Início » Decorando » TESTE qual é o seu estilo de decoração preferido e o que isso revela sobre a sua personalidade

TESTE qual é o seu estilo de decoração preferido e o que isso revela sobre a sua personalidade

Você já parou para pensar sobre qual é o seu estilo de decoração preferido? Essa questão pode ser bem desafiadora, não é? Afinal, não existem apenas dois ou três estilos. São vários.

E nem sempre pendemos nossa preferência somente para um. De toda forma, ao iniciar um projeto ou mesmo reformar algum cantinho de sua casa, entender qual é o seu gosto é fundamental para acertar na decoração.

Lembre-se de que, embora possamos citar alguns estilos específicos, esta não é a lista definitiva. Os estilos estão constantemente mudando e evoluindo, podendo até ser uma combinação de vários deles para várias pessoas.

Por isso, acompanhe esse guia para conhecer e quem sabe finalmente conhecer seu estilo de decoração preferido de uma vez!

Moderno

sala de estar em estilo moderno

Ao contrário do que muitos podem pensar, o estilo moderno não é frio e austero.

Como estamos falando de decoração, aproveite para ler:
Como decorar corredores?

Na realidade, seu foco é na simplicidade, na quebra de elementos até o mais simples e fundamental, com foco em linhas limpas, ou seja, ele enfatiza a presença de linhas retas nas mais variadas direções, além de curvas (sendo estas inseridas de forma pontual).

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Sua paleta de cores é mais neutra com toques de cor ocasionais.

Tradicional

ambiente com decoração tradicional

Esse é um dos estilos de decoração mais antigos e comuns. Basicamente, ele se destaca pela presença de formas tradicionais, logo você encontra simetria nele.

Há uso de camadas conscientes, formalidade e peças com padrões.

No geral, esse estilo de decoração preza pelas cores neutras, como bege e branco, destacando detalhes decorativos como acessórios de porcelana, de latão e ainda artes paisagísticas. 

Boho

quarto com estilo boho

O estilo boêmio vem se tornando muito popular há uns bons anos, mas suas raízes são antigas. A ideia dele é reunir elementos naturais/orgânicos de maneira organizada.

Assim, valoriza-se o uso de peças artesanais, como tapeçarias, cerâmica, tapetes, etc. Você pode encontrar uma mistura de cores e texturas, porém ainda é possível encontrar uma versão totalmente neutra desse estilo.

Em resumo, têxteis e acessórios são abundantes na decoração, o que indica um foco mais maximalista.

Industrial

sala de jantar e estar integrados em estilo industrial

Outro queridinho dos dias atuais, o estilo industrial é um pouco mais “masculino” que os outros estilos, pois baseia-se em muito metal, couro e madeira rústica.

No entanto, isso pode ser suavizado com uma paleta de cores neutras (mesmo que essa decoração seja mais comum em preto e cinza) e até a utilização de objetos que podem dar personalidade ao ambiente.

Além disso, móveis e acessórios antigos, com elementos inacabados, fazem parte desse estilo.

Minimalista

estilo minimalista em cozinha

No estilo minimalista, você vai se deparar com algumas nuances similares à decoração moderna, como as formas simples e clean.

Com o pensamento de “menos é mais”, esse conceito aborda que o espaço deve servir a um propósito, então não há objetos, móveis ou camadas extras.

O cuidado entra também nas cores – que são geralmente neutras, como o preto, cinza e branco. Aliás, a melhor aposta são os móveis multifuncionais, que garantem funcionalidade ao ambiente.

Maximalista

decoração de sala de estar maximalista

Estamos diante do exato oposto ao estilo minimalista. Enquanto que o minimalismo prega o “menos é mais”, aqui o lema é “quanto mais, melhor”, mostrando perfeitamente a personalidade do morador.

Há muito uso da criatividade na decoração desse estilo, onde pode-se ousar nas cores e elementos que compõem o ambiente. 

A mistura de tendências e estilos, como boho e moderno, por exemplo, é bem-vinda no maximalismo. Entretanto, mesmo com inúmeros itens decorativos distintos, é necessário que eles estejam em harmonia entre si.

Escandinavo

cozinha em estilo escandinavo

Em seguida, podemos destacar o design escandinavo, uma opção de decoração nórdica minimalista, voltada para o uso de cores suaves e neutras associadas com madeiras de tons claros, brancos e cremes. 

É possível adicionar sutis toques de cor no ambiente para deixar o espaço mais convidativo. Usa-se ainda padrões botânicos e de animais, mas modelos limpos e simples.

Lembrando que a madeira é natural, com linhas suaves.

Rústico

sala de jantar rústica

Quando falamos de rústico, imediatamente lembramos de casas no campo e de ambientes rurais em geral. E é isso mesmo: um estilo ligado à natureza.

Seu intuito é utilizar elementos que fazem referência ao campo nos cômodos, envolvendo materiais como pedras, tijolinhos aparentes, madeira, couro e outros materiais naturais.

A decoração rústica pode ser aproveitada em pisos e revestimentos, móveis e objetos de decoração, levando formas não polidas e de texturas diferentes ao espaço, sempre idealizando conforto e aconchego. 

Japandi

estilo decorativo japandi

Por último, o estilo japandi merece destaque. Ele vem como o resultado da mistura entre o estilo de decoração escandinavo com o design japonês, portanto já se pode imaginar que suas características envolvem elegância, delicadeza e conforto.

Nas cores, as mais usadas são as sóbrias e/ou claras. Nos móveis, preza-se pelo uso de materiais mais naturais e rústicos, com formas e linhas simples.

Esse estilo também pode ser parecido com o minimalismo pela presença de poucos elementos no cômodo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário