Início » Organizando » 5 ideias para dobrar roupas: entenda como organizar e economizar espaço no guarda-roupa ou mala

5 ideias para dobrar roupas: entenda como organizar e economizar espaço no guarda-roupa ou mala

Confira formas de dobrar roupas e dicas que vão te auxiliar nessa tarefa, realizando-a de forma correta e prática

Pode não parecer, mas saber dobrar roupas faz toda a diferença na organização do guarda-roupa ou mala! Assim, conseguirá armazenar uma quantidade maior de peças, bem como manter a organização no espaço.

Mas, afinal, como dobrar roupas? A seguir, damos cinco ideias que podem te ajudar nessa tarefa de casa. Continue a leitura, confira quais são e aproveite para adotar a sua preferida!

1. Use um molde

5 ideias para dobrar roupas: entenda como organizar e economizar espaço no guarda-roupa ou mala

O molde permite que dobre todas as peças no mesmo tamanho, conseguindo manter a organização do guarda-roupa ou mala em blocos. Mas o que usar como molde?

Não deixe de ler:
Como desamassar roupas sem ferro de passar?

Uma excelente alternativa é uma folha de sulfite no formato A4. Basta posicioná-la na parte superior da roupa, deixando uma ponta para fora para que consiga puxar o papel com facilidade, sem desmanchar as dobras.

Então, dobre a roupa respeitando as bordas da folha. Assim, conseguirá que todas as peças fiquem do mesmo tamanho. Um detalhe importante é que dá para fazer um molde mais robusto, que dura mais do que o sulfite.

Para isso, é só utilizar papelão, recortando-o do tamanho de um papel A4. Considere, por exemplo, reaproveitar caixas de compras online para fazer o molde.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Agora, se quiser algo ainda mais durável, você pode comprar gabaritos para dobrar roupa. Trata-se de um conjunto de moldes de diversos tamanhos que são usados por personal organizers. Cada tamanho é indicado para um tipo de roupa.

2. Faça rolinhos

rolinhos de roupa

Esta dica é perfeita para quem está organizando sua mala para viajar! Os rolinhos tornam as peças compactas, portanto, ocuparão menos espaço.

Além disso, possibilitam ter uma visão completa das roupas, conseguindo identificá-las rapidamente e retirar somente as peças que te interessam no momento.

Outra vantagem é que rolinhos tendem a não amassar tanto a roupa. Logo, podem tornar sua viagem ou dia a dia mais prático, sem perder tempo passando a peça.

3. Aproveite o vinco de roupas

roupas dobradas

Existem peças que têm vincos que podem ser aproveitados para facilitar a dobragem, além de evitar que fiquem amassadas. É o caso de calças femininas e masculinas.

Mas como dobrar as peças considerando o vinco? Basta seguir essa marca para facilitar seu trabalho. A partir dela, você pode juntar as costuras, dobrar ou enrolar a peça, conforme achar melhor.

Inclusive, essa é uma boa dica para quem tem dificuldade de organizar calças, deixando-as soltas pelo quarto. Dá para pendurá-las em cabides dobradas considerando a marca do vinco.

4. Dobre meias em cruz

pessoa dobrando roupas

Há quem tenha o costume de enrolar uma meia dentro da outra, mas não se indica fazer isso! O motivo é simples: há o risco de danificar o elástico da peça, fazendo com que fique frouxa em pouco tempo.

Além disso, meias enroladas ocupam muito mais espaço na gaveta do seu guarda-roupa ou na sua mala, sem conseguir aproveitá-lo melhor para armazenar a maior quantidade possível de peças.

Uma forma de evitar esses problemas é dobrar as meias em cruz. Para isso, coloque o par em uma superfície reta, deixando as peças em formato de cruz. Comece dobrando a parte de cima da cruz para dentro. Faça isso em todas as laterais.

A parte final deve ser encaixada na abertura da meia, para evitar que tudo se desfaça facilmente. Você pode deixar as meias dentro de organizadores em gavetas.

No caso da arrumação da mala, dá para manter as peças dentro dos sapatos que levará na viagem. Dessa forma, é possível otimizar o espaço, conseguindo levar mais itens.

5. Tenha o costume de alisar as peças com as mãos

pessoa dobrando calça jeans

Na correria do dia a dia, é comum dobrar as roupas de qualquer jeito, sem se importar se estão volumosas ou ficarão mais amassadas. É justamente aí que está o problema!

Quando as peças estão muito volumosas, elas ocupam uma área maior. Se ficam muito amassadas na dobragem, terá trabalho para passá-las quando quiser utilizá-las.

No entanto, dá para evitar isso ao alisar as peças com as mãos ao dobrá-las. Isso reduzirá instantaneamente seu volume, fazendo com que ocupem menos espaço.

Além disso, ao alisar as roupas é possível eliminar pequenos amassados, contribuindo para que a peça não fique tão marcada. Em muitos casos, dá para usá-las sem precisar passar, só tendo esse cuidado durante a dobragem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário