Início » Para sua Casa » Como economizar energia em casa; essas atitudes SIMPLES merecem sua atenção

Como economizar energia em casa; essas atitudes SIMPLES merecem sua atenção

Toda família busca administrar o orçamento doméstico da melhor forma possível e uma das atitudes que ajudam nisso é saber como economizar energia em casa, afinal a conta de luz é uma das principais dores de cabeça.

Não somente para cortar gastos e ter as finanças sob controle, muitas pessoas têm maior consciência e preocupação com o meio ambiente. Dessa forma, economizar na energia é ajudar na sustentabilidade do planeta.

Veja aqui como é possível poupar bastante sem grandes sacrifícios – são dicas práticas e que vão lhe ajudar a valorizar os seus ganhos!

Como economizar energia em casa?

pessoa segurando lâmpada e colocando moeda em cofrinho

Primeiramente, é fundamental que todos os moradores de sua casa estejam dispostos a contribuir nessa mudança – não adianta apenas um membro tentar mudar o padrão de consumo de uma família inteira.

Logo, com isso em mente, siga essas ideias e atitudes simples que devem ser aplicadas no dia a dia:

Chuveiro é um vilão

Pode parecer difícil economizar energia no chuveiro, mas é possível. Um banho consciente é rápido, em especial quando você fecha o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa xampu e condicionador nos cabelos.

Isso ajuda e muito a economizar não apenas energia, mas água também.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Uma outra sugestão é apostar no chuveiro elétrico, preferindo a posição “verão”. Além disso, ao fazer a limpeza do banheiro, dê uma atenção especial ao chuveiro e limpe os furos para que eles não fiquem obstruídos.

Cuidados com o ar-condicionado e aquecedor elétrico

Outro aparelho que gasta bastante energia é o ar-condicionado e você precisa estar de olho nessas ações:

  • Sempre as janelas fechadas durante o uso;
  • Desligue quando você não estiver no ambiente;
  • Evite o uso prolongado sempre que puder.

Caso ainda não tenha um ar-condicionado em casa, mas tem interesse em comprar, procure adquirir um aparelho que condiz com o tamanho do cômodo onde ele será instalado.

As dicas do ar-condicionado valem para os aquecedores elétricos, lembrando de sempre se posicionar perto dele durante o uso, pois você será capaz de controlar a temperatura e evitar que o eletrodoméstico seja usado na potência máxima.

Em dias frios, ligue-o na potência máxima até garantir o aquecimento do cômodo. Depois disso, selecione a potência média.

Geladeira e freezer também precisam de atenção

É possível manter os alimentos frescos e bem conservados e economizar energia quando você seleciona a opção de temperatura correta. Em dias mais frios, altere para níveis “menos gelados”, o que fará o aparelho gastar menos energia.

Uma dica de ouro é manter a geladeira/freezer longe de fontes de calor na cozinha, como o próprio fogão e até mesmo da incidência de luz solar.

Internamente, não acumule itens na saída de ar gelado, pois isso fará com que a refrigeração fique inadequada e o aparelho precisará trabalhar mais.

Reduza o uso do ferro de passar roupa

Mesmo não sendo um dos maiores geradores de energia na sua casa, um melhor uso desse aparelho é indicado para economizar.

Por isso, procure pendurar as roupas com mais cuidado, deixando-as bem esticadas no varal, para garantir que elas fiquem menos amarrotadas – isso lhe dará menos trabalho depois para passar.

Você ainda pode preferir tecidos que não precisam ser passados, como o caso do poliéster e viscose. 

Outra ideia é aproveitar o vapor do banheiro para deixar as roupas mais finas penduradas lá, assim elas se desamassam sem necessidade de passar ferro.

Tire os aparelhos da tomada

Parece simples, porém você vai perceber a mudança na conta de luz. Retirar os aparelhos das tomadas enquanto não estiver usando é crucial para economizar energia!

É claro que caso você não faça isso, eles acabam entrando em modo standby, o que até gera menos energia do que quando eles estão ligados, mas mesmo assim há um gasto, entendeu?

Iluminação natural é necessária

Para que deixar a luz acesa de um cômodo mesmo durante o dia? Aproveite a luz natural! O problema é a privacidade? Use cortinas translúcidas que lhe ajudam um pouco nisso. 

O uso de vidros e espelhos ajudam a refletir a luminosidade.

Se precisar, reposicione os móveis para conseguir o máximo de luz vinda das janelas enquanto você estiver trabalhando, estudando ou mesmo fazendo seu tempo de leitura do dia.

As cores claras nos ambientes podem ajudar ainda mais nesse ponto, já que tons escuros vão dar a impressão de que é necessário acender a luz mesmo quando ainda é dia.

Tons neutros são as melhores recomendações para deixar os espaços naturalmente iluminados – seja na parede, revestimento de piso e detalhes da decoração.

Troque suas lâmpadas

Trocar as lâmpadas incandescentes por versões de LED ou fluorescentes ajuda a economizar energia em casa!

As lâmpadas de LED são um pouco mais caras, porém tem uma duração 3 vezes maior do que as fluorescentes e consomem pouco mais da metade de energia. Portanto, você deve avaliar a questão do custo-benefício para o seu lar, ok?

Seja qual for sua escolha, saiba que haverá mudanças significativas na conta de luz!

Para complementar, recomendamos que você evite usar os aparelhos “vilões” no período entre 18h e 21h, pois esse é o pico de uso de energia elétrica, o que a torna mais cara.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário