Início » Organizando » 5 passos para escolher cor da cortina: entenda o que você PRECISA para acertar na decoração

5 passos para escolher cor da cortina: entenda o que você PRECISA para acertar na decoração

Está em dúvida sobre como escolher cor da cortina? Então, confira aqui os passos para eleger a tonalidade perfeita

Não sabe como escolher cor da cortina para usar em seu lar? Acredite, esse é um problema muito comum, afinal, há peças de várias tonalidades e não é tão fácil combiná-las com o restante da decoração.

Mas escolher cor da cortina não é uma tarefa impossível! A seguir, apresentamos cinco passos e dicas que vão simplificar esse processo, reduzindo a chance de erro. Confira e saiba como escolher a tonalidade perfeita!

1. Considere o tamanho do cômodo

5 passos para escolher cor da cortina: entenda o que você PRECISA para acertar na decoração

Existem cores que passam sensação de amplitude e outras que dão a impressão visual de que o espaço é menor. Por isso, é essencial considerar o tamanho do cômodo para escolher cor da cortina perfeita.

Veja também:
Como escolher a cortina ideal?

Para salas, quartos, home office e cozinhas pequenas, indica-se o uso de cores claras, como o branco, off white e bege. Tais tonalidades refletem melhor a luz, o que dá a impressão visual de que o espaço é maior.

Já cores escuras e sóbrias devem ser evitadas em cômodos pequenos, porque dão a sensação de redução do espaço. Portanto, terá a impressão de que a área é ainda menor.

Se o tamanho do cômodo não for um problema, você pode escolher cortina de qualquer cor, não há restrições sobre o uso das tonalidades.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2. Tenha em mente a cor da parede do cômodo

cortina branca em parede bege

Procure, também, considerar a cor da parede do cômodo em que instalará a cortina. O ideal é que ambas tenham alguma semelhança, para garantir um visual mais harmônico.

Por exemplo, se sua sala tiver paredes beges, você pode escolher uma cortina branca. Tais tonalidades são parecidas e passam sensação de harmonia.

Além de trabalhar com tonalidades semelhantes, você também pode apostar no contraste. Por exemplo, suponha que a parede de sua sala seja cinza escura, como a do cimento queimado.

Nesse caso, o uso de uma cortina branca é perfeito, contrastando uma cor sóbria com outra clara. Também é possível escolher uma cortina cinza clara, quase branca.

3. Leve em consideração as cores da decoração da área

cortina azul em sala de estar

Outra forma de acertar na escolha da cor da cortina é considerar outras tonalidades que são utilizadas na decoração da área. Desse modo, você conseguirá harmonizar o tom da peça com o de outros itens.

Por exemplo, se sua sala tiver móveis de madeira natural, que não foi pintada, escolher cortinas em tons terrosos é uma excelente alternativa, bem como na cor bege.

Caso sua decoração tenha tons de vermelho ou de vinho, uma boa opção é apostar em uma cortina rosa clara, coordenando todas as tonalidades, de modo a conseguir um visual mais bonito e harmônico.

Outra boa opção é criar um tom sobre tom usando a cortina. Por exemplo, suponha que a decoração da parede seja roxa. Neste caso, uma cortina lilás ajuda a ter esse efeito, além de garantir unidade visual na decoração do cômodo.

4. Escolha com base no estilo decorativo do espaço

cortinas florais em quarto

O cômodo é decorado com base em algum estilo decorativo? Então, utilize-o como base para escolher a cor da cortina. Por exemplo, em uma decoração rústica, tons terrosos, de bege e branco combinam perfeitamente.

Já em uma decoração industrial, tons sóbrios como os de cinza e preto são ideais. No estilo romântico, cores suaves, como os tons pastel, são as melhores escolhas.

Quando você considera o estilo decorativo do espaço fica mais fácil limitar a cartela de cores. Além disso, reduz-se expressivamente a possibilidade de erro na decoração do cômodo.

5. Defina a sensação que deseja conferir ao cômodo

quarto neutro com cortinas brancas

As cores podem transmitir sensações específicas, por isso é interessante considerar o que deseja que o espaço passe para seus usuários. Por exemplo, você quer que a área transmita uma sensação extra de conforto?

Então, aposte em cortinas com cores quentes ou com um subtom quente, pois tais tonalidades passam uma impressão de acolhimento e de agradabilidade, tornando a área mais confortável.

Caso queira que um espaço que transmita calmaria e relaxamento, o ideal é apostar numa cortina com cor ou subtom frio, por exemplo, variações de azul, roxo e off white acinzentado.

Vale lembrar que tais tonalidades podem aparecer na peça inteira, como no caso das cortinas lisas. Mas também há a opção de uso em detalhes, como em cortinas estampadas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário