Início » Plantando » Por que a rosa-do-deserto é tão popular? Descubra o que essa planta resistente significa e suas características

Por que a rosa-do-deserto é tão popular? Descubra o que essa planta resistente significa e suas características

Saiba o porquê a rosa-do-deserto é tão popular, descubra seu significado e conheça quais são suas principais características!

A rosa-do-deserto é uma planta popular, seja para cultivo em jardim ou em áreas internas da casa. No entanto, não é todo mundo que a conhece ou sabe qual o seu significado.

Esse é o seu caso? Então, descubra aqui o porquê da fama da rosa-do-deserto, conheça o significado da planta e quais são suas principais características!

Rosa-do-deserto: qual sua origem?

Por que a rosa-do-deserto é tão popular? Descubra o que essa planta resistente significa e suas características

A rosa-do-deserto é uma planta originária de áreas desérticas da África Oriental e do sul da Arábia. A planta, que também é chamada de lírio-impala e é da família das suculentas, tem o nome científico Adenium obesum.

O nome rosa-do-deserto ganhou mais fama porque retrata bem uma das principais características da planta: ela é muito resistente a solos áridos, como são os de áreas desérticas.

Características da rosa-do-deserto

rosa-do-deserto com flores rosas

Uma das principais características da planta é sua flor. Ela possui formato de sino e é mais fácil encontrar a variedade que possui cor branca e rosa. No entanto, também há alternativas com flores roxas e vermelhas.

Você precisa ler:
Como cuidar da rosa-do-deserto?

Trata-se de uma planta que costuma florescer de maneira abundante na primavera. No entanto, se for cultivada em um local com sol o ano inteiro, a rosa-do-deserto pode florir em outras estações, garantindo um visual bonito e colorido o ano inteiro.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Outra característica marcante da rosa-do-deserto é seu caule. Ele é mais grosso do que plantas tradicionais, semelhante a um tronco. Isso se deve ao fato de a planta acumular mais água em seu interior, bem como mais nutrientes.

É justamente por isso que a rosa-do-deserto resiste bem a períodos de seca: ela tem um estoque de água próprio que a mantém viva por um maior período. Além disso, seu caule mais grosso evita danos à planta em caso de chuvas e ventos fortes.

A rosa-do-deserto pode crescer bastante, dependendo do tipo que decidiu cultivar em casa. De maneira geral, a planta pode ter de dois a quatro metros de altura, além de 50 centímetros de largura. Por isso, costuma ser uma ótima alternativa para plantio em jardins.

No entanto, também é possível encontrá-la em miniatura, ou seja, em formato de bonsai. Esta opção é perfeita para cultivo em espaços internos e imóveis pequenos, por exemplo.

A planta gosta mais de temperaturas altas, embora consiga se adaptar bem a ambientes com clima ameno. Só não se recomenda cultivá-la em temperaturas abaixo de 10ºC. Nesta situação, a planta não vinga ou tem crescimento comprometido, ficando torta. Também não dá flores quando cultivada em áreas frias.

Um detalhe importante: quando a rosa-do-deserto é modificada de lugar (como quando plantada em vaso) ou no inverno, a planta pode perder suas folhas e flores. Isso é passageiro e não indica que a planta morreu. Na realidade, ela entra em um pequeno período de dormência e logo retorna ao seu estado original. Tal problema também pode ocorrer quando se faz a troca de vaso.

Significado da rosa-do-deserto

rosa-do-deserto com flores vermelhas

A planta tem dois significados principais, sendo que um deles é que a rosa é um presente de Deus, indicando uma mudança. Há uma lenda que diz que a flor da planta é um sinal divino para quem está perdido e busca um novo caminho para seguir.

A mensagem da lenda tem a ver com encontrar novos caminhos e esperança, mesmo em momentos difíceis. Também é sinônimo de encontrar beleza nos detalhes e ter forças para continuar em frente.

Outro significado é que a planta é o símbolo do amor. Existe uma lenda que diz que um sheik rico tinha 12 esposas e expressava seu amor por cada uma delas usando seu dinheiro. Um dia, ele perdeu sua fortuna e saiu sem rumo pelo deserto sem levar consigo água ou alimento.

rosa-do-deserto com flores brancas

Depois de 15 dias, o homem retornou para casa com uma flor de beleza inigualável e aroma doce, características nunca vistas em outras flores. Era a rosa-do-deserto. Ele entregou as rosas para suas esposas e disse que vagou pelo deserto até encontrar um presente que não poderia ser comprado com dinheiro, simbolizando seu amor por elas.

Por isso, a planta também é considerada um símbolo de amor puro, verdadeiro e sem interesses. É esse motivo que faz com que a rosa-do-deserto seja uma boa dica de presente para uma pessoa especial, principalmente para seu par romântico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário