Início » Organizando » Dicas para o Dia a Dia » Conheça 7 dicas IMPORTANTES para comprar o material escolar do seu filho

Conheça 7 dicas IMPORTANTES para comprar o material escolar do seu filho

Confira, aqui, dicas infalíveis para comprar material escolar para seu filho e economizar na aquisição dos itens!

Você tem filho na escola? Então, sabe que todo ano é preciso comprar material escolar. Normalmente, a lista abrange cadernos, lápis, livros, entre outros itens que pesam no orçamento.

No entanto, existem dicas que lhe ajudam a economizar na compra do material escolar para seu filho. A seguir, indicamos quais são as sete principais! Continue a leitura e confira!

1. Veja o que pode reaproveitar

Conheça 7 dicas IMPORTANTES para comprar o material escolar do seu filho

É comum que a criança não use completamente alguns materiais escolares do ano anterior. Neste caso, eles podem ser reaproveitados. É o caso de uma mochila, um caderno que não foi totalmente usado ou de um conjunto de lápis de cor.

Também dá para reaproveitar o dicionário, tesoura e régua. Dessa forma conseguirá economizar, bem como evitar o descarte de materiais em bom estado.

2. Pesquise preços em diferentes lojas

Não compre o material escolar na primeira loja que encontrar. A dica para economizar é pesquisar preços em lojas físicas e online, pois a variação de valores costuma ser grande.

O ideal é que pesquise em, no mínimo, três lojas. Dessa forma, você conseguirá ter uma noção de média de valores praticados pelo mercado, identificando o que realmente é barato ou o que está muito caro.

3. Compre a lista de material escolar por partes

material escolar

Não tem dinheiro para comprar toda a lista de material escolar de uma vez? Então, converse com os responsáveis da escola para saber quais itens são imprescindíveis e serão usados logo no começo do ano.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Dessa forma, você pode comprar esses itens primeiro e deixar o restante para os próximos meses. Essa é uma dica perfeita para conseguir economizar, porque os materiais escolares costumam ter preços mais altos logo no começo do ano. Depois, os preços caem.

4. Busque promoções e cupons de desconto

É comum que empresas façam promoções para atrair os pais no começo do ano. Para economizar, busque por essas ofertas, o que pode ser feito online, no site da loja ou em suas redes sociais.

Se decidir comprar material escolar online, a dica é procurar cupons de desconto para conseguir abatimentos e poupar dinheiro. Um simples cupom de frete grátis já lhe ajudar a economizar, eliminando esse custo extra.

5. Compre coleções antigas

cadernos expostos em loja

Existem lojas que ainda têm materiais escolares de anos anteriores e acabam vendendo esses produtos mais baratos. O ideal é que dê preferência a eles, principalmente se quiser comprar algum produto licenciado, que tende a ser mais caro.

Os produtos licenciados são aqueles que têm imagens de personagens de desenhos animados que normalmente fazem sucesso entre as crianças. Para ter direito de uso de imagem, a marca paga por isso e esse custo é repassado para o consumidor final.

6. Aposte nas compras coletivas

Você pode se juntar a outros pais para fazer compras coletivas no atacado. Nesse tipo de comércio, quando você compra em grandes quantidades a loja dá um desconto considerável. Assim, é possível economizar.

Essa é uma dica que funciona bem tanto para compra de materiais escolares como de livros didáticos. Basta entrar em contato com a editora para saber quanto é cobrado por livro caso compre 10 ou 20 unidades, por exemplo.

Também pergunte, tanto na editora como na loja de material escolar, se há desconto para pagamentos à vista. Dessa forma, fica mais fácil poupar dinheiro na aquisição dos itens.

Caso não consiga formar um grupo grande de pais para compra de materiais escolares, a dica é recorrer aos atacarejos, que são comércios que combinam os formatos atacado e varejo.

Os atacarejos costumam cobrar um pouco mais do que os atacados, mas menos do que o varejo tradicional. Portanto, são alternativas para poupar dinheiro.

7. Não compre materiais de uso coletivo

lousa e giz

Existe um ponto essencial que muitos pais não conhecem: a escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo. Eles são de inteira responsabilidade da instituição de ensino.

E quais são esses materiais de uso coletivo? Entram nessa lista itens como papel higiênico, produtos de limpeza, sabão líquido, entre outros. Também não podem cobrar taxas de despesas com energia elétrica, água e telefone.

Além disso, a escola não pode exigir a compra de produtos de uma marca específica ou indicar que os adquira em uma determinada loja. Mas há uma exceção: se a instituição de ensino produziu o material e ele não está disponível no comércio tradicional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário