Início » Jardinagem » Como Plantar Suculentas pela Folha: Aprenda o Passo a Passo

Como Plantar Suculentas pela Folha: Aprenda o Passo a Passo

Em meio ao crescente interesse por jardinagem urbana, aprender a plantar suculentas pela folha surge como uma técnica valiosa e econômica para amantes de plantas. Então, que tal descobrir como isso é muito mais fácil do que se imagina? Acompanhe abaixo!

Como fazer o plantio de suculentas pela folha?

folhas de suculentas com raízes pequenas

O método de propagação de suculentas através de suas folhas é um processo prático e descomplicado, adequado mesmo para aqueles que estão dando seus primeiros passos na arte do cultivo.

Vamos desvendar as etapas para esse procedimento.

Comece selecionando as folhas

De fato, é essencial selecionar folhas apropriadas da suculenta em questão.

Folhas mais baixas, geralmente estioladas – isto é, estendidas na procura de luz – são ideais.

Faça a remoção com cuidado usando as mãos, pois instrumentos cortantes podem danificar o tecido vital para o enraizamento da planta.

Aliás, olhe por folhas saudáveis, gordas e livres de máculas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

plantio de suculentas por folha

Coloque-as num local iluminado

Após separar as folhas, elas devem ser colocadas em um local iluminado, porém não exposto diretamente ao sol, para evitar a desidratação excessiva.

Nesta fase de preparação, a rega deve ser evitada. A folha irá, naturalmente, formar um calo por onde as raízes surgirão.

A aplicação de hormônios enraizadores naturais, como o mel, pode ser um complemento para estimular o crescimento radicular, embora não seja obrigatória.

Preparação do solo

Com as raízes formadas, prepare um solo específico para suculentas, que deve ser arejado e drenável.

Perlite, areia lavada e substrato próprio para essas plantas compõem a mistura ideal.

como plantar suculentas pela folha

Plantio

Plante as folhas enraizadas nesse substrato e realize uma rega moderada, procurando não alagar o solo, apenas o umedecendo o suficiente para acolher as novas raízes.

Cuidados pós-plantio

Finalmente, após o plantio, cuide para que o solo permaneça levemente úmido. Faça isso borrifando água regularmente.

Não encharque o solo, já que suculentas são suscetíveis ao apodrecimento em ambientes muito úmidos.

Espere até que a folha original seque e se solte por conta própria, indicando que chegou a hora do transplante das novas plantas para o seu vaso final.

Cuidados com o replantio de suculentas por meio de folhas

folhas de suculentas com propagação

Enfim, como dito anteriormente, um dos principais cuidados na hora de replantar suculentas por meio de folhas é sua seleção. Desse modo, evite folhas murchas ou danificadas que têm menor probabilidade de enraizar com sucesso.

O estágio de secagem também merece atenção. A formação do calo é um passo natural e necessário que prepara a folha para desenvolver raízes robustas.

Entenda que a propagação não envolve pressa; paciência é uma virtude essencial para o cultivador de suculentas.

O substrato adequado é seu aliado nesse processo. Opte por um que ofereça a drenagem eficiente, componente chave para evitar o excesso de umidade.

Luz indireta favorável e uma ocasional borrifada de água são suficientes para manter a umidade ideal sem promover condições propensas a doenças fúngicas ou o apodrecimento da planta.

À medida que as plantinhas emergem, é importante que estas tenham espaço suficiente. Evite a tentação de plantá-las muito próximas umas das outras ou demasiadamente perto da folha-mãe para não disputarem nutrientes e luz, assegurando assim um crescimento saudável e vigoroso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário