Início » Plantando » Como cuidar de suculentas? Aprenda essas dicas básicas para as plantas durarem muito tempo

Como cuidar de suculentas? Aprenda essas dicas básicas para as plantas durarem muito tempo

Cuidar de suculentas é uma tarefa relativamente simples. Essas plantas são as queridinhas do mundo da jardinagem, não é?

Há uma variedade gigante de suculentas que encantam qualquer pessoa, traz beleza para o seu jardim ou até para dentro de casa, e melhor ainda: são de baixa manutenção e fácil cultivo.

Por isso, hoje você vai entender as dicas básicas e certeiras para cuidar dessas plantinhas para que elas durem bastante!

Suculentas precisam de luz solar

vaso com várias suculentas

Para cuidar de suculentas da melhor maneira, você precisa entender que tais plantas podem apresentar cores mais intensas e brilhantes quando expostas ao sol.

Veja também:
Como plantar a suculenta pata de urso?

Por isso, deixe a suculenta exposta a longos dias de luz solar direta, preferencialmente mais de seis horas.

Embora você possa cultivar suculentas de sombra, as cores podem não ficar tão intensas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Aproveite para analisar se a sua planta está ficando um pouco esguia, com caule longo e muito espaço entre as folhas – isso é sinal de que ela não está recebendo luz suficiente e está tentando “alcançar” o sol.

Luzes artificiais podem lhe ajudar a complementar as horas necessárias de iluminação para sua suculenta.

Regue do jeito certo

A rega das suculentas também exige alguns cuidados simples, pois no verão e no inverno existem algumas condições mais específicas do que para o resto do ano.

No verão, pense em cuidar de suculenta a partir de regas bem feitas, mas com menos frequência. Essas plantas gostam de secar entre as regas e odeiam ter as raízes continuamente molhadas. Isso vale tanto para as suculentas dentro de casa quanto fora.

No inverno, as suculentas vão mostrar pouco ou nenhum sinal de crescimento, portanto o excesso de água pode causar danos irreparáveis às suas plantas. Verifique se o solo tem muito pouca umidade antes de regar, está bem?

A partir do momento em que os dias começam a ficar longos novamente, as plantas recomeçam seu crescimento e é essa a hora de regar com mais regularidade.

Para o restante do ano, a regra geral é fazer as regas pela manhã para que a suculenta tenha tempo de absorver a umidade antes que o calor do dia chegue.

mulher regando suculenta

Mantenha as suculentas aquecidas no inverno

Outro ponto de atenção na hora de cuidar de suculentas é durante o inverno.

Essas plantas amantes do sol não são resistentes a temperaturas muito baixas.

Uma dica é utilizar as temperaturas noturnas como guia para quando suas suculentas não resistentes podem ser colocadas ou plantadas no jardim.

suculenta em janela

Uma temperatura noturna consistente de 10ºC, por exemplo, já é um indicativo de que é possível deixá-las de fora sem que a planta fique estressada ou congele durante a noite.

No final do verão e início do outono, fique de olho nas temperaturas noturnas para saber quando as suculentas devem descansar no inverno dentro de casa. Logo, se começar a manter uma média de 5ºC, a sugestão é protegê-las.

Gire as suculentas com frequência

As suculentas adoram a luz do sol, mas se a sua plantinha estiver sempre no mesmo local dia após dia, pode ser que apenas um lado dela esteja recebendo luz suficiente, sabia?

várias suculentas no sol

Desse modo, alterne a planta com frequência! Suas suculentas irão se inclinar em direção ao sol, então girá-las as ajuda a ficar de pé.

Como dito anteriormente, o ato de inclinação de sua planta pode ser sinal de que a suculenta não está recebendo tanto sol quanto deveria, nesse sentido se for possível encontre um local mais ensolarado!

Suculentas precisam do solo e vaso corretos

Ao cuidar de suculentas, foque em uma mistura de solo que seja de drenagem livre para que as raízes não fiquem constantemente encharcadas.

cuidar de suculentas

Assim como os cactos, as suculentas são de origem desértica e preferem solos leves e porosos.

Procure usar uma terra boa misturando o substrato para mudas com areia comum (menos a de praia, é claro).

Cubra o solo com pequenas pedras, madeira e outros detalhes naturais, pois eles ajudam a evitar que o solo seja desalojado e também que haja evaporação da água após a rega.

Já quanto ao vaso para suculentas, o foco na boa drenagem é fundamental. Exemplos de vasos que funcionam bem com essas plantas são os de barro ou concreto, assim como os padrões com furos no fundo.

Se quiser, pode apostar nos terrários, ainda mais os de vidro, já que as suculentas crescem lentamente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário