Não ignore essas dicas CRUCIAIS na hora de comprar um novo ferro de passar; evite erros

Confira dicas para comprar ferro de passar roupa e evite erros na sua nova aquisição, garantindo um aparelho perfeito!

O ferro de passar roupa é um item essencial que todo imóvel precisa ter. Esse eletrodoméstico permite desamassar roupas e peças de uso no lar, como toalhas de mesa e panos de prato, deixando-as mais bonitas.

Embora seja um eletrodoméstico muito comum, sua compra sempre gera dúvidas, especialmente entre quem não tem muita experiência no assunto.

Afinal, o que considerar para não errar na compra? Para lhe ajudar na aquisição, separamos dicas cruciais para aquisição de ferro de passar. Continue a leitura e confira quais são!

1. Defina seu tipo de ferro de passar preferido

Não ignore essas dicas CRUCIAIS na hora de comprar um novo ferro de passar; evite erros

Existem três tipos de ferro de passar: a vapor, a seco e portátil. Saber como funcionam e seus diferenciais ajudará a definir o perfeito para seu perfil, atendendo suas necessidades.

O ferro de passar a vapor é perfeito para desamassar tecidos mais grossos e pesados, como o jeans. Ele utiliza o vapor, obtido por meio de água que é colocada em um reservatório, para alisar as peças com maior facilidade.

Já o ferro de passar a seco não possui reservatório de água e utiliza somente o calor para desamassar as peças. Seu uso é mais indicado para tecidos como a seda e o cetim, que podem ser danificados pelo vapor ou perder seu brilho.

Vale lembrar que existem ferros que possuem dupla função, ou seja, eles passam a vapor e a seco. Portanto, são as melhores opções de compra, pois são mais versáteis.

Por último, está o ferro portátil, que é normalmente é bivolt. Eles são pequenos e leves, o que facilita levá-los em bolsas, mochilas e malas. Há versões a seco e a vapor, atendendo diferentes necessidades.

Sua compra é mais indicada para quem trabalha com moda e precisa passar mais peças durante o dia ou para aqueles que viajam muito.

2. Escolha a base ideal

ferro de passar

A base do ferro fica em contato direto com a roupa. O ideal é que seja uma com menor capacidade de aderência possível, pois isso fará com que o eletrodoméstico deslize e seja mais fácil passar a roupa.

Há três principais tipos de base: antiaderente, cerâmica e durilium. A antiaderente é a que possui preço mais em conta, com o benefício de não grudar na roupa e ter limpeza simples, além de um aquecimento rápido.

A base de cerâmica é antiaderente, desliza com facilidade e distribui o calor de forma mais homogênea. Dá brilho às peças, sem deixá-las opacas ou com marcas ao passar. Por isso, costuma ser a opção mais indicada.

Já os ferros com base de durilium expandem o calor, têm bom deslizamento e facilidade de limpeza. A diferença está no preço, que tende a ser um pouco mais caro do que os demais tipos de base.

3. Verifique a potência e a temperatura

mulher passando ferro em roupa

A potência tem a ver com o consumo de energia elétrica do ferro. Se for alta, ela consome mais eletricidade. Em compensação, atinge temperaturas elevadas rapidamente e você demora menos tempo passando suas roupas.

O ideal é que o ferro tenha temperatura regulável. Assim, conseguirá escolher quando quer que o eletrodoméstico utilize toda a sua potência, fazendo um melhor uso dele.

4. Considere o peso do ferro de passar

ferro de passar colorido

Quanto mais pesado for o ferro, maior dificuldade terá em passar roupa por muito tempo. Além disso, aumenta-se o risco de ter dor nas costas e nas mãos.

O ideal é que escolha ferros mais leves, entre 1 kg e 1,2 kg, pois são mais confortáveis. Os que possuem peso acima disso só são práticos na hora de passar tecidos encorpados e de fazer vincos.

5. Prefira o ferro de passar com funções extras

ferro de passar sendo usado

Existem ferros com funções extras que são excelentes adicionais. Entre eles, destaque para o desligamento automático, que desliga o eletrodoméstico após algum tempo de inatividade, evitando acidentes domésticos.

Outros recursos são os de regulagem de temperatura por tipo de tecido, facilitando seu trabalho na hora de passar. Há ferros com vapor extra e spray, detalhes que ajudam a desamassar a roupa rapidamente.

Se o aparelho tiver sistema autolimpante, melhor ainda. Ele evita a formação de resíduos no interior do ferro, que obstruem a saída do vapor e diminuem a vida útil do aparelho.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário