Início » Organizando » 6 passos para limpar piscina de plástico: veja o jeito certo para tratar a água e evitar doenças

6 passos para limpar piscina de plástico: veja o jeito certo para tratar a água e evitar doenças

Confira, aqui, um passo a passo completo sobre como limpar piscina de plástico e faça a higienização do jeito correto

A piscina de plástico é uma opção barata para se ter em casa, garantindo um espaço de lazer e descanso perfeito para moradores e visitas.

Embora seja mais simples, ela não dispensa cuidados. Um deles é limpar a piscina de plástico periodicamente. Aqui, você descobre como fazer isso do jeito certo! Continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que limpar a piscina de plástico?

criança se jogando em piscina de plástico

A limpeza é importante porque tanto o material plástico como a água podem acumular sujeiras, como insetos, terra, entre outras.

Você precisa ler:
O passo a passo para a manutenção de sua piscina

A superfície e a água suja podem provocar irritações na pele. Já a água parada é um local de criadouro do mosquito que transmite a dengue.

A melhor forma de evitar todos esses problemas é fazendo a limpeza periódica da piscina, bem como o tratamento da água. Dessa forma, conseguirá aproveitá-la com segurança por mais tempo.

Principais tipos de piscina de plástico

criança brincando na piscina

Antes de descobrir como limpar piscina de plástico, é importante saber que existem dois tipos principais disponíveis no mercado. A seguir, você descobre quais são e entendem como funcionam:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Piscina inflável

É o tipo de piscina com preço mais acessível, contando com estrutura simples, sem exigir grande trabalho para montagem. Para montá-la, basta enchê-la de ar, fazendo isso com um aparelho adequado.

De maneira geral, o enchedor não costuma vir com a piscina, sendo preciso comprá-lo separadamente. Assim que estiver montada, é só colocar a água e a piscina estará pronta para uso.

Piscina com armação de ferro

Trata-se de uma alternativa com estrutura de metal, que dá sustentação para a piscina. É mais cara do que a piscina inflável, pois tem uma estrutura fixa, maior resistência a danos e, consequentemente, uma durabilidade longa.

Deve ser instalada em uma área plana do quintal, sem pedras e outras irregularidades que possam furar o fundo da piscina durante o uso.

Passo a passo para limpar piscina de plástico

limpeza de piscina inflável

Independentemente de qual seja o modelo de piscina plástica de seu lar, o processo de limpeza tende a ser o mesmo. Abaixo, você confere um passo a passo com seis etapas para higienizá-la de forma correta e com facilidade. Acompanhe:

1. Escove a piscina

A piscina deve ser escovada para remover sujeiras de toda a sua superfície. Se ela já estiver com água, recomenda-se que tire parte dela, deixando somente o fundo com uma camada fina do líquido.

Então, inicie o processo usando uma escova com cerdas macias. Desse modo, conseguirá remover sujeiras e eventuais algas que estejam no fundo da piscina.

2. Passe um aspirador no fundo da piscina

O aspirador de piscina é interessante porque remove partículas pequenas de sujeira, aquelas que você não consegue tirar com facilidade e não saíram com a escovação.

O equipamento suga eventuais resíduos que ficam nas paredes e no fundo da piscina, conseguindo realizar uma limpeza mais completa e detalhada.

3. Limpe o filtro da piscina

Dependendo da capacidade da piscina de plástico, ela pode ter um filtro. Caso a sua não tenha, dá para comprá-lo separadamente, se tiver interesse na peça.

Mas o que faz o filtro? Ele não tem função desinfetante, mas ajuda a eliminar impurezas que estão suspensas na água. Portanto, ele faz uma limpeza física e não química, retendo resíduos.

Se a piscina tiver filtro, providencie sua limpeza, removendo eventuais sujeiras que estão em seu interior. Desse modo, é possível garantir o correto funcionamento do equipamento.

4. Lave com água e sabão

Seu próximo passo é lavar a piscina com água e sabão, o que potencializa a remoção de sujeiras como resíduos de oleosidade do corpo. Misture água e sabão líquido e esfregue no plástico sem fazer força.

Não use alvejantes ou outros produtos de limpeza que possui em sua cozinha ou lavanderia, pois eles são abrasivos e podem danificar o plástico da piscina.

5. Seque a piscina antes de guardá-la

Não vai mais usar a piscina e pretende armazená-la? Então, é importante aguardar que seque totalmente antes de guardá-la. Se a armazenar molhada ou úmida, há o risco de que o material fique mofado.

6. Trate a água

Vai usar sua piscina após a limpeza ou em outra ocasião? Neste caso, é importante tratar a água com uma mistura de algicida e cloro. Verifique o pH da água e faça o tratamento seguindo as indicações do fabricante do algicida, considerando o volume de sua piscina.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário