Início » Pets » Como ter um animal de estimação em um espaço pequeno: veja dicas práticas para tornar a convivência confortável

Como ter um animal de estimação em um espaço pequeno: veja dicas práticas para tornar a convivência confortável

Ter um animal de estimação em um espaço pequeno pode ser um desafio e tanto, não é? Esse “membro da família” também merece tudo do bom e do melhor, por isso é fundamental garantirmos que ele tenha uma convivência confortável.

Para isso, algumas dicas práticas podem ajudar seu pet nessa tarefa, mas lembre-se que muitos pontos precisam ser levados em consideração.

Então, para facilitar esse processo de adoção e adaptação de um pet em um espaço pequeno, como apartamentos ou casas minúsculas, acompanhe esse post!

Dedique espaço para o seu pet

dálmata deitado em cama

Começamos com uma dica bastante óbvia, mas que pode acabar sendo esquecida. Não importa o tamanho do seu espaço – o seu pet precisa saber o que é dele!

Não deixe de conferir:
Como dar comprimido ao seu pet?

Logo, considere esses detalhes:

Cama/local para dormir

No caso dos cães, é fundamental ter um local definido para a cama (ou onde eles preferem descansar) e isso deve ser respeitado.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Você encontra diversos modelos de camas confortáveis, mas lembre-se de adquirir uma que se adapte ao tamanho do seu cachorro e ao espaço disponível, claro.

cama de gato pendurado em janela

Para os gatos, permita que eles escolham o local favorito – pelo menos, a maioria dos felinos faz isso, não é? Você pode comprar uma cama e até ser criativo: que tal pendurá-la na janela? 

Tigela de comida

Outro detalhe sobre um animal de estimação em um espaço pequeno que precisa de atenção é onde você coloca as tigelas de comida e água!

Para os gatos, você pode ainda apostar em algum lugar alto e fora do caminho.

Para cães, no entanto, pense em deixar um espacinho reservado na cozinha ou perto dela, por exemplo. 

Acessórios para pets

Um espaço para os acessórios do seu pet, como brinquedos, guloseimas, etc., também é necessário! 

Na realidade, não há um consenso sobre o acesso aos brinquedos, isto é, se os animais de estimação podem pegar os itens quando quiserem ou apenas em algum momento do dia em que você pode brincar com eles.

De toda forma, você pode armazenar os brinquedos em alguma cesta personalizada no chão ou em uma prateleira.

cantinho pet em casa

Colocação da caixa de areia

Os gatos gostam de privacidade na hora de fazer suas necessidades, por isso encontre um lugar para a caixinha de areia fora do seu caminho e, claro, acessível para eles.

Embora possa parecer árduo em um espaço pequeno, é possível encontrar um local para a caixa de areia. Por exemplo, você pode colocá-la dentro de algo, como em um armário ou embaixo da escada!

Se quiser, você pode cortar um buraco na lateral para uma entrada mais discreta.

Exercícios e atividades de enriquecimento

cachorro brincando com corda

Sabemos que cada animal de estimação tem sua própria personalidade e nível de energia. Portanto, você consegue rapidamente definir quanto exercício seu pet precisa para mantê-lo satisfeito e calmo.

Os gatos, por exemplo, conseguem se divertir tanto sozinhos (com seus brinquedos) quanto com outros gatos (caso você tenha mais de um).

Incorpore brinquedos que estimulem os animais. Para os bichanos, as passarelas são excelentes, ainda mais em espaços pequenos.

Para os cães, rotinas e exercícios são ainda mais cruciais, pois eles precisam manter a forma e queimar o excesso de energia. A ideia é garantir que ele tenha acesso a um quintal ou um parque – leve-o passear o máximo que puder.

mulher abraçando cachorro em espaço pequeno

Inclua atividades pela manhã e à noite, caminhadas curtas durante o dia.

Um bom treinamento também pode manter seu animal de estimação em um espaço pequeno feliz e entretido, e essa é uma ótima ferramenta de enriquecimento.

Segurança

gato com planta

Assim como as crianças, os animais de estimação precisam de segurança. Certas coisas precisam estar fora de seu alcance, como algumas plantas tóxicas. Além disso, é fundamental proteger o que pode cair sobre eles se eles resolverem pular.

Dependendo de como seu espaço pequeno foi projetado, se há escadas que levam para um sótão ou andar de cima, tenha certeza de que o animal pode subir e descer com segurança.

Se eles não podem, impeça que eles subam, especialmente quando você não estiver em casa.

Limpeza

cachorro deitado perto de itens de limpeza

Os pelos de nossos pets podem acabar em tudo que é lugar da casa, não é? Desse modo, é sempre bom manter uma boa higienização do seu espaço.

Um produto altamente útil é o aspirador de pó pela facilidade de locomoção, leveza e ainda são fáceis de guardar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário