Início » Decorando » Sofá na Varanda: Saiba Escolher o Modelo Ideal em 5 Dicas e Relaxe com Elegância

Sofá na Varanda: Saiba Escolher o Modelo Ideal em 5 Dicas e Relaxe com Elegância

Ter um sofá na varanda é uma ótima maneira de aproveitar o espaço externo da sua casa, criando um ambiente confortável, aconchegante e charmoso.

Afinal, ali pode ser o lugar perfeito para relaxar, ler um livro, tomar um café, receber os amigos ou até mesmo tirar um cochilo. Mas como escolher o modelo ideal de sofá para a sua varanda?

Há alguns fatores para levar em consideração e dicas que irão ajudar você a decorar a sua varanda com o sofá, combinando cores, materiais e estilos. Confira!

5 Fatores para Considerar sobre Sofá na Varanda

sofá em varanda de apartamento

Tamanho

O primeiro passo é medir o espaço disponível na sua varanda e escolher um sofá que se encaixe perfeitamente nele, sem atrapalhar a circulação ou deixar o ambiente apertado.

varanda com sofá e cadeira

Você pode optar por um sofá de dois ou três lugares, um sofá de canto, um sofá modular ou até mesmo um sofá-cama, dependendo do tamanho e do formato da sua varanda.

Material

Escolha um material adequado para o seu sofá na varanda, levando em conta a durabilidade, a resistência e a manutenção do móvel.

varanda com sofá pequeno e plantas

Como a varanda é um ambiente externo, que fica exposto ao sol, à chuva, ao vento e à poeira, é preciso escolher um material que suporte essas condições, sem desbotar, rasgar ou mofar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

sofá azul em varanda

Alguns dos materiais mais indicados para esse móvel na varanda são a madeira, o alumínio, o rattan, o bambu e o plástico. Desse modo, evite materiais como o ferro, que pode enferrujar, ou o tecido, que pode manchar ou desgastar facilmente.

Conforto

De fato, o sofá na varanda precisa ser confortável e agradável para o seu uso.

Obviamente, de nada adianta ter um sofá bonito se ele não for convidativo e acolhedor.

varanda aconchegante com sofá amplo

Para garantir o conforto do seu sofá, você pode investir em almofadas, mantas, futons e pufes, que além de deixar o seu sofá mais macio e quentinho, ainda vão dar um toque de cor e estilo ao ambiente.

Estilo

Claro, escolher o sofá na varanda também envolve avaliar o estilo desse espaço e de sua casa, no geral. O importante é criar uma harmonia visual e uma identidade à varanda.

sofá em varanda pequena neutra

Nesse sentido, é possível optar por um sofá mais clássico, moderno, rústico, romântico, boho ou qualquer outro que reflita a sua personalidade e o seu gosto.

Custo-benefício

Por fim, mesmo se não pretende gastar muito, lembre-se da regra do custo-benefício, ou seja, um sofá que valha a pena o investimento.

Analise não somente o preço do sofá, mas também a sua qualidade, a sua durabilidade, a sua funcionalidade e a sua beleza.

sofá na varanda pequena

Não adianta comprar um sofá barato, mas que vai durar pouco, que vai ser desconfortável, que vai ficar feio na sua varanda ou que vai te dar dor de cabeça com a manutenção.

Por outro lado, também não adianta comprar um sofá caro, mas que vai ser grande demais, que vai ser difícil de limpar, que vai destoar do resto da decoração ou que vai ficar esquecido na sua varanda.

varanda pequena com dois sofás

Assim, o foco é encontrar um equilíbrio entre o preço e a qualidade, e escolher um sofá que atenda às suas necessidades e expectativas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário