Início » Dicas » Conservando os móveis da sua casa – dicas de limpeza

Conservando os móveis da sua casa – dicas de limpeza

Não há como negar que, dentro de uma casa, os móveis dão tanto trabalho na hora da limpeza quanto o chão, o teto e os vidros das janelas. Isso porque, de uma forma ou de outra, são nos móveis que se acumulam a maior parte da poeira que vem da rua, e esse acúmulo pode acabar fazendo mal à saúde. E, para deixar o cenário ainda mais difícil, eles são mais do que cômodos ou janelas.

Sejam nos móveis para sala, cozinha ou banheiro é preciso ter muito capricho na arrumação, não só para manter tudo em ordem, mas também – e principalmente – para evitar o acúmulo de poeira e evitar danos irreversíveis à saúde. É muito comum encontrarmos, pelo menos, uma pessoa alérgica por família, e, só quem sofre de alergia ao pó sabe o quanto o dia é sofrido quando há o acúmulo de poeira na casa. E, para que você consiga livrar seus pertences de ácaros e bactérias, algumas dicas podem ser muito valiosas, como, por exemplo, manter em dia, e com bons produtos, a limpeza dos móveis.

A dica para fazer tudo de maneira correta e obter melhor aproveitamento na atividade da limpeza é usar o material correto para limpar cada móvel. Por exemplo: enquanto os estofados devem ser limpos com esponjas novas e tecidos, móveis de madeira e compensado, como o rack para TV, podem ser limpos apenas com um paninho umedecido em substâncias próprias, como ceras ou líquidos multiuso. Em móveis onde a poeira realmente tem um acúmulo maior talvez a melhor opção seja usar o aspirador de pó de baixa rotação, ou escova com cerdas macias, para que a limpeza seja feita em profundidade.

Limpeza de móveis - dicas

Outra dica para a conservação dos móveis da sua casa é observar o local onde eles estão posicionados. Móveis próximos de janelas têm a tendência de acumular poeira com muito mais facilidade do que outros móveis. Isso acontece, principalmente, em casas de esquina ou localizadas em ruas de muito movimento, já que a intensidade do tráfego, principalmente de automóveis, pode fazer com que a poeira se espalhe com mais facilidade. Por isso, todo cuidado com esses móveis é essencial, pois, além de conservar a casa limpa, ajuda a prolongar a vida útil da peça.

Já o grande segredo para limpar os móveis com efetividade e sem estragá-los é ler atentamente o rótulo dos produtos de limpeza, já que muitos deles têm finalidades bem específicas e podem causar problemas sérios, como manchas irreversíveis, caso sejam utilizados de forma incorreta. Observar o que é e para que serve cada um deles pode não só salvar a vida de quem está fazendo a limpeza pela primeira vez, mas também pode ajudar a aumentar a vida útil dos móveis. Afinal, uma simples limpeza programada semanal ou quinzenalmente pode ser a saída para manter a casa em ordem, a saúde em dia e deixar os móveis ainda melhor utilizados.

Se você possui mais alguma dica que auxilie na conservação da limpeza dos móveis, participe do blog deixando seu comentário, pois ele pode ser muito importante para outras pessoas que estejam procurando dicas para limpeza de móveis. Participe!

Comente