Início » Organizando » 6 técnicas para organizar gavetas de roupas: siga essas dicas CRUCIAIS para uma arrumação duradoura

6 técnicas para organizar gavetas de roupas: siga essas dicas CRUCIAIS para uma arrumação duradoura

Organizar gavetas de roupas não é uma tarefa que você considera divertida, a gente sabe. No entanto, é extremamente necessário que tudo esteja em seu devido lugar.

Com uma boa organização, você só precisa manter a disciplina de não bagunçar tudo e se esforçar em deixar tudo no lugar todos os dias. 

Aliás, para começar a organizar as gavetas de suas roupas, procure separar um tempo adequado para isso, sem pressa. Veja essas dicas, técnicas e truques para lhe ajudar nesse processo! 

Esvazie as gavetas e observe o que você tem

gaveta organizada

Primeiramente, esvazie todas as gavetas e analise todos os itens que você possui.

Aproveite para ler:
Como organizar guarda-roupa pequeno?

Comece praticamente o desapego, isto é, selecione as peças que não servem mais, aquelas que você não usa há muito tempo e as que não deseja mais. 

Coloque-as de lado para vender ou mesmo doar para quem realmente precisa.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Depois, verifique quais roupas que estão nas gavetas podem ir aos cabides e vice-versa: algumas roupas penduradas podem ir (ou devem) às gavetas.

Organize por categorias ou o método que preferir

pessoa mexendo em gaveta de roupa

Para organizar gavetas de roupas e garantir que elas permaneçam assim, uma dica de ouro é fazer com que cada gaveta tenha seu propósito.

O que isso quer dizer? Que cada uma deve ser utilizada para uma categoria de roupa. Logo, tente separar suas peças o máximo possível – uma gaveta para roupas íntimas e meias, outra para acessórios, outra para camisetas, outra para roupas esportivas, e assim por diante.

Claro, se você não possui tantas gavetas assim, reúna categorias no mesmo espaço.

Você pode ainda separar as roupas por cores/estampas e modelos, mas, como o próprio nome diz, é preciso ter várias peças dos mesmos tons para usar esse tipo de organização.

Já a separação por modelos é útil: junte as camisas de mangas curtas e regatas, camisas de manga longa, saias, etc.

Priorize as roupas conforme a frequência de uso

mulher em frente a guarda-roupa

Organizar gavetas de roupas também pode otimizar seu tempo na hora de procurar as peças para se vestir. 

Porém, isso pode ser ainda mais fácil se optar por deixar as roupas mais usadas (as do dia a dia) nas gavetas de cima. Já as menos usadas podem ficar nas gavetas inferiores.

Atenção para o jeito de dobrar as roupas

roupas ajeitadas em gaveta

Já falamos sobre algumas ideias para dobrar as roupas, mas vamos lá: dobre as peças com cuidado. De preferência, escolha roupas que sejam do mesmo tamanho e tipo para organizar as gavetas.

Desse modo, é muito mais simples fazer as dobras necessárias para que todas as peças caibam no espaço sem chance de amontoar tudo.

Um método que você pode utilizar é chamado de “cascata”, onde você posiciona as peças umas sobre as outras, mas deixando um espaço (mais ou menos de dois dedos) para dentro da outra roupa – como se você estivesse formando uma escadinha.

Além disso, procure não deixar as gavetas cheias demais, ok?

Use divisórias e caixas organizadoras

roupas infantis organizadas em gaveta

Para organizar gavetas de roupas, uma recomendação muito interessante é apostar em divisórias e caixas organizadoras, ainda mais se suas gavetas são grandes ou muito fundas.

O uso de tais itens também auxilia a otimizar o máximo possível o espaço desses compartimentos. No caso das divisórias, é uma vantagem para quem tem poucas gavetas, assim você separa as peças por categorias.

Existem caixas do tipo “colmeia”, que são incríveis para organizar itens menores, como lingerie, cintos, lenços e gravatas, por exemplo.

Outros tipos de caixas que são fechadas em cima podem ganhar etiquetas coloridas para identificar qual é o conteúdo de cada uma delas.

Afinal, o que vai na gaveta e o que fica no cabide?

mulher ajeitando guarda-roupa

Por último, que tal conhecer algumas regrinhas que podem lhe ajudar na decisão sobre o que colocar nas gavetas e o que deixar nos cabides do guarda-roupa do seu quarto

Isso simplifica o seu trabalho e deixa todas as suas roupas mais acessíveis – e sem chances de amassados!

Inclusive, para as peças de roupas que se amassam com facilidade, que são as de tecidos mais finos, o indicado é pendurá-las em cabides.

Os tecidos que “esticam”, como é o caso dos itens de tricô e lã, precisam ir às gavetas, pois nos cabides há chance de deformar a peça e danificar as fibras por causa do peso suspenso.

De modo geral, roupas que não amarrota e são simples de dobrar, como camisetas, pijamas, roupas íntimas, roupas de ginástica e regatas, podem ser colocadas nas gavetas.

Já jaquetas, calças jeans, casacos, blazers e roupas de renda podem ir aos cabides. Nas gavetas, armazene lenços e cachecóis – embora possa ficar estilo se pendurados. Por isso, opte conforme o seu gosto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário