Início » Dicas » O passo a passo COMPLETO e CORRETO para a manutenção de sua piscina; evite erros

O passo a passo COMPLETO e CORRETO para a manutenção de sua piscina; evite erros

É muito bom aproveitar um banho de piscina no verão, não é? No entanto, para isso ocorrer de forma correta é preciso que a água esteja saudável. E isso acontece com a manutenção da piscina!

Porém, esse processo não é apenas a aplicação do cloro – embora ela seja essencial para deixar a água livre de microrganismos que transmitem doenças. É fundamental que o tratamento envolva processos físicos e químicos. 

Aqui, você vai entender o passo a passo para fazer a manutenção de sua piscina para que ela esteja sempre pronta para o uso.

Limpe as bordas da piscina

limpeza de piscina

Para a piscina permanecer limpa por mais tempo, você não pode ignorar a borda e os locais mais próximos do seu quintal. A limpeza da borda deve ser feita semanalmente e usando um produto próprio – não use um detergente qualquer!

Procure retirar folhas ou outras impurezas que possam cair na água. Uma dica é você fazer a manutenção com uma peneira para piscina, preferencialmente diariamente.

Verifique e limpe o skimmer e o pré-filtro

O skimmer e o pré-filtro são duas peças que têm como função barrar pequenas partículas sólidas que tendem a ser absorvidas, por exemplo, durante a drenagem da piscina.

Você precisa retirar os itens e fazer a limpeza manual deles. E claro: a casa de máquinas precisa estar desligada e os registros fechados.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Analise a alcalinidade da água

Essa análise é feita através de uma fita teste para avaliação dos parâmetros químicos. 

Ela aborda a capacidade da água de neutralizar ácidos e, dessa forma, manter o pH estável.

Nesse caso, o ideal é que a medição fique sempre entre a faixa ideal de 80 a 120 ppm. Se for necessário ajustar, aplique o elevador ou redutor de alcalinidade. Assim, você terá mais economia e praticidade.

Confira e corrija o pH da água

Após a estabilização da alcalinidade, é preciso medir e corrigir o pH (potencial hidrogeniônico) da água.

Para uma manutenção de piscinas, o pH deve estar sempre na neutralidade, ou seja, sempre o mais próximo possível do 7.0 – que é um pH neutro. Isso garante que a água será confortável para o seu corpo.

O processo de medição também é feito com uma fita teste igual a da alcalinidade. Para ajustar o pH, use produtos para elevá-lo ou reduzi-lo.

Meça a quantidade de cloro e purifique a piscina

O cloro é o produto responsável em manter a água limpa e saudável, isto é, ela faz a sanitização para que ela fique livre de microrganismos perigosos para a sua saúde.

Entretanto, isso só acontece se os dois passos anteriores foram feitos corretamente – faça as medições e corrija-as antes de aplicar o cloro!

Para fazer essa etapa, coloque cloro na quantidade adequada considerando o volume de sua piscina. 

A frequência de aplicação é de duas a três vezes por semana!

Aplique clarificante e algicida

Existem alguns produtos complementares que ajudam a limpar ainda mais a sua piscina, como é o caso do clarificante. 

Por meio dele, a sujeira irá ficar agrupada em flocos maiores que serão depositados no fundo da piscina, o que torna a tarefa de decantação e aspiração da sujeira muito mais fácil. Logo, a água ficará perfeitamente limpa e cristalina.

Já o algicida é um produto interessante para prevenir ou eliminar os focos de algas. Esta é uma tarefa semanal na manutenção de piscinas.

Filtre a piscina

Após esses passos da manutenção de piscinas, você pode iniciar o processo de filtragem. Ligue o filtro e deixe ele funcionando por pelo menos duas horas para que o produto se espalhe bem por toda a piscina.

Dependendo da volumetria do motor, mais tempo será necessário.

Passado esse tempo, você precisa aguardar entre 12 e 24 horas para deixar a sujeira ser depositada no fundo da piscina e finalmente fazer a aspiração, descartando a água com todo esse acúmulo de sujeira.

É recomendável que a água seja filtrada todos os dias, enquanto que a aspiração pode ser feita uma vez por semana.

E não esqueça: uma piscina com água cristalina não é sinônimo de piscina adequada para banho. Embora ela pareça limpa, ela pode estar ácida, o que acaba sendo prejudicial para pessoas que têm sensibilidade na pele e para crianças, sem contar que é muito irritante para os olhos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário