Início » Plantando » 5 passos para fazer um terrário: entenda como ter um mini jardim de uma forma SIMPLES e BARATA

5 passos para fazer um terrário: entenda como ter um mini jardim de uma forma SIMPLES e BARATA

Veja passos essenciais que vão te ajudar a montar um terrário incrível, tendo uma peça especial para complementar sua decoração

O terrário é um mini jardim feito dentro de recipientes de vidro. É um item de decoração perfeito para quem gosta de plantas e quer ter uma alternativa criativa, diferente e que dê muito mais charme para a decoração.

O melhor? É simples fazer terrário em casa! Aqui, indicamos como montar o seu em cinco passos. Confira e aproveite para seguir nossas dicas, montando um terrário incrível para seu lar!

1. Escolha o recipiente de vidro que utilizará

5 passos para fazer um terrário: entenda como ter um mini jardim de uma forma SIMPLES e BARATA

Seu passo inicial é escolher o recipiente de vidro que utilizará para montar o terrário. Ele não pode ser fechado, pelo contrário, precisa ter uma abertura para que consiga colocar as plantas com maior facilidade.

Aproveite para ler:
Melhores espécies de suculentas de sombra para ter dentro de casa!

Além disso, o recipiente precisa ter capacidade suficiente para usar as plantas que deseja. Se for apenas um tipo de planta de porte pequeno, um vidro com capacidade menor é suficiente. Caso use mais plantas de portes variados, escolha um recipiente maior.

Outro ponto essencial é que o recipiente precisa ser profundo o suficiente para dar espaço às raízes da planta. Você pode investir, por exemplo, em aquário, vaso, chaleira, sopeira, luminária, taça, garrafa, frasco e redomas de vidro.

2. Separe materiais que usará na montagem

como fazer um terrário

Depois de escolher o recipiente de vidro que utilizará, é preciso separar todos os materiais que você vai precisar para a montagem. Veja o que utilizar:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

  • Solo ou musgo: deve ser leve e ter boa drenagem. Se escolher o musgo, o melhor é o esfagno;
  • Cascalhos e pedras pequenas: favorecem a drenagem da água e garantem um melhor acabamento para o terrário;
  • Carvão ativado: contribui para que se tenha uma boa drenagem da água;
  • Par de luvas: ajudará no manuseio das plantas;
  • Regador: para irrigar as plantas do terrário;
  • Enfeites: é possível usar conchas, pedras, miniaturas para terrário, bonecos, peças de decoração de aquário, entre outras.

3. Defina as plantas que utilizará

terrário simples

Seu próximo passo é definir quais plantas utilizará para a montagem do terrário. O ideal é que sejam resistentes e que tenham características similares, para que cresçam juntas e se tenha um resultado mais bonito.

Uma das alternativas mais utilizadas, econômicas e que sempre dão um resultado incrível é o terrário de suculentas. No entanto, também há outras plantas que são perfeitas para esse fim, como as que listamos a seguir:

  • Cacto: sobrevive em ambientes quentes e áridos, pois tem maior capacidade de acúmulo de água em seus tecidos. Por isso, não demanda regas frequentes;
  • Hypoestes: espécie que tem característica ornamental devido à sua folhagem. Possui caule flexível e fino, que é fácil de ser quebrado;
  • Maranta: planta que não precisa de muita luz do sol, por isso é ideal para ambientes internos. Sua folha é estampada e tem textura que lembra uma melancia, mesclando tons de verde;
  • Samambaia: perfeita para preencher o terrário, dando melhor acabamento para o mini jardim;
  • Trapoerabas: tem boa capacidade de adaptação a diferentes ambientes. É uma planta mais rústica;
  • Violeta: trata-se de uma planta delicada, que precisa receber boa iluminação para se desenvolver.

4. Monte seu terrário

montagem de terrário

Depois de separar tudo o que precisa, inclusive as plantas, chegou o momento de montar seu terrário. Confira este passo a passo para lhe ajudar:

  1. Lave o recipiente de vidro e seque bem;
  2. Coloque o material de drenagem, criando uma camada de cerca de 2,5 centímetros de altura. Misture cascalho, pedrinhas, um punhado de carvão ativado e espalhe isso no fundo do recipiente;
  3. Insira o musgo e depois a terra. O ideal é que tenha de cinco a oito centímetros de terra. Aperte levemente para eliminar o ar entre as camadas;
  4. Faça orifícios na terra e comece a plantar, colocando as espécies nos buracos. Aplane a terra para finalizar;
  5. Coloque enfeites no terrário, como musgo, pedras, entre outros.

5. Cuide do terrário

terrário de suculentas

Depois de plantar, inicia-se o processo de cuidar do terrário! Recomenda-se que faça regas uma ou duas vezes por semana. Se utilizar suculentas ou cactos, a rega pode ser feita uma vez por mês.

Além disso, se notar o aparecimento de alguma erva daninha, mofo ou de plantas doentes e murchas, tire-as do terrário. Dá para colocar a peça na sala, quarto, home office, banheiro, enfim, onde quiser complementar a decoração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário