Início » Jardinagem » 10 vegetais para plantar em sua casa; essas opções incríveis crescem para sempre

10 vegetais para plantar em sua casa; essas opções incríveis crescem para sempre

Confira 10 opções de vegetais que você pode plantar em casa, de maneira simples e orgânica, seja no quintal ou em vaso

Plantar vegetais em casa é o desejo de muitos! Não é para menos, afinal, ajuda a economizar com a alimentação e ainda se garante vegetais mais saudáveis, sem agrotóxicos, principalmente se investir em um cultivo orgânico.

Quer apostar nessa ideia, mas não sabe o que plantar em casa? Então, confira aqui 10 sugestões de vegetais que você pode cultivar em seu lar, com alternativas que crescem para sempre!

1. Alface

10 vegetais para plantar em sua casa; essas opções incríveis crescem para sempre

A alface é um dos vegetais mais fáceis de plantar e costuma gerar alimento de forma contínua, se o cultivo for bem cuidado. O melhor? Dá para plantá-la em baldes, vasos, jardineiras, no quintal de seu lar, enfim, em qualquer lugar.

O solo precisa ser drenado, rico em nutrientes (use adubos orgânicos) e dá para utilizar as sementes, regando-as em dias alternativos. A planta precisa receber sol por aproximadamente 5 horas por dia e gosta de temperaturas amenas.

2. Batatas

Batatas
Batatas

As batatas são queridinhas nas refeições dos brasileiros e você pode plantá-la em casa, inclusive em vasos e baldes. O ideal é que o recipiente tenha, no mínimo, 30 centímetros de altura.

Cada vaso ou balde pode ter até três plantas e fornece cerca de 20 batatas em suas raízes no período de dois meses.

3. Alho

Alho
Alho

O alho é amplamente utilizado para temperar pratos do dia a dia e dá para plantá-los em sua horta no quintal ou em vasos. Recomenda-se que semeie com uma distância de 15 centímetros entre cada dente.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A rega deve ser feita com frequência, apenas para deixar a terra úmida e não encharcada. Água em excesso pode levar ao apodrecimento do alimento.

4. Beterraba

Beterraba
Beterraba

Recomenda-se que a beterraba seja plantada em um vaso fundo, para que a raiz tenha espaço suficiente para se desenvolver de maneira adequada.

Por isso, escolha um vaso que tenha, no mínimo, 30 centímetros de profundidade. Outro cuidado que se deve ter no cultivo é manter o vaso num local com temperatura máxima de 29ºC.

O solo deve ser rico em nutrientes e a planta precisa receber aproximadamente seis horas de sol por dia. Sobre as regas, devem ser feitas para manter o solo úmido.

5. Cenoura

Cenoura
Cenoura

A cenoura se destaca por ter cultivo fácil, plantando as sementes na terra, a uma distância de 5 a 7 centímetros entre elas. As regas devem ser regulares, mas não deixe a terra encharcada.

A planta precisa receber sol direto diariamente e a colheita costuma ser feita em cerca de 100 dias após a data inicial do plantio.

5. Cebola

Cebola
Cebola

Assim como o alho, a cebola é usada nos pratos como tempero. No que se refere ao cultivo, é uma alternativa que não demanda muitos cuidados para que tenha uma plantação de sucesso.

É possível plantar cebola a partir de sementes ou mudas. A área de cultivo deve receber sol de 6 a 7 horas por dia e a terra deve permanecer úmida, mas não encharcada.

6. Couve

Couve
Couve

A couve está presente em inúmeros pratos, seja como acompanhamento de comidas do dia a dia, da famosa feijoada ou como ingrediente principal de sucos.

É simples plantar couve em casa e é possível colhê-la em cerca de 7 semanas. Além disso, sua plantação fornece alimento por até 10 meses.

7. Espinafre

Espinafre
Espinafre

O espinafre é um alimento altamente nutritivo e simples de ser cultivado em casa. indica-se que plante as sementes a um centímetro de profundidade na terra e elas começam a germinar em até duas semanas.

No entanto, é importante garantir que o solo é rico em minerais e que seja grosso, arenoso e bem drenado. Durante as regas, não molhe as folhas, foque em colocar a água apenas na terra.

8. Pepino

Pepino
Pepino

O cultivo do pepino não exige muitos cuidados! Recomenda-se que coloque quatro sementes na terra com cinco centímetros de distância uma das outras. Regue diariamente e faça uma adubação a cada 15 dias. Use suportes conforme a planta cresça, como os de madeira ou telas.

9. Tomate cereja

Tomate cereja
Tomate cereja

Trata-se de uma opção interessante para cultivo em apartamentos com varanda, utilizando vasos grandes e suporte para galhos. A planta precisa ficar 12 horas no sol, que não pode ser intenso. A rega deve ser feita a cada 3 dias, evitando deixar o solo encharcado.

10. Ervilha

Ervilha
Ervilha

A ervilha tem cultivo simples, basta semear grãos ou sementes diretamente no solo ou em vasos. Trata-se de uma planta que gosta de temperatura amena, de até 18ºC. Por isso, indica-se iniciar o plantio no começo da primavera.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário