Início » Decorando » Pergolado ou caramanchão: quais são as diferenças e como escolher o melhor para o seu jardim?

Pergolado ou caramanchão: quais são as diferenças e como escolher o melhor para o seu jardim?

O pergolado já é super conhecido e muito utilizado em área externas, mas você já ouviu falar no caramanchão?

Ele é muito parecido com o pergolado, mas cada um tem sua particularidade.

Ambos são estruturas arquitetônicas utilizadas em áreas externas, como jardins, pátios ou terraços, para criar espaços sombreados e agradáveis ao ar livre.

Essa estrutura é composta por colunas verticais que suportam vigas horizontais interligadas. Essas vigas são dispostas de forma paralela e são normalmente espaçadas para permitir que a luz solar passe através delas.

pergolado de madeira

Pergolado

O pergolado é frequentemente usado para fornecer sombra parcial a um determinado espaço ao ar livre, como um terraço ou área de estar no jardim.

Geralmente, um pergolado tem uma cobertura aberta, ou seja, as vigas permitem a passagem da luz do sol, mas oferecem sombra contra o calor excessivo, podendo ter outros recursos de sombreamento adicionados, como o tecido, por exemplo.

O pergolado pode também receber diferentes tipos de cobertura, como vidro, ripas de madeira com menor espaçamento ou até mesmo telhado. Assim melhoramos a proteção do sol e também a proteção da chuva.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

pergolado de madeira com vidro pergolado metalico com ripado pergolado com telha

Além disso, pode apresentar diferentes materiais para estrutura, como o aço, por exemplo.

estrutura metalica pergolado

Caramanchão

O caramanchão é geralmente uma estrutura autônoma, criando um espaço isolado, quase como um quiosque, que pode ser coberto por trepadeiras ou plantas para criar uma cobertura densa e sombreada.

pergolado caramanchao

Normalmente possui uma estética mais rústica, feito com estrutura de madeira.

O seu uso tem um caráter paisagístico, pois seu objetivo principal é servir de base para o crescimento de trepadeiras.

caramanchao com trepadeira

Por acomodar diversas plantas em sua cobertura, o caramanchão é fornece um espaço agradável para descanso, leitura ou relaxamento. Sua cobertura densa e sombreada o torna um local ideal para abrigar bancos, cadeiras ou mesas.

Em resumo, a principal diferença entre o pergolado e o caramanchão está na cobertura e na finalidade. O pergolado pode ser executado com cobertura aberta ou fechada, e também é construído com diferentes materiais.

Já o caramanchão possui uma cobertura densa de plantas trepadeiras e é projetado para fornecer um espaço isolado para suporte destas plantas e gerar sombra para relaxamento.

pergolado com trepadeira

Ambas as estruturas adicionam beleza e funcionalidade às áreas externas, então para definir qual será melhor para você, entenda quais suas principais necessidades, se deseja maior proteção solar ou também proteção da chuva.

Também vale considerar qual estética mais te agrada. O importante é que este elemento traga funcionalidade e beleza para sua área externa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.