Início » Plantando » 5 tipos de vasos para suculentas; a escolha correta garante SAÚDE para sua plantinha

5 tipos de vasos para suculentas; a escolha correta garante SAÚDE para sua plantinha

Você já deve ter tido ou ainda possui alguma suculenta em casa. Pois bem, então deve saber que existem vasos para suculentas apropriados, pois assim você terá certeza que a planta crescerá de maneira saudável.

Essas plantas são excelentes no paisagismo, pois não exigem cuidados em demasia para quem tem pouco tempo livre no dia a dia.

Então, hoje, além de saber quais são os tipos de vasos para suculentas, você irá entender os fatores que influenciam nessa escolha.

Como escolher os vasos para suculentas?

vasos para suculentas

De modo geral, é necessário que você analise quatro pontos sobre os vasos para suculentas antes de definir qual é o melhor para sua plantinha!

Material do vaso

Primeiro, se sua suculenta ficar exposta ao sol no jardim, esse é um fator chave. Certos materiais, como é o caso do cimento e vidro, podem se aquecer demais e isso irá prejudicar a planta.

Por outro lado, alguns irão competir com a suculenta em relação à umidade, o que exigirá regas mais frequentes. Um exemplo disso é o vaso de barro.

Assim, a melhor recomendação é que você determine onde deixará a planta para só então escolher o material do vaso.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Aliás, se a suculenta for de sol, a dica é optar por vasos de composição natural, como os de barro e fibra de coco. Se for suculentas de sombra (ideais para ambientes internos), outros materiais são liberados.

Drenagem do vaso

Como você deve saber, as suculentas não são plantas muito fãs de água em excesso, muito menos de umidade, pois isso pode causar apodrecimento de suas raízes.

Nesse caso, há um cuidado com a drenagem dos vasos para suculentas, sendo o mais indicado o uso daqueles que tenham furos para esse propósito.

Dessa forma, a terra não ficará encharcada e manterá a planta saudável.

Essa dica é muito valiosa para quem não tem muita experiência com jardinagem, mas se você se sente confiante, pode testar os cachepots, que são os vasos sem furos. Basta você saber corretamente quanto precisa colocar de água em sua suculenta. 

Tamanho do vaso

Quanto ao tamanho dos vasos para suculentas, saiba que não há preocupações. 

No entanto, tenha em mente que a planta crescerá conforme o tamanho dele, então se ela estiver em um vasinho bem pequeno, ela ficará bem limitada por isso.

Caso queira que ela cresça, coloque-a em um vaso maior ou de tamanho proporcional.

Inclusive, em arranjos com várias suculentas, dê prioridade aos vasos grandes e de boca larga.

Estilo do vaso

O estilo de decoração do ambiente onde você colocará sua suculenta também pode lhe ajudar a definir qual é o melhor estilo de vaso.

Decorações clássicas combinam com vasos de cerâmica ou de vidro. Espaços modernos e despojados ficam lindos com vasos de cimento.

Se o seu ambiente é decorado no estilo rústico, boho ou industrial, os vasos para suculentas de barro são perfeitos.

5 tipos de vasos para suculentas

Com os fatores citados acima, agora é mais fácil compreender sobre alguns tipos de vasos para suculentas e como eles interferem na saúde de sua plantinha.

Abaixo, leia mais sobre cada um para tomar uma decisão certa:

Vaso de barro

É tipo como o melhor tipo de vaso para suculentas, pois dá à planta a sensação de estar plantada no chão, ou seja, ele recria um ambiente semelhante ao encontrado na natureza para ela.

A vantagem é que o barro favorece a absorção de água, então mesmo errando a mão na hora da rega, como o material é poroso, ele será capaz de regular a umidade de maneira natural.

Claro, tome cuidado para que a planta não fique totalmente seca, pois o barro, como dito anteriormente, compete pela água.

Vaso de cimento

O vaso de cimento também é poroso, por isso esse material permite uma troca de umidade com o ambiente.

Porém, ele tende a reter calor, o que pode ser muito prejudicial para a suculenta. Logo, a rega deve ser em menor quantidade, mas com frequência.

Outro detalhe é que o material libera cal, que também é danoso à planta. Recomenda-se que o vaso seja impermeabilizado.

Vaso de cerâmica

Os vasos para suculentas de cerâmica são impermeáveis e garantem que a terra fique úmida por um tempo prolongado.

Caso seja sua escolha, procure verificar sempre a umidade da terra antes de fazer qualquer rega. 

Vale mencionar que esse vaso é mais recomendado para ambientes internos por dois motivos: o aquecimento natural do material e pela fragilidade.

Vaso de vidro

Elegante, o vaso de vidro é uma opção indicada para ambientes internos por causa do material frágil, afinal em áreas externas a probabilidade de quedas e outras fatalidades é bem grande.

Além disso, o vidro se aquece muito ao sol, o que não é uma boa ideia para a suculenta, devendo ser mesmo utilizado em ambientes frescos. 

Vaso de fibra de coco

Parecido com o vaso de barro, o vaso de fibra de coco absorve grande parte da umidade, mas ele se destaca por não ressecar demais o solo.

Por ser de composição natural, o material é capaz de doar nutrientes para a sua suculenta, o que favorecerá o seu desenvolvimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário