Início » Plantando » As 5 espécies de samambaias para você ter em QUALQUER cômodo da casa

As 5 espécies de samambaias para você ter em QUALQUER cômodo da casa

As samambaias têm uma vantagem em comparação a outras plantas. Elas se dão super bem com a umidade, por isso tem espécies que conseguem se adaptar bem a qualquer cômodo da casa.

Além de dar mais vida para o ambiente, trazendo vários benefícios para a saúde, a samambaia é uma planta que é muito admirada por dar um suporte decorativo.

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo das espécies de samambaias que têm mais chances de se adaptar com sucesso a qualquer cômodo da sua casa, se você cuidar delas direitinho.

1) Samambaia americana

As 6 espécies de samambaias para você ter em QUALQUER cômodo da casa
(Imagem: Alpz/Pexels)

A samambaia americana é muito popular porque é uma planta bem resistente. Nesse sentido, ela vai ser uma ótima pedida para quem quer cultivar essa planta dentro de casa, até mesmo pensando na decoração.

Veja também: SOLUCIONADO: Estas são as causas e soluções para as folhas amareladas na jiboia

Essa planta gosta de meia-sombra ou de luz difusa. Por isso, você vai poder escolher qualquer ambiente da casa, contanto que ele receba luz do sol em algum momento do dia. A samambaia americana só vai precisar de luminosidade.

A rega dessa planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco, já que a samambaia é uma planta que precisa de umidade para se desenvolver bem.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

No geral, o que a samambaia pode precisar é de cuidados na tomada de decisões do cultivo. Sendo assim, quando você for cultivar essa planta, lembre-se de que o cultivo deve ser feito em vasos de barro.

2) Renda portuguesa

samambaia renda portuguesa

Essa espécie de samambaia também pode se adaptar a diferentes condições de ambientes. Por isso, você vai ter a possibilidade de fazer o cultivo dela em diferentes locais da casa.

Só é bom saber que essa samambaia gosta de luz natural, por isso é bom garantir que ela vai receber pelo menos um pouco de luz, ainda que não seja luz direta. Até porque samambaia não gosta de tomar sol diretamente, porque ela é um pouco sensível e as folhas podem queimar com facilidade.

Para ajudar no desenvolvimento dessa planta, você precisa fazer a rega dia sim, dia não. Durante o inverno, o intervalo entre as regas pode ser um pouco maior, e você pode regá-las a cada 2 ou 3 dias.

Em relação à poda, o melhor momento para isso vai ser o mês de agosto, já que nessa época as folhas começam a ficar velhas e vão caindo.

3) Samambaia paulistinha

samambaia paulistinha

O charme dessa planta são as longas folhas de largura estreita do começo até o final. Essa planta é ótima para ficar na parte alta dos lugares, e vai dar um charme ainda maior aos ambientes.

Em geral, a samambaia paulistinha é uma planta que precisa de luz, mas não precisa ser a luz solar diretamente, embora ela até goste disso.

Mesmo assim, se você puder escolher bem, vai ser uma boa ideia optar por espaços próximos a janelas, debaixo de árvores, em varandas, garagens. Ou seja, lugares que normalmente pegam pouca ou bastante luminosidade, mas nunca a luz direta do sol.

4) Amazonas

samambaia amazonas

O melhor para a samambaia amazonas é ser colocada em lugares altos, tendo folhas grandes e finas. Se possível, é bom alocá-las na sala ou mesmo na cozinha da sua casa.

O que você precisa saber sobre essa planta é que ela vai se dar super bem em locais que tenham luz do sol indireta. Da mesma forma, ela fica muito bem em locais mais sombreados. Afinal de contas, a luz do sol acaba prejudicando a saúde dela.

A samambaia amazonas também não vai ficar muito bem em lugares muito ventilados, por isso você pode escolher lugares que sejam mais “quentinhos” para ela.

5) Samambaia asplênio

samambaia asplênio

A samambaia asplênio é outra espécie que vai se dar super bem com qualquer cômodo da casa. Afinal de contas, ela é uma planta que gosta muito de umidade e também pode se desenvolver em lugares quentes.

Geralmente, o que ajuda a samambaia asplênio, que tem um desenvolvimento mais lento do que as demais samambaias, é ter bastante composto orgânico no solo. Isso ajuda a planta a se desenvolver um pouco mais e de maneira saudável.

E essa planta nem precisa da luz do sol. Por isso, você pode escolher um lugar para colocá-la sem ficar pensando demais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora WebGo Content desde janeiro de 2021. Gosta de se alimentar bem, dirigir à noite e tirar fotos. Está aprendendo a falar japonês, e também tenta manter suas ofensivas de francês no Duolingo. Capricorniana com ascendente em Aquário.

Deixe seu comentário