Início » Plantando » 5 espécies de samambaias para decorar qualquer cômodo da casa

5 espécies de samambaias para decorar qualquer cômodo da casa

As samambaias têm uma vantagem em comparação a outras plantas: elas se dão super bem com a umidade, por isso, há espécies que conseguem se adaptar bem a qualquer cômodo da casa.

Além de dar mais vida para o ambiente, trazendo vários benefícios para a saúde, a samambaia é uma planta muito admirada por dar um suporte decorativo.

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo das espécies de samambaias que têm mais chances de se adaptar com sucesso a qualquer cômodo da sua casa se você cuidar delas direitinho.

1) Samambaia-americana

samambaia-americana em vaso no chão

A samambaia-americana é muito popular porque é uma planta bem resistente. Nesse sentido, ela vai ser uma ótima pedida para quem quer cultivar essa planta dentro de casa, até mesmo pensando na decoração.

Essa planta gosta de meia-sombra ou de luz difusa.

Por isso, você vai poder escolher qualquer ambiente da casa, contanto que ele receba luz do sol em algum momento do dia.

A rega dessa planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco, já que a samambaia é uma planta que precisa de umidade para se desenvolver bem.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2) Renda-portuguesa

samambaia renda portuguesa

Essa espécie de samambaia também pode se adaptar a diferentes condições de ambientes.

Essa samambaia gosta de luz natural, sendo bom garantir que ela vai receber pelo menos um pouco de luz, ainda que não seja luz direta.

Para ajudar no desenvolvimento dessa planta, você precisa fazer a rega dia sim, dia não. Durante o inverno, o intervalo entre as regas pode ser um pouco maior, e você pode regá-las a cada 2 ou 3 dias.

Em relação à poda, o melhor momento para isso vai ser o mês de agosto, já que nessa época as folhas começam a ficar velhas e vão caindo.

3) Samambaia-paulistinha

samambaia paulistinha

O charme dessa planta são as longas folhas de largura estreita do começo até o final.

Essa espécie é ótima para ficar na parte alta dos lugares, e vai dar um charme ainda maior aos ambientes.

Em geral, a samambaia-paulistinha é uma planta que precisa de luz, mas não precisa ser a luz solar diretamente, embora ela até goste disso.

Mesmo assim, se você puder escolher bem, vai ser uma boa ideia optar por espaços próximos a janelas, debaixo de árvores, em varandas ou garagens.

Ou seja, lugares que normalmente pegam pouca ou bastante luminosidade, mas nunca a luz direta do sol.

4) Samambaia-amazonas

samambaia amazonas

O melhor para a samambaia-amazonas é ser colocada em lugares altos, tendo folhas grandes e finas. Se possível, é bom alocá-las na sala ou mesmo na cozinha da sua casa.

Ela vai se dar super bem em locais que tenham luz do sol indireta.

Da mesma forma, ela fica muito bem em locais mais sombreados. Afinal de contas, a luz do sol acaba prejudicando a saúde dela.

Além disso, ela não gosta de lugares muito ventilados, então você pode escolher lugares que sejam mais “quentinhos” para ela.

5) Samambaia-asplênio

samambaia asplênio

Por fim, a samambaia-asplênio é outra espécie que vai se dar super bem com qualquer cômodo da casa.

Ela é uma planta que gosta muito de umidade e também pode se desenvolver em lugares quentes.

Geralmente, o que ajuda a samambaia-asplênio, que tem um desenvolvimento mais lento do que as demais samambaias, é ter bastante composto orgânico no solo. Isso ajuda a planta a se desenvolver um pouco mais e de maneira saudável.

E essa planta nem precisa da luz do sol. Por isso, você pode escolher um lugar para colocá-la sem ficar pensando demais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Deixe seu comentário