Modelos de janelas – Conheça os melhores tipos

Parte importante de todo projeto de arquitetura, as janelas são elementos que promovem a entrada de luz e da ventilação natural no ambiente interno. Por causa disso, é fundamental que se realize um estudo de insolação o local para escolher a melhor posição para elas e também qual o modelo mais apropriado para cada ambiente.

Com a existência de diversos modelos de janelas, sugere-se que se analise as características técnicas e a qualidade desses modelos para que a escolhida traga durabilidade e boa funcionalidade.

Modelos de janelas

Modelos de janelas

Cada modelo de janela conta com uma função e se adapta a situações distintas, principalmente pelo material de sua composição e os tipos de abertura que devem ser levados em consideração antes da aquisição.

Conheça quais são os principais modelos de janelas existentes no mercado e que podem fazer parte de seu lar:

  • Janela basculante:

Os modelos de janela basculante ganham esse nome justamente por causa do básculo, designação para a alavanca que é usada para abrir e fechas as folhas desta esquadria. Essa alavanca fica situado na lateral da janela e assegura a abertura de todas as folhas ao mesmo tempo.

As janelas basculantes são feitas por base de alumínio ou aço e com revestimento com folhas de vidro.

  • Janela camarão (ou sanfonada):

Nesse modelo, as “folhas” da janela são dobradas conforme a sua abertura, ou seja, abrindo-as por completo permite ampla iluminação. Em geral, podem ser feitas de madeira, vidro ou com os dois materiais em conjunto.

Traz elegância, porém tem uma desvantagem bem clara: a limpeza, que é mais árdua.

  • Janela de abrir:

As janelas de abrir são as que têm abertura das folhas para fora, com base em eixo vertical. Isso faz com que esse modelo bem tradicional se abra completamente, facilitando a limpeza e permitindo até a instalação de telas de proteção ou grades de segurança.

As folhas deste modelo de janela ficam fixas nas laterais para garantir a praticidade da abertura. Essas janelas podem ser encontradas em madeira ou de vidro.

Modelos de janela

  • Janela de correr:

A janela de correr é o modelo em que as folhas possuem um deslizamento horizontal, dando uma boa abertura para iluminação e ventilação do ambiente.

As janelas do estilo de correr podem também conter o uso de grades de segurança. De material, pode-se encontrar esses modelos em PVC, alumínio e vidro.

  • Janela guilhotina:

Como o próprio nome indica, a janela guilhotina trabalha com a movimentação dos caixilhos na vertical (é semelhante às janelas de correr, porém essas são na horizontal). Embora seja mais comum encontra-las em casas antigas, hoje já existem modelos mais modernos.

Dessa forma, encontra-se uma janela guilhotina de madeira ou de vidro.

  • Janela pivotante:

Janela pivotante é a denominação de um modelo de janela que se abre para o lado, pois as folhas giram justamente sobre o seu eixo, em até 90°.

Em geral, a pivotante é uma janela encontrada em madeira e alumínio com vidro.

  • Janela projetante:

A abertura da janela projetante é realizada para o lado externo do ambiente, de uma maneira que as folhas fiquem na parte superior ou lateral da janela.

Bastante versátil pela quantidade de tamanhos, esse modelo de janela pode ocupar pouco espaço na parede e ser um bom substituto para outros modelos maiores e tradicionais.

  • Janela veneziana:

Um modelo muito tradicional é a janela veneziana, pois tem frestas de ventilação que podem ser reguladas para maior ou menor abertura – os modelos atuais contam com vidro na parte interna para que seja possível mantê-lo fechado quando há temperaturas mais baixas, mas ainda permite a entrada de luminosidade.

É possível instalar grades de segurança também nesse modelo. As janelas de madeira são os tipos mais comuns, mas também tem em metal.

Modelo de janela

Como escolher as janelas para os ambientes?

Cada ambiente de sua casa exigirá um modelo de janela diferenciado. Descubra:

  1. Sala de estar e sala de jantar:

São ambientes que sempre contam com a presença de bastante pessoas – tanto da família como de amigos – e, por isso, pode ser recomendável o uso de janelas amplas para permitir maior entrada de luz natural e ventilação.

  1. Quartos:

Em dormitórios, o modelo de janela mais usado são as venezianas, pois possuem ventilação constante por meio das frestas e são de fácil manuseio, sem contar que possuem um visual interessante.

  1. Banheiros:

Nos banheiros, a janela ideal permanece sobre o basculante, mas já é bastante utilizado o estilo de correr também. Isso se deve pela facilidade de abertura e fechamento, além de ter uma limpeza bem simples. A ventilação também é muito considerável, especialmente para um ambiente úmido como esse.

Procure um modelo de alumínio para não enferrujar com a umidade.

  1. Cozinhas e corredores:

Nesses dois ambientes, a janela recomendada é a de correr – tanto a de aço, alumínio como a toda de vidro. Esse modelo promove iluminação e ventilação, bem como resistência na medida certa.

É claro que são só dicas, procure colocar as janelas que mais se adaptam ao tamanho de cada ambiente da casa.

Não existem regras sobre medidas para janelas, mas procure atentar-se para essas indicações quando for escolher os modelos de janelas, está bem?

  • Em banheiros: 0,60 x 0,60 m;
  • Em quartos e salas: 1,20 x 1,20 m;
  • Em cozinhas e corredores: 0,60 x 0,80 m.

Preze por materiais de qualidade e especifique se a intenção da janela também será a de fazer certa vedação térmica ou acústica para seus determinados espaços.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply