Início » Plantando » Como plantar jasmim: saiba como ter essa planta perfumada no jardim de forma fácil

Como plantar jasmim: saiba como ter essa planta perfumada no jardim de forma fácil

O jasmim é uma planta conhecida por sua beleza, perfume doce e suas flores brancas ou coloridas. Além disso, possui diferentes funcionalidades e pode servir como decoração, chás, perfume, cosméticos e até mesmo remédio.

Essa flor decora seu jardim, cercas, paredes e pérgulas e pode ser cultivada em casa, mas para isso, é necessário definir qual variedade escolher, pois possuem diferentes opções, então escolher a que mais combina com você é essencial. 

Como plantar jasmim

Como plantar jasmim: saiba como ter essa planta perfumada no jardim de forma fácil

Para plantar jasmim você pode escolher entre algumas opções: sementes, mudas ou estacas. O processo de cultivo será feito a partir dessa escolha. 

Gosta de flores? Então, leia:
Como plantar e cultivar lavanda?

Escolha o local de plantação

O jasmim pode ser plantado tanto em vaso quanto em canteiro. Caso deseje que ele cresça como trepadeira, é necessário ter um suporte para que ele se desenvolva dessa forma.

Clima e luminosidade

Ambientes com bastante iluminação e luz solar são os preferidos da jasmim. Existem jasmins de inverno e verão, as de inverno podem ser plantadas sob o abrigo de uma parede e gostam de sombra parcial, enquanto a de verão gosta de espaços ensolarados.

Plantar o jasmim a meia sombra também é uma opção, mas o ideal é que receba pelo menos 5 horas de luz solar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Jasmim

Solo e adubação

O solo da jasmim deve ser fértil e profundo, com boa capacidade de drenagem. Caso seja plantada em solo pobre, a planta não terá um bom desenvolvimento. Quanto mais fértil for o solo, maior será seu crescimento.

O jasmim não gosta de ser transferido de lugar, então plante no local definitivo, mas caso precise mudar, retire apenas quando a planta estiver bem fortalecida. 

Como plantar jasmim em vaso

jasmim em vaso

Nem todo mundo possui um bom espaço de terra disponível para plantações, e nesse caso, fazer o cultivo em vaso é a opção para quem deseja ter uma planta em casa, no caso do jasmim não é diferente. Descubra como fazer seu cultivo em vaso. 

  • Tenha um vaso com boa drenagem. Ele precisa ter furos no fundo para a água escoar e não ficar encharcada. Adicionar adubo e pedras no fundo também ajuda na drenagem da planta.
  • Se estiver plantando sementes, cubra com uma leve camada de terra. Caso seja uma muda, cubra completamente as raízes. As sementes levam cerca de 30 dias para germinar e devem ser protegidas do sol intenso. 
  • Regue o jasmim depois de plantar deixando o solo úmido, nunca encharcado. Regue até ver a água saindo pelo fundo do vaso. 
  • Alguns cuidados especiais são necessários: regue a planta semanalmente ou sempre que estiver a terra estiver seca. Aplique fertilizante rico em potássio pelo menos uma vez ao mês. Pode as flores e folhas mortas para que o jasmim cresça saudável. 
  • Escolha um local com sombra parcial para deixar o vaso. O jasmim gosta de temperaturas altas, então escolha um local em que ele receba bastante luz solar, mas que tenha pelo menos 3 horas de sombra. 

Como plantar jasmim no solo

flores de jasmim

Se for plantada direto no solo, o trabalho com a jasmim será ainda menor. 

  • A plantação deve ser feita normalmente e as podas realizadas durante o inverno, pois é quando a planta possui menos folhagens e galhos secos que devem ser retirados. 
  • Você pode optar por sementes, mudas ou estacas. 
  • O jasmim não costuma atrair pragas, mas é sempre bom verificar sua saúde. Alguns jardins podem sofrer com pulgões em brotos jovens, cochonilhas ou ácaros vermelhos. Aplique inseticida ao primeiro sinal das pragas. 

Existem três tipos de jasmim que podem ser cultivadas: o jasmim-comum (Jasminum officinalis), que floresce na primavera e possui um óleo utilizado na aromaterapia. O jasmim-rosa (Jasminum polyanthum), com suas flores que se abrem brancas e são ótimas para decoração. E o jasmim-estrela (Trachelospermum jasminoide), que possui folhas verdes escuras e possui um perfume doce e intenso. 

Após escolher seu tipo de jasmim favorito, é só iniciar os trabalhos e cultivar a planta com cuidado. Em pouco tempo seu vaso e seu jardim estarão bonitos, floridos e bem perfumados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário