um odor semelhante ao da canela.

Como regar a suculenta colar de pérolas?

suculenta colar de pérola

A suculenta é uma espécie de planta que consegue armazenar uma boa quantidade de água em seus tecidos. Por isso, não há necessidade de realizar regas regulares.

O ideal é que a faça quando identificar que a terra está seca. Ao realizar a rega, use pequenas quantidades de água. Não deixe o substrato encharcado, porque o excesso de água pode levar ao apodrecimento da planta, bem como favorecer o surgimento de doenças e pragas.

Qual a temperatura ideal de cultivo?

suculenta colar de pérola no vaso suspenso

Esse tipo de suculenta é originário de áreas desérticas da África. Por isso, adapta-se melhor a ambientes com temperatura de amena a quente. No entanto, a variação de 16ºC a 25ºC costuma ser ideal para o cultivo.

Além disso, é importante saber que a planta não tolera temperaturas baixas, sobretudo se o ambiente tiver menos de 10ºC continuamente. Neste caso, há um grande risco de a suculenta não sobreviver ou de que tenha seu crescimento comprometido.

Preciso podar a suculenta colar de pérola?

suculenta colar de pérola em vaso sobre banquinho

Sim, recomenda-se que faça a poda regularmente, para estimular o crescimento de novas folhas. Para realizar esse processo, a indicação é que use uma tesoura própria para poda.

A ferramenta deve estar desinfetada, para evitar a contaminação da planta por fungos. Remova os caules mortos da planta, bem como os que estão secos. Também tire os amolecidos, característica que indica que estão podres. Assim, conseguirá renovar a planta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário